A primeira rodada de negociações em Genebra foi produtiva e promissora, o que se deduz das declarações do Enviado Especial da ONU para o saara ocidental na margem do fim do encontro com as partes em causa.

Como foi esperando, o Marrocos saiu da mesa redonda sobre a disputa regional do Saara marroquino, , realizada  no palácio das Nações Unidas, em Genebra, quarta feira e quinta feira, com um renovado espírito disposto a continuar á discussão, única forma de chegar a uma saída do diferendo, com base na resolução 2440 do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Além disso,  a vontade das partes  é de chegar a um consenso que faz da Argélia e Polisário a concordar para participar da segunda mesa-redonda anunciada pela Koehler no primeiro trimestre de 2019.

Marrocos também não retardou a confirmar   em  Genebra o seu apoio a trabalhar com o resto do mundo, para que a iniciativa marroquina de autonomia para o Sul de Marrocos esteja um plano de solução para este conflito regional que durou mais de quadro décadas.

As províncias do sul de Marrocos consolidadas desde 1975  confirmam a abordagem pacífica que a comunidade internacional inspira diante de umproblema artificial em torno do saara ocidental, do qual decorrem suas razões ..

Estas razões foram infelizmente ilógicas desacreditadas e refutadas  pela história e  geografia, uma vez que o Marrocos se mostrou actor pacífico e  quiem busca a paz, o desenvolvimento  sustentável. E por isso  também, o Marrocos chamou para constituir um região do Magrebe Árabe, contra  qualquer que seja, baseado-se sobre  a legalidade e direito internacional.

Diante de tudo isso, o que prevalece é verdade nada que a verdade, uma vez que todos os prequisitos  tendem a eficácia da solução apresentada pelo Marrocos, apesar de eles serem os donos desta verdade, cuja terra é deles e seus irmãos são dos territórios marroquinos, diante de tudo isso, o Marrocos tentou tomar a vara no meio, afastando e defendendo as terras contra o vandalismo e o tráfico de armas e de seres humanos..

Lahcen EL MOUTAQI

Professor universitário