DESAGREGAÇÃO DO IMPÉRIO ROMANO

 

A crise do Império romano foi prolongada - ocorreu a saída da cidade para o campo com a chegada dos germanos - processo de ruralização; - depois ocorre o colonato, ou seja, o colono que era um trabalhador que cultivava um pedaço de terra do proprietário, entreva parte de sua colheita como parte de pagamento pelo uso da terra.

Soluções encontradas para tirar o Império Romano da Crise: Tetrarquia (Diocleciano) - Transferência da  capital para Constantinopla (Constantino) e a divisão do Império - veja o mapa acima por Teodósio. 

Germanos - Vários povos que genericamente eram chamados de 'bárbaros', pois não falavam o latim e não tinham os costumes dos romanos. Eram: alamanos, francos, godos, jutos saxões, vândalos e visigodos (entre outros) - chegaram no Império Romano entre os séculos I e IV como soldados no exército romano, como lavradores, como comerciantes ou por meio do casamento. 

Em 476 os germanos conquistaram Roma e pôs fim ao Império Romano Ocidente. Era o fim da Idade Antiga e início da Idade Média. 

O Império Romano do Oriente resistiu por mais mil anos, com o nome de Império Bizantino. 

 

IMPÉRIO BIZANTINO 

 

Este foi um extenso império que abrigava muitas línguas, mas a língua oficial era o GREGO. Ficava na entrada para o Mar Negro, entre a Europa e Ásia, passagem obrigatória de rotas comerciais entre o Oriente e Ocidente. Constantinopla era conhecida como a "Porta do Oriente".

O maior imperador foi Justiniano que ligou todo o império a religião cristã, ou seja, para os bizantinos o imperador era um representante de Deus na terra. 

Era o imperador quem escolhia o patriarca (cargo mais alto da Igreja Bizantina), depois do Imperador ele tinha o cargo mais alto no império e era ele quem aconselhava o imperador.

JUSTINIANO - Maior Imperador Bizantino (527-565), junto com sua esposa Teodora. Conseguiu expandir o império (veja o mapa acima), conquistou terras no norte da África, Ásia e Europa.

Com Justiniano tinha muitos gastos, começou a cobrar impostos e a população se revoltou.

Revolta de Niké  - ocorreu em 532 no hipódromo de Constantinopla, quando a população se colocou contra Justiniano, o povo gritou "vitória" - Niké em grego; Justiniano ameaçado fugiu, mas aconselhado por sua esposa, acabou resistindo e sufocando esta revolta.

Justiniano - criou o Código de Justiniano - Corpus Juris Civilis (Corpo do Direito Civil), onde reuniu todas as leis romanas em um único livro. Essa obra possibilitou o conhecimento do Direito Romano e é base de vários códigos civis para muitos países ate para o Brasil.

Religiosidade bizantina - Os bizantinos eram cristãos, a religiosidade era forte, inclusive a pessoas fazia aniversário duas vezes no ano: no dia do seu nascimento e a outra no dia do santo cujo nome a pessoa adotou. Quem faltasse a missa por três domingos seguidos era expulso da Igreja.

A maior Igreja de Bizantina era a Santa Sofia. Esta Igreja foi destruída em 532 e foi reconstruída por Justiniano.

Os Ícones (imagens pintadas e esculpidas de Cristo, da Virgem Maria e dos Santos) eram muitos usados no Império Bizantino.

Em 726, o Papa Leão XII proibiu o culto às imagens e ordenou a destruição de ícones em todo o Império Bizantino. a população reagiu aos iconoclastas (quebradores de imagem), ocorre uma guerra até que em 843 a Imperatriz Irene restabeleceu o direito de culto à imagem. 

Cisma do Oriente  - Em 1054 ocorre a primeira divisão da Igreja Cristã: a Igreja Católica Apostólica Romana - liderada pelo Papa de Roma e a Igreja Cristã Ortodoxa Grega dirigida pelo Patriarca de Constantinopla. 

Arte - expressão máxima da arte bizantina foi os mosaicos.

Após Justiniano o Império Bizantino começou a declinar, até que em 1453 os turcos otomanos conquistaram Constantinopla, usaram canhão e puseram fim ao Império Bizantino. Isto marca a passagem da Idade Média para a Moderna. Não esqueça que hoje Constantinopla se chama Istambul, capital da Turquia. 

 

 

ATIVIDADE: 

 

1) Como ocorreu a desagregação do Império Romano e quais foram as soluções encontradas para resolver a crise neste Império?

 

2) Por que se afirma que Constantinopla era a porta do oriente?

 

3) Que ligação existe entre Justiniano e o Império Romano?

 

4) Observe os dois mapas que são apresentados neste conteúdo e faça uma ligação entre os dois mapas, não esqueça de observar os títulos dos mesmos. 

 

5) Complete: a) Quem criou a Tetrarquia _______________________; b) Maior Imperador Bizantino _________________________

 

6) Escreva um pequeno texto, com sentido histórico, utilizando as seguintes palavras: Germanos - Roma - Papa - Patriarca - Niké - Teodora - Cisma - Istambul