DESEnvolvendo MINHA FUNÇÃO como monitora de ambiente EDUCAÇÃO INFANTIL

Publicado em 10 de agosto de 2022 por Eva moreira da silva Medeiros

Eva moreira da silva Medeiros
técnica em infraestrutura escolar

O ambiente que marca na educação infantil no Pré escolar, na minha visão, muito importante. É a base — o início e uma vida de descobertas em uma grande trajetória, a primeira etapa da educação básica. A criança, nessa fase aprende brincando. E o que é brincar? Brincar é o processo pelo qual a criança aprende sobre o mundo e seu papel nele. É através do brincar que a criança experimenta as coisas, resolve problemas e construindo relacionamentos.

Em Paulo Freire, quando diz: "qual a herança que posso deixar?". Exatamente uma. Penso que poderá ser dito quando eu já não esteja no mundo: Paulo freire foi um homem que amou. Ele não podia compreender a vida e a existência humana sem amor e sem a busca de conhecimento. Paulo Freire viveu, amou e soube. Por isso mesmo, era um ser constantemente curioso (FREIRE, 1993, p. 140), me sinto privilegiada e impulsionada, com extrema necessidade em ser curiosa, em buscar e aprender cada dia, executando a minha profissão com muito carinho e cuidados e atenção que eles merecem

A educação infantil é um processo de grande importância para o futuro das crianças. É nessa fase que elas aprendem como adaptar em conhecer os ambientes e aprender que tudo tem hora e tempo programados pela escola e professores ou seja (regras a serem cumpridas) os fundamentos que as ajudarão a se desenvolver como seres humanos e profissionais. É isso que, como educadora, me sinto na responsabilidade de proporcionar um ambiente propício para o aprendizado das crianças. Aprender brincando é o principal método utilizado na educação infantil, pois através dele as crianças conseguem desenvolver melhor os conteúdos trabalhados na escola.

Na unidade escolar, efetuamos um planejamento anual, no decorrer do ano com intuito de atendermos com ênfase à toda comunidade escolar. Através de reuniões pedagógicas e sala de formação, estudando a Base Nacional Comum Curricular, trocamos experiências, conhecimentos, atividades pedagógicas, desenvolvemos projetos, entre vários outros meios, que possam auxiliar no melhor atendimento na nossa unidade escolar. 

Contudo com muita dedicação, consigo ver excelente desenvolvimento em nossas crianças. Está sendo desenvolvido projetos esses projetos, estão sendo de grande contribuição para nosso conhecimento, a partir desses projetos, consigo visualizar com clareza, como desenvolver variadas formas de conhecimentos no início do ano letivo, por exemplo, o projeto foi sobre a adaptação das crianças na unidade escolar, e a partir de muita leitura e estudo, conseguimos fazer com que essa adaptação ocorresse tranquilamente. E em relação às atividades em compreender ao chegar na escola em primeiro momento ir para sala e fazer as atividades depois lanchar, ao termino do lanche voltamos pra sala pra termina as atividades pra poder ir brincar no pátio da escola ou parquinho nosso dia a dia escalas que explicamos pra as crianças e que são atendidas e compreendidas, podemos dizer que é desenvolvido dessa maneira  vale destacar, que nesta faixa etária conseguimos enfim nossa rotina diária e alcançada de diversos objetivos de aprendizagem. Com certeza ainda há um longo caminho, cheio de aprendizagens e descobertas ao longo deste ano letivo, sigo na certeza que estou dando o meu melhor, ensinando e aprendendo, dando e recebendo com muita dedicação e prazer. Com alegria sabendo ainda há um longo caminho a percorrer, cheio de aprendizagens e descobertas ao longo deste ano letivo. Sigo na certeza que estou dando o meu melhor, ensinando e aprendendo. A educação infantil é uma etapa crucial na vida das crianças, pois é nesse período que elas começam a desenvolver sua personalidade e aprender os valores fundamentais que irão guiar o resto de suas vidas. Estou orgulhosa de poder fazer parte desse processo e espero contribuir para que as crianças sejam seres humanos melhores

 Referência: acervo.paulofreire.org:8080/jspui/bitstream/7891/3078/1/FPF_PTPF_12_069.pdf

Dizíamos que o respeito à diferença era uma ideia muito cara à educação popular. Hoje percebemos com mais clareza que a diferença não deve ser apenas respeitada. Ela é a riqueza da humanidade, base de uma filosofia do diálogo.

Referência: acervo.PauloFreire: uma biobibliografia; 1996 pg113