Desafios Para A Formação Educacional De Surdos No Brasil

 

            A educação de surdos no Brasil está assegurada por leis, como a lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência. Os surdos comunicam-se pela língua brasileira de sinais (libras) que é considerada a segunda língua oficial do pais a partir da publicação da lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que foi um dos avanços na inclusão de surdos no Brasil.

            A história da educação de surdos no pais começa durante o império, quando Ernest Huet, professor surdo francês, que fundou a instituição nacional de educação de surdos (INES), desde este tempo os surdos passaram por várias dificuldades, principalmente após o Congresso de Milão, que adotou o método oral na educação de surdos, deixando muitos deles a margem da sociedade.

            Hoje temos muitos avanços na área de educação de surdos comparado ao passado, mas o principal problema da atualidade na educação de surdos está relacionado com a inclusão efetiva e participativa destes indivíduos, para produzir está inclusão deve-se fazer mais do que apenas integrar o surdo ao ambiente de escolar, para ter um processo de ensino aprendizagem eficiente o surdo precisa se comunicar, e para que isso aconteça deve haver professores capacitados que compreende a importância da língua de sinais para mediação do processo de ensino aprendizagem, pois como sabemos o surdo tem dificuldades em se comunicar na língua escrita, por não ter contato com língua portuguesa falada o processo de aprendizagem da língua portuguesa se torna complicado e doloroso. Ao pensar em métodos alternativos para a inclusão de surdos na educação, podemos considerar a inclusão da Libras como matéria nas grades curriculares do ensino fundamental, para melhorar assim o contato e sociabilização entre os alunos surdos e ouvintes.    

            Portanto podemos dizer que o caminho para a melhoria da educação de surdos está na inclusão e na conscientização de todos nós que podemos colaborar com esta causa nos capacitando e buscando o conhecimento necessário para tornar este sonho possível.