Resumo

Propomos nesse trabalho analisar as questões relacionadas a depressão em jovens universitários de 18 a 25 anos. Pretende-se discutir os conceitos de depressão na psicologia, apresentado resumida e superficialmente as origens históricas da pesquisa dessas problemáticas humana e alguns problemas epistemológicos na conceituação dos mesmos.

Para tanto, buscará refletir sobre tais questões através de uma pesquisa bibliográfica, onde diversos autores trazem pesquisas sobre esse relevante tema da contemporaneidade buscando enfoque na ótica da abordagem Sócio-histórica. Justifica-se pela relevância de abordar as questões levantadas em decorrência do crescente aumento de jovens universitários com transtorno depressivo. Mesmo considerando que já existem algumas pesquisas referentes a esse assunto, acredita-se que podemos ainda trazer reflexões importantes no tocante de depressão em jovens universitários.


Introdução


Ao longo do tempo, a humanidade vem modificando o modo como nomeia e se relaciona com seu sofrimento. Em consequência disso, o indivíduo pode desenvolver inúmeros transtornos depressivos como: transtorno disruptivo da desregulação do humor, transtorno depressivo maior, transtorno depressivo persistente (distimia),transtorno disfórico pré-menstrual, transtorno depressivo induzido por substancia /medicamento, transtorno depressivo devido a outra condição médica (doença) e transtorno depressivo especificado ou não.(DSM5, p.155). Considerando esse contexto, iremos tratar especialmente a depressão em jovens universitários de 18 a 25 anos. É importante notar que, depressão acomete indivíduos de diferentes faixa etária.

A depressão é comumente confundida com a tristeza, que é uma emoção e um sentimento típico dos seres humanos, caracterizado pela falta de alegria, ânimo e disposição devido a um motivo específico. Nota-se, no entanto, que os sintomas da depressão não são transitórios e passageiros, vista que sempre são acompanhados de alterações somáticas e cognitivas que afetam a capacidade de ação do indivíduo, podendo até levar ao suicídio.

Os objetivos desse trabalho é de investigar a depressão em jovens universitários de 18 a 25 anos, visto que essa temática vem trazendo grandes problemas envolvendo essa classe especialmente. Nesse sentido torna-se relevante também compreender o conceito do que é depressão e aspectos que envolve suas problemáticas. Propomos nessa ótica analisar a depressão no contexto das universidades e tentar identificar os possíveis fatores que podem intensificar ou mesmo causar depressão no contexto Universitário.


4




10




5




10


Considerando este contexto, temos como suporte nesse trabalho, a abordagem sócio- histórica, por compreender que o indivíduo tem seu mundo psíquico ligado as construções históricas e sociais da humanidade. Para Boch (2018), o mundo psíquico de cada indivíduo tem uma característica que está diretamente ligada a sociedade moderna da qual o individuo esta inserido. Ou seja, para compreender cada indivíduo se torna necessário conhecer também o seu mundo. Nesse sentido, é interessante compreender que a psicologia sócio-histórica tem como um “ser ativo, social e histórico.” O homem construí sua existência a partir de noções que ele tem de sua realidade, ou seja, para satisfazer suas necessidades.

Diante do exposto, é possível entender que quadros depressivos em estudantes universitários podem ter origens em acontecimentos fora do indivíduo e a partir de estímulos externos do meio físico social, do qual pode considerar significados tato saudáveis quanto não saudáveis. É preciso considerar que as pessoas em sofrimento como depressão, tem como condições de vida inúmeras práticas que o conduz no seu cotidiano e que devem serem consideradas. Boch, (2018).

Nessa perspectiva temos como hipótese as possíveis sobrecargas e as demandas sociais, laborais e da universidade no cumprimento da vida acadêmica, a cumprir um bom desempenho perante a cobrança dos pais , da sociedade e dos professores e colegas de seu curso. As condições de vida e os aspectos sociais também serão importantes nessa demanda.

No desenvolvimento deste projeto interdisciplinar foi efetuado de forma que abordasse os aspectos que levam o aumento da depressão em jovens universitários. Cabe lembrar que foi uma pesquisa bibliográfica, elaborada por meio dos livros contidos na Biblioteca do ILES/ULBRA DE Itumbiara, como também em buscas em sites considerados confiáveis, como Scielo, BVS-PSI, entre outros. A pesquisa bibliográfica


[...] é baseada na consulta de todas as fontes secundárias relativas ao tema que foi escolhido para realização do trabalho. Abrange todas as bibliografias encontradas em domínio público como: livros, revistas, monografias, teses, artigos de internet, etc. É válido ressaltar que o que é pesquisado para o levantamento do referencial teórico não fará parte da pesquisa propriamente dita, pois o mesmo é a forma de comprovação que seu problema tem fundamento científico. (CASTILHO, BORGES, PEREIRA, 2014)


Trata-se de uma pesquisa exploratória tendo “com o objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a constituir hipóteses.”


6




10




7




10


(GIL, 1996,) Nesta direção, os recursos utilizados foram buscas na internet para a coleta de dados, sobre o desenvolvimento do objeto de pesquisa abordado. As palavras-chaves utilizadas foram adolescência, depressão, universitários, estudante, psicologia e jovens adultos. Diante essa óptica, a abordagem do problema foi a pesquisa qualitativa, quer dizer, os dados serão analisados com a “[...] qualidade como prioridade de ideias, coisas e pessoas que permite que sejam diferenciadas entre si de acordo com as suas naturezas” (CASTILHO et al, 2014). Em vista dessas referências trabalhadas, pode-se inferir no desenvolvimento apresentado, dar suporte teórico e metodológico nesse trabalho, oportunizando melhor conhecimento do assunto tratado.

DEPRESSÃO E JOVENS


A depressão remete à sensações de tristeza, conflitos, frustrações, fracassos, perdas, entre outras adversidades ao longo da vida, sendo a fase do jovem adulto uma que perdura essas vivências durante um longo período, podendo levar o surgimento de um sofrimento psíquico agregado a transtornos de humor.

Os sintomas depressivos, como por exemplo, alterações no apetite, agitação ou apatia, baixo autoestima, entre outros, juntamente com o comportamento anti social, podem ser relacionados entre os principais fatores na causa de suicídios entre os jovens adultos, esses sintomas muitas vezes estão associados a questões que parecem as características próprias desta fase do desenvolvimento humano, como mudanças no aspecto social, emocional, repleta de transições, crises e necessidades. Existe uma grande pressão exercida por parte de todo o meio que envolve o jovem adulto, isto porque, ao chegar nesta fase as exigências e responsabilidades aumentam em grandes proporções, além de ser geradas

algumas expectativas acerca do seu comportamento que por vezes é difícil de atingir.

De acordo com BAHLS (2002), depressão em jovens e adolescentes nos dias atuais é praticamente comum, e é um dos grandes problemas de saúde pública no Brasil e em vários outros países. Esse assunto despertou recentemente o interesse científico de vários estudiosos. O objetivo maior da autora foi também tentar contribuir para maior esclarecimento dessa patologia. Pontuou-se que foi compreendido pela Organização de saúde, mudanças significativas no que se refere ás necessidades da população, pois ouve mudanças nas ultimas décadas. Ou seja, doenças emocionais como a depressão poderá ocupar lugar de doenças mais tradicionais, como a exemplo da desnutrição e doenças infecciosas. Alerta-se que a gravidade dessa patologia pode ser geral ou globalizada. No artigo BAHLS analisa alguns autores, mostrando que a gravidade dessa doença, além de ser de expansão mundial, também nos mostra que na adolescência pode ser mais grave do quando ocorre em adultos. Além de estar mais frequente, está ocorrendo cada vez mais cedo no adolescente. Quanto ao quadro clínico a autora compreende que adolescentes e adultos com depressão apresentam sintomas semelhantes. BAHLS (2002).

BAPTISTA; OLIVEIRA (2004) analisou em um artigo a correlação que existe entre a depressão em adolescentes e a percepção de suporte familiar, especialmente em estudantes de ensino médio. Os pesquisadores fizerem uma pesquisa qualitativa-quantitativa, onde buscou compreender através de questionários essa problemática. De acordo com os autores, a depressão em adolescentes pode estar ligada as diversas mudanças hormonais, físicas, psicológicas e sociais que o sujeito passa. Foi analisado especialmente a correlação existente em sintomas depressivo e o suporte familiar de alunos. Os principais sintomas de acordo com os autores estão também ligados a perda de interesse, falta de energia, diminuição de concentração, atenção, ideias pessimistas do futuro, alteração de sono e apetite e em grande maioria ideias suicidas. Esses problemas de saúde relacionados a “saúde mental”,  correspondem aproximadamente 12%, sendo que a prevalência maior trata-se do sexo feminino. Isso pode também corresponder a duas vezes mais do que no sexo masculino. O índice de condições sociais também pode contribuir para gerar depressão, pois a pobreza, a privação econômica ou o desemprego pode afetar o psicológico do sujeito, especialmente os adolescentes. A depressão pode apresentar-se em todas as etapas do desenvolvimento humano, mas o que se refere a adolescentes, isso é algo mais recente, ou melhor, que estão sendo detectados. Pode-se dizer que a pouco mais de 40 anos essa patologia está preocupando a sociedade. Para os autores, a família é fundamental como modelo de comportamento no que se refere a estratégia de enfrentamento e envolvimento relacionados a auto estima do adolescente. Considera-se também os fatores sócios culturais que podem serem significativos no desencadeamento de sintomologia depressiva em adolescentes. BAPTISTA; OLIVEIRA (2004).

OMS (2000) afirma que a depressão é uma das influências mais comentadas por ser a que mais influência no ato suicida. Os sintomas depressivos, como por exemplo, alterações no apetite, agitação ou apatia, baixo autoestima, entre outros, juntamente com o comportamento anti social, vem sido relatados entre os principais fatores na causa de suicídios entre os adolescentes e jovens adultos. Muitos estudos mostram que o sujeito com comportamento suicida, exibi um ou mais sintomas depressivos.