Definição SOBRE éTICA e Moral

Adenistrania Ribeiro Bastos

([email protected])

Ética e cidadania aplicada à educação- Heronilsa M. Câmara

Resumo:

Este artigo tem como objetivo apresentar o conceito de ética e moral e sua aplicação no contexto escolar. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do artigo foi de analise cientifica abordando conceito de alguns autores.

Introdução

Para começar a falar sobre ética na escola,primeiro precisarmos definir ética, e fazer a distinção entre ética e moral conceito este que muitas vezes são entendidos pelo senso comuns como sinônimos, como a definição do dicionário Aurélio“o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal,seja, relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto” (p.300; p.471).

Embora que, para a grande maioria ética e moral possuem definições parecidas pode-se destacar no âmbito da filosofia a moral como conjuntos de regras pré-estabelecidas ou estabelecidas por uma determinada sociedades ou grupos como manuais de condutas dos mais variado (empresas, escolas, igrejas) e a ética define-se segundo conceito da filosofia como a reflexão crítica sobre a moral.

Dentro do ambiente escolar a moral está ligada aos manuais de condutas Expressos nosregimentos, planos de estudos e projeto político pedagógico estes documentos abrem precedentes para discursões éticas se for priorizado a reflexão sobre a boa convivência no ambiente escolar.

Entretanto a escola não valoriza a cultura do dialogo negando a reflexão ética sabendo que a escola é um bom caminho para a se discutir questões éticas. No entanto a escola não necessariamente conseguirá responder a todos os questionamentos. Pode então insistir na função de pesquisadora de conhecimento sobre tal assunto

Á ética dentro espaço escolar:

Segundo o ministério da educaçãoa ética no espaço escolar deve :

“A educação do cidadão e da cidadã deve levar em conta a dimensão comunitária das pessoas, seu projeto pessoal e também sua capacidade de universalização, que deve ser exercida dialogicamente, pois, dessa maneira, poderão ajudar na construção do melhor mundo possível, demonstrando saber que são responsáveis pela realidade social. De forma específica, lidar com a dimensão comunitária e o diálogo com a realidade cotidiana e as normas sociomorais vigentes nos remete ao trabalho com a diversidade humana e a abordar e desenvolver ações que enfrentem as exclusões, os preconceitos e as discriminações advindos das distintas formas de defi ciência, e pelas diferenças sociais, econômicas, psíquicas, físicas, culturais, religiosas, raciais, ideológicas e de gênero”. BRASIL, 2007, p55 

Sendo tarefa de toda sociedade fazer com que esses valores morais e éticos venham a ser desenvolvidos, é também dever da escola promover nesse sentido.

Considerações

Podemos compreender que a ética e moral são temas relacionados, mas são diferentes, porque moral se fundamenta na obediência a normas, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos e a ética, busca fundamentar o modo de viver pelo pensamento humano.

No contexto filosófico, a ética não se resume à moral, que geralmente é entendida como costume, ou hábito, mas busca a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver; a busca do melhor estilo de vida. Entretanto, a ética abrange diversos campos, como antropologia, psicologia, sociologia, economia, pedagogia, política, e até mesmo educação física e dietética.

Portanto, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. Ambas são responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade. 

Referências bibliográficas

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Martin Claret, 2005.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Temas Transversais. Brasília: MEC/SEF,1997.

EIZIRIK, Marisa. Michel Foucault: um pensador do presente. UNIJUÍ: Ijuí, 2002.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 1973.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete.31. ed. Petrópolis: Vozes, 2006.

___. A Ordem do Discurso. 13. ed. São Paulo: Loyola, 2006.

MARQUES, Mário Osório. A aprendizagem na mediação do aprendido e da docência. 3.ed. Ijuí: Unijuí, 2006.

PLATÃO. A República. São Paulo: Martin Claret, 2004.

SÁ, Antônio Lopes de. Ética profissional. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001.