DESAFIOS PARA A IGREJA

PROFESSOR CIRO JOSÉ TOALDO

 

  • A EVANGELIZAÇÃO tendo como foco preferencial os POBRES não pode ficar apenas no discurso, temos um discurso cada vez mais longe da realidade.  

 

  • EXCLUSÃO E A VIOLÊNCIA  (SOCIEDADE CONSUMISTA) – desigualdade social e racial – concentração fundiária – desemprego e a criminalidade/violência que vem crescem e são o grande fenômeno social do início do século XXI – é um grande desafio urgente para que a vida não seja angústia permanente.

 

  • EXCLUSÃO E A POBREZA MATERIAL QUE GERAM PAIS DE FAMÍLIAS DESESPERANÇADAS, DESESTRUTURADAS....

 

  • EDUCAR SEUS FIÉIS PARA A AÇÃO - a vocação cristã confere  dignidade à medida que liberta a pessoa e a torna capaz de agir a serviço do próximo – essa é a verdadeira maneira de se chegar a uma autêntica consciência da dignidade humana (é preciso sair do achismo).

 

  • PERDA DA ESPERANÇA DA JUVENTUDE - Como a Igreja pode ser fonte de esperança, de sentido de modo especial para a juventude que está desorientada, desencantada?

 

  • QUESTÃO DA ÉTICA – onde os membros da Igreja devem ter esta preocupação com a ética, bem como os seus seguidores.

 

 

 

AVALIAÇÃO DOS DESTAQUES DIOCESANOS QUE TAMBÉM SÃO NOSSOS ..

EM TERMOS   DE     D I O C E S E

 

 

 

  1. PASTORAL SOCIAL -  Não houve muita evolução e ocorreu pouco avanço (principalmente focalizando FÉ e POLÍTICA) – muitas Paróquias implantaram a Pastoral Social; deram continuidade a Pastoral da Criança; ocorreu o auxílio aos pobres  e parceria com o poder público e entidade;

 

  1. QUANTO DÍZIMO – falta investir mais nesse setor em toda a Diocese; é preciso formação  de equipes e de lideranças; falta animação e  conscientização; a pouco investimento; houve crescimento (ocorreu palestras, cursos, formação de equipes de plantão, implantação em algumas paróquias e organização como Pastoral; para muitas paróquias a falta de clareza no destino do Dízimo.

 

  1. PASTORAL DA JUVENTUDE – Não avançou; falta orientação segura em termos de Diocese; Momento de decadência; migração da Juventude; contra-valores; necessidade de reorganização e investimento; algumas Paróquias dizem ter grupos de Jovens outras não; em algumas Paróquias há sinais de revitalização.

 

 

 

DESTAQUES PAROQUIAS

 

  1. Dinamizar e fortalecer a Pastoral Social nos seus diversos serviços;

 

  1. Conscientização permanente do Dízimo em todas as Pastorais, movimentos, grupos de serviços e comunidades;

 

  1. Integrar, fortalecer e revitalizar a Pastoral da Juventude.

 

 

 

ONDE A DIOCESE DEVE INVESTIR SUAS FORÇAS

 

 

  1. FORMAÇÃO – formação permanente em todos os sentidos: espiritual, intelectual, social e transformadora.

 

  1. REVITALIZAÇÃO DO DÍZIMO – Educar o povo para um espírito de solidariedade e fé, mobilizado pelo espírito de fraternidade e partilha na comunhão através da escola do sagrado dízimo.

 

  1. PASTORAL DA JUVENTUDE – Os jovens estão sendo produto de consumo e manipulação pelos meios de comunicação, com a perda de valores morais e éticos e perda da esperança, entregam-se às ilusões das bebidas, drogas e promiscuidade.

 

  1. EVANGELIZAÇÃO -  Dos afastados da Igreja, dos Católicos que ainda não são cristãos, da sociedade acentuadamente individualista, egoísta e materialista.

 

  1. PASTORAL FAMILIAR – É preciso retomar da pastoral e dos movimentos familiares...

 

 

Não se pode esquecer: Toda a transformação começa pelo coração do homem. Não depende dos governantes, do Papa, dos outros, mas de cada pessoa. Para criar um muno novo temos que começar por cada um, pelo seu coração e a partir daí, inserindo-se no mundo, operar as mudanças necessárias para construir uma nova sociedade.