DECISÕES PRECIPITADAS:

Houveram biblicamente inúmeras decisões que os patriarcas da fé tomaram erradas, fora da direção de Deus, contudo;   dentro da permissão d’Ele. Vejamos:

  1. a) Deus se manifestara à Abrão e lhe dissera SAIA DA TUA PARENTELA. Mas Abrão leva seu pai e seu sobrinho juntamente com seus serviçais e os comprados com dinheiro pela parentela.
  2. b) Havendo fome na terra, Abrão desce ao Egito, ele e sua trupe. Lá, para salvar-se das garras do rei e dos egípcios, mente sobre sua mulher, dizendo que era sua irmã. Trazendo ao faraó e a sua casa punição com grandes pragas. Razão do egípcio pedir explicações ao homem Abrão : Por que mentiste sobre isso?
  3. c) Possuía o sobrinho de Abrão, LÓ, inúmeras pessoas à seu serviço e bastante gado, camelos e ovelhas. Começaram as divergências pessoais entre seus pastores e os pastores da parte de Abrão. Razão de tomarem rumos contrários sobre decisões que mais tarde afetaria a família de Ló como também, todo seu patrimônio.
  4. d) Na separação entre Abrão e Ló foi ele afoito, e preferiu o que os  seus olhos tinham como desejável, coisas próximas as cidades de Sodoma e Gomorra, ali   estendeu suas tendas, o que levou  outros ambiciosos na  guerra dos reis, fazerem-no prisioneiro e cativo. Razão de precisar como família, seu  tio Abrão, juntar 318 valentes e ir atrás para salvar Ló, suas mulheres e filhos, como também o povo e os bens retirados de seu acampamento.
  5. d) Já de volta e reinstalado, Ló insanamente oferece suas filhas virgens aos homens de Sodoma para fazerem delas o que desejassem, desejando poupar a destruição da cidade, não considerando a incumbência dos anjos que hospedara em sua casa. Já que os homens insanamente desejavam ter relações sexuais com os seres dos céus. Desejando possuí-los. Mal sabiam que seriam exterminados.
  6. e) Ló e sua família sai as pressas de Sodoma procurando salvar-se da destruição, mas com uma recomendação: Não olhem para trás! Sabemos que sua mulher não acatou a orientação dos anjos e foi fulminada, ficando pelo caminho em forma de estátua de sal, por ter tomado uma decisão precipitada, isto é imponderada. Ele e os seus foram refugiar-se numa cidadezinha chamada ZOAR, que não foi destruída a pedido de Ló.
  7. f) Por ter Ló perdido sua esposa, suas duas filhas se preocuparam com a continuidade da família, e sem pensar nas conseqüências tiveram relações sexuais com seu pai, que daquele relacionamento surgiram povos que mais tarde se guerrearam entre si (moabes, amonitas).
  8. g) Na sequência dos fatos, novamente Abraão se vê as voltas de uma mentira para poupar sua família e sua vida, quando induz o Rei Filisteu Abimeleque a desejar para si Sara, esposa de Abraão, tendo em vista que ele falará que ela era sua irmã. Uma decisão precipitada que trouxe à Abraão confronto e desgosto, já que Sara era também sua meia irmã por parte de pai.
  9. h) Há uma outra decisão precipitada, agora por parte de Sara, quando entregou Agar à Abraão, confiante nas coisas da carne e desconsiderando a promessa de Deus e sua palavra. Razão de ter nascido Ismael e trazido desavenças ao povo de Israel mais tarde com Jacó e Esaú, numa outra decisão impensada por parte de Rebeca ao enganar Isaque, na questão da benção ao escolhido pela mentira, Jacó.

Entretanto, Deus tinha um plano em Jacó, razão de tê-lo eleito como o homem e nome da nação de Israel. Assim foram nossos pais Abrão, Isaac e Jacó, com os feitos também de suas esposas na história do mundo e na história bíblica.

Valdir Carvalho – Cascavel-Pr, 26.10.16