FNC: FACULDADE NOSSA CIDADE

CURSO: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS - DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

PROF° ORIENTADORA MS. ESTHER COSSO

DE ONDE VEM SUA ATITUDE?

ELLEN DIAS DOS SANTOS

O objetivo desse artigo não é impressioná-lo dizendo que atitude é tudo, mas mostrar-lhe que atitude é o que faz a diferença em sua vida.

Uma boa atitude faz a diferença? Totalmente. É a atitude que faz a diferença! Atitude não é tudo, mas é uma coisa que pode fazer diferença em sua vida. Segundo ao autor Stone, empresário, filantropo, afirmou: “Há uma pequena diferença nas pessoas, mas essa pequena diferença tem grandes efeitos. Essa pequena diferença chama-se atitude. A grande diferença é essa atitude é positiva ou negativa”.

O que é atitude? Ao ouvir essa palavra, no que você pensa? Penso em atitude como um sentimento interior que se expressa pelo comportamento exterior.

As pessoas sempre projetam no exterior o que sentem no interior. Algumas pessoas tenham encobrir sua atitude e podem enganar os outros por um tempo. Mas essa “capa” não dura muito tempo. A atitude sempre vem á tona.

Sua atitude é tão importante que talvez você esteja se perguntando: de onde ela veio? Empaquei nela a minha vida inteira, aceitando todas as conseqüências? Primeiro, observamos a questão que trata da origem de sua atitude.

Cada pessoa nasce com um ser único. Todos somos tão diferentes quanto o são as nossas impressões digitais. Isso se aplica até a irmãos dos mesmos pais e criados na mesma família. Até gêmeos que são geneticamente idênticos têm personalidades distintas.

Seu tipo de personalidade- seu “jeitão” natural- impacta sua atitude. Isso não quer dizer que você esteja preso á sua personalidade.  Mas sua atitude certamente sofre o impacto dela.

Talvez seja muito difícil prever exatamente o que acontecera com a atitude de uma pessoa se você considerar apenas o ambiente em que ela viveu os primeiros anos de sua vida; contudo, você pode ter certeza de que ele causou um impacto muito de algum tipo.

A maioria das pessoas consegue lembrar-se das palavras duras de um pai ou professor depois de anos ou décadas só ocorrido. Algumas pessoas carregam as cicatrizes de tais experiências por toda a vida.

” Pessoas magoadas magoam pessoas e se deixam facilmente magoar por elas”. Segundo o livro Winnig with Peopla. Muitas vezes, as magoas que levam as pessoas a reagir de forma exagerada são os frutos de palavras negativas que ouviram de outros.

Palavras positivas podem ter um impacto sobre a atitude de uma pessoa. Você consegue se lembrar das palavras positivas de seu professor preferido ou de outro adulto importante para você? Algumas palavras podem mudar o modo como uma pessoa se vê e podem mudar o curso de sua vida.

O modo de como você se vê tem um grande impacto sobre sua atitude. Uma auto-imagem deficiente e atitudes medíocres muitas vezes andam de mãos dadas. É difícil ver algo positivo no mundo se você se vê de modo negativo.

Sempre ouvimos falar em jovens problemáticos que, pelo que consta, foram crianças comportadas que acabam por andar com as companhias erradas. É verdade que você comece a se parecer com as pessoas com quem passa muito tempo. Se uma criança comportada passa o tempo todo com pessoas que têm pouco caráter moral, trata-se apenas de uma questão de tempo para que ela comece a exibir o mesmo tipo de caráter moral. De igual modo, se uma pessoa que tem uma boa atitude passar o tempo todo com indivíduos que exibem atitudes negativas adivinhe o que acontecerá com ela? Ela começara a desenvolver uma atitude negativa. Talvez ela pense que poderá mudá-los, mas, se ela fizer parte de minoria e não tiver uma trégua do negativismo desses indivíduos, serão eles que estarão influenciando, e não o universo.

Todo seu pensamento que você tem molda sua vida. O que você pensa sobre seu vizinho revela sua atitude para com ele. Seu modo de pensar sobre seu trabalho revela sua atitude para com ele. Seus pensamentos sobre seu cônjuge, sobre as pessoas que encontra pelo caminho durante a hora do rush e sobre o governo criam, sua atitude para com cada um deles.

Nos primeiro anos de vida, você não tem muitas escolhas. Não escolhe onde e quando nascer. Não escolhe seus pais. Não escolhe sua raça e seu tipo de personalidade etc. Com tudo, quando mais você vive, mais sua vida é moldada por suas escolhas. Você decide o que comerá, esta é uma das formas mais comuns pelas quais as crianças pequenas começam a afirmar sua independência. Decide com que brinquedos desejam brincar. Decide se fará sua lição de casa ou assistir á televisão. Escolhe os amigos com quem deseja passar o seu tempo. Decide se concluirá o ensino médio, se ira para faculdade, com quem se casará, o que fará para ganhar a vida. Quanto mais vive, mais escolhas você faz e mais responsável você é pelo rumo que sua vida esta tomando.

“ todo o homem é questionado pela vida” Frankl certa vês disse, “ e ele só pode responder a vida respondendo por sua própria vida; ele só pode responder á vida sendo responsável”

 Querer mudar a sua vida, você consegue, apenas deve optar por assumir a responsabilidade por sua atitude e fazer o possível para que a escolha dê certo. Sua atitude realmente pode vir a fazer diferenças na sua vida e ate mesmo na vida das pessoas q esta ao seu redor. Depende de você.

JOHN C. MAXWELL, VOCÊ FAZ A DIFERENÇA, RIO DE JANEIRO 2006,THOMAS NELSON BRASIL