DEPRESSÃO PÓS-PARTO
Dr. Wagner Paulon
2007

Caracterizamos a Depressão Pós-Parto é a que ocorre no período do puerpério, definido cronologicamente entre o parto e os quatro meses seguintes. Um tipo comum de Depressão pós-parto é chamado de "blues" (ou tristeza), que tem duração de até 72 horas após o parto. E um período de transição e readaptação fisiológica, ou seja, o organismo da mulher, bem como o funcionamento de seu cérebro, se modificam durante a gravidez (principalmente alterações hormonais); após o parto estas modificações desaparecem quase imediatamente, sendo que o cérebro leva até três dias para acostumar-se com esta situação. Este quadro não necessita tratamento específico.

O quadro da Depressão puerperal grave é aquela que apresenta todas as características endógenas citadas anteriormente, devendo ser instituído o tratamento o quanto antes. Na maioria dos casos, a paciente e a família, "achando normal" o estado de tristeza, e confundindo-o com uma adaptação psicológica à chegada do filho, pode atrasar o tratamento, com piora progressiva do quadro com o passar do tempo. Algumas mulheres voltam a apresentar outras Fases Depressivas após anos, sem qualquer relação com o parto. É preciso enfatizar que essa depressão não oferece riscos à criança, a não ser pela suspensão da amamentação materna quando a mãe passa a receber a medicação apropriada.

Assim com, quando a mulher apresenta este quadro a decisão de iniciar o tratamento medicamentoso cabe ao médico, sendo que a mulher deverá suspender imediatamente a amamentação, pois o leite contém a medicação. Entretanto este quadro deve ser tratado o quanto antes, uma vez que durante o quadro depressivo a mulher não consegue manter seus cuidados básicos (alimentação, higiene, etc.) ou cuidar de seu filho.