O que é Estereótipo? Tem sua raiz na palavra estereotipar, que entre outros significados, apresenta, reproduz fielmente sempre o mesmo desenho, que não varia, continua inalterado, enfim, pode-se dizer que os desenhos estereotipados são desenhos ou elementos contidos nos desenhos que são sempre os mesmos, que se repetem em vários trabalhos da mesma forma e com as mesmas cores.

        Quando a professora trabalha artes na educação infantil, muitos profissionais trazem para a sala de aula desenhos prontos para que os alunos somente pintem, e muitas vezes colam na frente da lousa um desenho pronto, já pintado como modelo para as crianças é o que acaba levando as crianças imitarem a produção artística da professora, deixando de fazerem a sua própria arte, ou seja, deixam de criar, de descobrirem o artista que existe em cada criança.

       Quando visitamos uma instituição infantil o que mais encontramos nos murais e nas paredes são desenhos estereotipados, que fazem parte da decoração da sala, ou das atividades ministradas pelo docente no cotidiano, porque as crianças do centro educacional infantil estão em fase de descobertas, de conhecer um mundo novo, longe da família, onde acabam criando um novo vínculo e com isso realizando novas descobertas, sendo essas desenvolvidas pela docente da sala.

         Porque a professora da educação infantil costuma desenvolver a prática dos desenhos estereotipados? Talvez seja para ensinar as crianças como são os vários tipos de certos objetos, vamos falar do desenho de uma árvore, onde a professora ensina as crianças que uma árvore tem flores, folhas, tronco, caule e que algumas dá frutos. Ao ser trabalhado as características do objeto, ela trabalha tanto ciências com artes, ou seja, as cores, no qual diz que as folhas são verdes, o tronco marrom e que algumas frutas nascem verdes, ficam amarelas ou vermelhas quando maduras. Logo em seguida coloca na lousa um desenho pintado como exemplo para as crianças, e o que acaba acontecendo é que as crianças irão estereotipar a pintura do desenho ou até mesmo o desenho quando esse for praticar o desenho, e assim continuarão fazendo pintando o desenho de uma árvore que aprenderam na educação infantil por vários anos, até que ensinem aos mesmos que durante ano existe as estações do ano e que em cada estação as plantas apresentam características diferentes em cada estação, como por exemplo em uma estação as folhas ficam verdes, em outras ficam amareladas e caem, em outra as plantas dão frutos (aquelas que são frutíferas) e outras dão flores, cada uma com sua especificidade.

         Ressaltando que os desenhos estereotipados não estão somente baseado no desenho acima citado, mas bem como em datas comemorativas, onde são desenhos prontos e acabados, até mesmo as músicas, coreografias (sempre as mesmas)e isso não pode acontecer, é de suma importância deixar a criança criar, inventar, reinventar e explorar a sua criatividade, valorizando a sua capacidade de criar, principalmente em desenhos, pinturas, se achar necessário peça ao aluno que ele fale sobre a sua produção artística, porque ele fez aquele desenho, porque pintou daquela cor? Porque nós profissionais sabemos que a criança tem uma imaginação muito fértil, grandiosa e rica, e cabe a nós sabermos explorar isso nos nossos alunos.

Rosana Cavalcante de Barros