Olá pessoal hoje vamos falar sobre os requisitos necessários para que o professor esteja apto a preparar os alunos para o exame.

Quem pode dar aulas para o IELTS?

Eu gosto de comparar isso com o corredor de longa distância que corre maratonas e corredor de curta distância que corre provas de 100 metros.

Maratonistas

Os maratonistas de longa distância geralmente correm em menor velocidade e com uma maior constância, sendo a diferença de velocidade entre eles bem baixa. Já os maratonistas de curta distância geralmente correm em maior velocidade e tem uma diferença absurda entre eles em termos de velocidade na competição.

O atleta de curta distância precisa de um tempo maior de recuperação, pois esse tipo de prova exige mais do seu corpo do que no primeiro caso.

Velocistas

Os velocistas sempre parece ser fortes e musculosos pois apenas assim conseguem aguentar o famoso tiro que é como são chamadas essas largadas e o de longa distância parecem sempre magros e mais fracos.

Aulas para IELTS

O ponto que eu quero chegar com isso e que hoje existem na internet vários professores que por apenas acharem que é um mercado lucrativo se aventuram em dar aulas para o IELTS, sem realmente entender a estrutura do exame, o que ele pede e como deve-se ser ensinado.

Ministrar preparatórios para o IELTS é coisa séria, muito mais do que apenas abrir um livro, imprimir o material e passar exercícios, realmente precisa-se entender do teste como um todo. Embora possa parecer brincadeira, uma vez tivemos uma cliente cujo o filho fez aulas com uma professora de inglês por um bom tempo e quando ele perguntou a professora se ela dava aulas para o IELTS a resposta foi:

IELTS é fácil? Oi?

Claro, o IELTs é super fácil, nunca ensinei, mas tenho certeza que se eu comprar o livro em 1 dia aprendo e posso lhe ensinar.

O resultado desta história como esperado foi um desastre.

Quando for contratar um professor de IELTS certifique-se que o professor tenha:

  • Experiência com o teste e o seu formato
  • Conheça estratégias para cada seção da prova
  • Seja um verdadeiro expert e não um iniciante na arte de ensinar para o IELTS
  • Seja um Native Speaker ou então tenha uma fluência próxima a nativa
  • Entenda da administração do tempo e dos fatores psicológicos no teste
  • Tenha bastante material disponível
  • Saiba corrigir a sua prova e lhe dar um score e não apenas apontar os erros