DESCOBERTA A RAIZ QUE CURA A CORRUPÇÃO

Ora, que a corrupção é uma desdita, todos sabemos de sobejo; acresce que ela não é hodierna nem se restringe ao solo tupiniquim, com seus não poucos políticos e servidores públicos dementes.

Tão antiga quanto o mundo, a corrupção fez dos primeiros habitantes da Terra corruptos tão desditosos, que foi necessária a intervenção divina. Com efeito, as Escrituras Sagradas iniciam o seu sexto capítulo com o título: A CORRUPÇÃO DO GÊNERO HUMANO; e o v.12 remata: “Viu Deus a terra, e eis que estava CORROMPIDA; porque toda a carne havia CORROMPIDO o seu caminho sobre a terra.”

E o desfecho desta História todos sabemos: Deus destruiu aquela geração má e perversa com as águas do dilúvio, salvando somente a Noé e sua família, isto é, oito pessoas.

E no novo povoamento da Terra a corrupção voltou à tona, porquanto Cão, o segundo filho de Noé, era “árvore má”; e uma árvore má só pode produzir frutos maus, consoante o ensino de Jesus, em Mt.7:16-20.

Então, a corrupção engendrou o seu séquito de corruptos e corruptores; e assim será, até a vinda do Senhor Jesus Cristo, quando Ele separará “os maus dentre os justos” (id.13:49; 25:32-34,41)

Porém, para o nosso mais completo gozo, a Palavra de Deus, que é a Verdade (Jo.17:17), revela-nos a Raiz Salvadora, a única capaz de curar a corrupção com suas desgraças intrínsecas: “Eu, JESUS, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas a favor das igrejas. EU SOU A RAIZ e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã.” (Ap.22:16)

Sim, JESUS CRISTO É A RAIZ que cura essa malfadada moléstia tão em voga.

E tem mais!

Quem acha essa indefectível Raiz para obter a cura da alma, tem a sua vida metamorfoseada (2Co.5:17); tem a inabalável promessa de gozar a Vida Eterna com Deus (1Jo.2:25); torna-se santuário de Deus e habitação do Espírito Santo (1Co.3:16; 6:19; 2Co.6:16; Ef.2:21,22; 1Tm.3:15; Hb.3:6; 1Pd.2:5); e, por conseguinte, ama a Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento, e ao seu próximo como a si mesmo (Lc.10:27). Quem ama a si mesmo e ao seu próximo (Rm.13:9), obviamente não se deixa levar pela esteira do hedonismo, que é a desdita basilar da corrupção, mormente nestes tempos escatológicos (2Pd.3:3).

Após a cura prodigiosa, a pessoa passa da morte para a Vida (Jo.5:24), das trevas para a luz (Ef.5:8), e entra no estado de graça, segurança e paz no qual está incondicionalmente certa de sua Salvação (Rm.5:1-5), garantida esta pela Graça e pela Verdade Divina (Rm.5:1-11; 8:38,39; 1Co.1:8,9). Peremptoriamente, a pessoa recebe a Vida Eterna. Vida Eterna eternamente inamissível (Jo.10:28-30)!

O Livro Santo revela mais sobre a corrupção:

Todavia não andaste nos seus caminhos, nem fizeste conforme as suas abominações; mas, como se isso mui pouco fora, ainda te CORROMPESTE mais do que elas, em todos os teus caminhos.” (Ez.16:47). Neste texto, o Profeta disse a Jerusalém que ela estava pior do que Sodoma ou Samária. Para termos uma ideia da então Jerusalém corrupta, mister se faz lembrar que Sodoma recrudesceu o pecado da sodomia, a ponto de o Senhor Deus subvertê-la com Gomorra (Gn.19:24-29; 2Pd.2:6-8; Jd.7); e Samária, com todas as suas abominações, não cometeu metade dos pecados de Jerusalém (id.v.51).

Na esperança de que também a própria criação há de ser liberta do cativeiro da CORRUPÇÃO, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.” (Rm.8:21). O Apóstolo Paulo está dizendo que a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do homem mau, que a sujeitou; e ela aguarda com ardente expectativa a revelação dos filhos de Deus, ensejo em que seliberta do cativeiro da corrupção, no qual ela atualmente se encontra.

Pelo que celebremos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da malícia e da CORRUPÇÃO, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade.” (1Co.5:8). Paulo, no episódio do crente jovem que estava cometendo grave imoralidade (incesto), está dizendo que, ao celebrarmos a festa (Cristo, que já foi crucificado, é a nossa páscoa, nossa festa), não a celebremos com o fermento da malícia e da corrupção, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade.

Assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo em CORRUPÇÃO, é ressuscitado em incorrupção.” (id.15:42). O Apóstolo diz que, assim como deita-se semente (de trigo por exemplo) na terra, e ela primeiramente morre para depois ser vivificada, assim será na ressurreição: O corpo do justo, que agora está morto, foi semeado em corrupção, mas será ressuscitado incorruptível.

Mas digo isto, irmãos, que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus; nem a CORRUPÇÃO herda a incorrupção.” (id.v.50). Paulo prossegue dizendo que carne e sangue devem mesmo fenecer, para o surgimento do corpo incorruptível; ou seja, isto que agora é corruptível se revestirá de incorruptibilidade, quando da ressurreição dos justos, visto que a corrupção não herda a incorrupção. E uma não é herança da outra exatamente por causa do estado inconciliável entre ambas, na dimensão da eternidade.

Porque quem semeia na sua carne, da carne ceifará a CORRUPÇÃO; mas quem semeia no Espírito, do Espírito ceifará a Vida Eterna.” (Gl.6:8). O Apóstolo está explicando o versículo anterior: “Não vos enganeis, Deus não se deixa escarnecer, pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará.” (v.7). É como se ele estivesse dizendo aos corruptos de todos os tempos e de todos os matizes: “Não se enganem, pois a lei da ceifa é inexorável; vocês colherão exatamente o que plantaram: o bem ou o mal.”

A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da CORRUPÇÃO do mundo.” (Tg.1:27). Aqui, o Pastor Tiago informa-nos que a corrupção grassava também entre os religiosos, naqueles idos, o que em nada difere dos nossos dias, porque o que temos de corruptos em nossos arraiais religiosos, é algo estarrecedor! E ele então aproveita para ensinar-nos que a verdadeira religião diante de nosso Deus e Pai, significa visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo. Quem entendeu esta Palavra, e a coloca em prática, dobre os seus joelhos em gratidão e adoração a Deus!

Pelas quais Ele nos tem dado as suas preciosas e grandíssimas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da CORRUPÇÃO, que pela concupiscência há no mundo;” (2P.1:4). O Apóstolo Pedro também discorre sobre a corrupção generalizada do mundo, e diz que o Senhor Jesus Cristo, em seu Divino Poder, tem dado a nós, que dela escapamos, tudo o que diz respeito à vida e à piedade, para que nos tornemos participantes da natureza divina.

Prometendo-lhes liberdade, quando eles mesmos são escravos da CORRUPÇÃO; porque de quem um homem é vencido, do mesmo é feito escravo. Porquanto se, depois de terem escapado das CORRUPÇÕES do mundo pelo pleno conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, ficam de novo envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro.” (id.2:19,20). Deveras antagônico ao sujeito destes textos, o cristão vence as corrupções do mundo, porque delas se libertou plena e definitivamente, como está escrito: “Porque TODO O QUE É NASCIDO DE DEUS VENCE O MUNDO; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?” (1Jo.5:4,5). “Mas em todas estas coisas SOMOS MAIS QUE VENCEDORES, por aquele que nos amou.” (Rm.8:37). E nós só vencemos o mundo porque cremos que Jesus é o Filho de Deus; e nEle (Jesus) somos mais que vencedores porquanto, na verdade, Ele (Jesus) é quem venceu o mundo por nós, conforme Ele disse: “Mas tende bom ânimo, EU VENCI O MUNDO.” (Jo.16:33). É sabido que “o mundo inteiro jaz no maligno.” (1Jo.5:19), porém, porque Jesus venceu o mundo e porquanto somos dEle, já temos igualmente vencido o mundo, porque maior é Cristo, que está em nós, do que aquele (o anticristo) que está no mundo: “Filhinhos, vós sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.” (id.4:4). Os pseudocristãos, todavia, ficam de novo envolvidos nas corrupções, e vencidos, porque não possuem a natureza divina, mas somente o rútulo de religiosidade.

Sim, prezado leitor, JESUS CRISTO É A RAIZ que venceu e que pode perfeitamente findar o triste estado de quem figura a estirpe corruptora. Basta que você entregue a Ele o seu caminho e confie nEle de todo o seu coração, conforme ordena-nos o Sl.37:5. As Escrituras Sagradas revelam-nos que JESUS É O ÚNICO QUE NÃO VIU NEM EXPERIMENTOU A CORRUÇÃO (Sl.16:10; At.2:31; 13:34-37). Aleluia!

Lázaro Justo Jacinto