Este trabalho apresenta elementos de estudos sobre a empregabilidade da madeira como elemento estrutural predial, bem como suas características importantes para a utilização em estruturas, tais como, origem, produção, classes, identificação, estrutura, desdobro, produção, resistência, segurança, combustibilidade, umidade, defeitos, condições de segurança e preconceitos. As orientações aqui apresentadas baseiam-se em na norma para projetos de estrutura de madeira NBR 7190.

1. INTRODUÇÃO

A madeira é uma das mais antigas matérias- primas de construção utilizadas pelo homem. É um material que apresenta grande resistência e encanto, por isso tem larga utilização nas construções. No entanto é muitas vezes mal-empregada, suas características devem ser bem estudadas, a fim de que não sejam nem superestimadas e nem subestimadas, visando seu uso de forma econômica e com qualidade. Antigamente seu uso era mais empregado pelo fato de apresentar alta resistência mecânica, fácil manuseio e fácil obtenção, propiciou a utilização em obras que tinham como elemento estrutural principal. Porém com o passar dos anos com a inovação na engenharia de materiais foi sendo substituída por materiais como concreto e aço. No entanto hoje existem obras sendo edificadas com emprego de elementos estruturais de madeira, que é o objeto desse artigo.

2. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Nos dias de hoje, ainda existe no Brasil um grande preconceito em relação ao emprego da madeira em estruturas. Isto se deve ao desconhecimento do material e à falta de projetos específicos e bem elaborados. As construções geralmente são idealizadas por pessoas que não são capacitados para projetar, mas apenas para executar. Em consequência, as obras de madeira são suscetíveis a vários tipos de adversidades, o que gera uma mentalidade equivocada sobre o material “madeira”. É de fato comum ouvir a sociedade dizer que "a madeira é um material fraco". Isto revela um desconhecimento, gerado pela própria sociedade. Em função disto, devemos conhecer de forma detalhada todos os aspectos relacionados a madeira.

[...]