DE ONDE VEM O RIO ACARAÚ?

 

 

                                        ¹ José Wilamy Carneiro Vasconcelos

 

 

RESUMO:

Este artigo nos mostra uma pequena gleba da Hidrografia de nosso País, o Brasil. Nesse caso contamos as nascentes do “Rio Acaraú”, rio localizado no  município de Monsenhor Tabosa, interior do Estado do Ceará.

Conta nossa história que o rio recebe o nome devido à grande influência dos grupos indígenas que viviam em terras e litorais cearenses mesmo antes do descobrimento do Brasil.

Um dos fatos registrados dos índios na costa brasileira foram às impressões escritas por Caminha “Carta de Pero Vaz de Caminha” encaminhada ao Rei D. Manuel I, Rei de Portugal ao encontrar grupos indígenas no litoral nordestino brasileiro – Monte Pascoal (localizado no município de Itamaraju, no estado da Bahia). Grifo do autor. 

    

O Rio Acaraú é um dos principais rios do Estado do Ceará. Situado na parte norte do estado. O Nome tem origem Tupi, devido à grande presença de índios na região ribeirinha.

O Rio banha muitas cidades do interior cearense, entre elas a Cidade de Acaraú, com o mesmo topônimo, Sobral, Morrinhos, Santana do Acaraú, Tamboril, a cidade de Cruz, Marco, Bela Cruz, Tamboril e Pires Ferreira,entre elas muitos povoados, distritos,(Bomfim, Remédios, São José de Patriarca  e outros desemborcando no Oceano Atlântico. 

SUMÁRIO: 1 INTRODUÇÃO. 1.1 A HISTÓRIA DA ÁGUA E DO HOMEM. 2 AS NASCENTES. 2.1 AS RIQUEZAS DO ACARAU 3 AS PRINCIPAIS ENCHENTES. 4 AS BOAS LEMBRANÇAS. 5 A LITERATURA NOS RECORDA DAS VIVÊNCIAS DO ACARAÚ.

1- INTRODUÇÃO.

 

1.1 A história da água e do homem

A água é um recurso natural indispensável ao seres vivos. Sem água não viveremos. A maior parte de nosso planeta é coberta por água. Indispensável a vida humana, um percentual da água do planeta é doce.

Desde as origens das primeiras sociedades que as ofertas de água doce exercem um papel muitas vezes determinante na dinâmica da vida humana. Aproximadamente 3.100 a.C. o surgimento da civilização suméria, na região banhada pelos rios irmãos Tigre e Eufrates, no atual Iraque.[2]grifo do autor.

Esses rios, através de seu regime de cheias e vazantes anuais, provê as terras adjacentes com matéria orgânica fertilizante. [...] Graças á abundancia das colheitas eles obtinham mais alimentos do que o necessário para a sobrevivência imediata. [2]

[...] Os rios e suas dinâmicas anuais de cheias-vazantes propiciaram a fartura nas agriculturas nas sociedades sumérias, acadiana e egípcia.  [3]

Cerca de 60 a 70% do nosso corpo é constituído de água, que, além de regular nossa temperatura interna, ainda é responsável por boa parte das funções do organismo. A água ainda é utilizada na geração de energia elétrica, na agricultura, na indústria e nas atividades cotidianas. [4] (RAMOS, 2007, p.45)

2- AS NASCENTES

 

 

Como dissemos o Rio Acaraú pecorre muitos municípios do Estado do Ceará. A maior parte da população é beneficiada por suas águas.

É responsável pelo surgimento de vários povoados, distritos, municípios em toda sua extenção territorial, que chega pecorrer mais de 320 quilômetros.

Corta uma das principais cidades do Ceará, a cidade de Sobral, na zona norte. É a segunda cidade mais importante do estado em termos econômicos e culturais, com mais de 201 mil habitantes, segundo o IBGE de 2015.

O Rio Acaraú é um rio que nasce na Serra das Matas, no município de Monsenhor Tabosa e desemborca no Oceano Atlântico na cidade de Acaraú.

Para quem não sabe, a serra das Matas é considerada o ponto mais elevado do estado do Ceará com 1.154 metros de altitude.

Serra das matas é uma serra localizada no sertão central cearense nos municípios de Monsenhor Tabosa, Catunda, Tamboril, Santa Quitéria e Boa Viagem. Seu ponto culminante conhecido como pico da Serra Branca, está localizado em Catunda, sendo o ponto culminante do estado do Ceará (4°46'17"S 40°6'59"W). [5]

A serra das matas é considerada uma serra seca, pois apresenta em sua formação característica do semi-árido em toda sua extenção.  Sua bacia hidrográfica abrange uma área de mais de 14. 500 quilômetros quadrados.

Muitos dependem desse rio, para pantio de algodão, de mamona, milho, mandioca, feijão nas vazantes. Para criação de gado, ovino e caprino, para agricultura familiar, tomar banho, irigar a terra, abastecer suas residências. 

O rio tem sua história desde a presença de grupos indígenas, como os tremembés, os tapuios, os tupinambás vindo da Serra da Ibiapaba.

Também encontramos em sua história na invasão dos portugueses no Ceará, Piauí e Pernambuco.

O rio Acaraú com o curso de 320 km, segundo outras fontes nasce na Serra do Macaco, em Itatira. Lança-se no Oceano Atlântico por meio de dois braços: o Cacimba e o Mosqueiro. [6]

A terceira e última nascente fica a mais de mil metros de altitude, em são Gonçalo. Está toda pisoteada, sem nenhuma proteção. [7]

Devido à baixa pluviometria na região do semi-árido cearense o rio sofre atualmente suas consequências com desmatamentos, áreas desmatadas para realização de queimadas, apresentando um elevado índice de degradação ambiental em toda sua extenção, na sua cabeceira, encosta e nas regiões de urbanização dos municípios adjacentes.

A agreção ambiental ao rio é constante, não só apenas pela degradação das matas ciliares em suas encostas, construções e interrupções. De um lado o asseoramento, retirada de bancos de areia para construção civil, desviando o leito do rio. Tratores, caçambas, polui a água com  o tráfego.

Esgotos caindo ao longo do leito do Acaraú em suas margens, depósitos de lixos misturados com resíduos residenciais, canais de resíduos diariamente caem no percurso do rio.

2.1 As Riquezas do Acaraú

Quem vive próximo das nascentes dos rios sabe o quanto é importante para o sustento e sua sobrevivência. Assim ocorre desde nossos antepassados, com a necessidade de sobrevivência do “Homem em sociedade”.

Desde as Grandes Civilizações a importância do rio na vida da humanidade é parte de sua sobrevivência, seu desenvolvimento, sua  história e sua cultura.

O Nilo (no Egito). O Mississipi (Estados Unidos). O Danúbio (na Alemanha). O rio Volga (Rússia). O rio Ganges (Índia) o Huang Ho (China). O Rio Eufrates e Tigre (Turquia). O Maior rio do Mundo, o Rio Amazonas (Brasil), o Rio São Francisco. o Rio Paraná e Rio Araguaia (Brasil). O Rio Acaraú (na Serra das Matas- Monsenhor Tabosa no Ceará).  

No Vale do Acaraú, não podia ser diferente, desde 1701, com a presença de grupos indígenas à procura de sua sobrevivência e subsistência, na caça, pesca e na navegação das fugas para o litoral cearense, fugindo dos holandeses e portugueses.

Do Início, povoamento, ocupação e habitação dos primeiros exploradores na criação de gado nas regiões ribeirinhas do rio.

Das riquezas da “Carne de Charque” exportadas para os estados de Piauí e Pernambuco, e para a Europa.

Na agricultura familiar, no Plantio de Mandioca, Milho, Feijão, pimenta, mamona, oiticica, algodão. Nas plantações pequenas com plantio de hortaliças, flores, leguminosas.

Para a sobrevivência da fauna e flora; dos animais silvestres. Os pássaros: O sabiá laranjeira, o corrupião, o canário da terra, o bem-te-vi, o beija-flor, o sinhá sul, a graúna preta, o laço de fita, a juriti, o João de barro, a jaçanã e outros.

Também na sobrevivência dos animais como o preá do mato, o guaxinim, a raposa, o tatu, gato maracajá, o Tejo, a jaguatirica, o mico-estrela e  a cobra.

Todos esses animais fazem parte do ecossistema do Acaraú, beneficiado pelas belas águas contribuindo na “Cadeia alimentar”.

Na criação do camarão da água doce, do acará tilápia no cativeiro. Na irrigação de plantações de bananeira, de abóbora, coqueiros, de mamão, abacaxi, melão, melancia.         

Para FALCÃO SOBRINHO (2009 p, 89) ainda hoje existe resquício pontual da mamona, perfazendo o cenário da paisagem do Vale do Acaraú, sendo a Serra das Matas a que tem maior concentração.

Na região dos municípios cearenses de  Acaraú, Marco e Bela Cruz  existe um dos mais modernos perímetros  irrigados da América Latina. O Perímetro Irrigado do Baixo Acaraú, com obras de irrigação que abastece toda região norte e do Brasil.

O Baixo Acaraú foi uma iniciativa do ministro da Integração Nacional com parceria do (BIRD) Banco Interamericano de Desenvolvimento. Está aproximadamente a 220 Km de Fortaleza, capital cearense.

O perímetro está dividido em duas bacias hidrográficas da parte baixa do rio Acaraú e na Bacia Litorânea  da região setentrional do Estado do Ceará.A fonte hídrica do perímetro irrigado  é o Rio Acaraú. (grifo do autor).

O Acaraú tem sua gigantesca essencialidade na vida do homem  já que o semi-árido cearense o castiga com grandes secas no sertão nordestino. O bravo homem do campo e da cidade tem o rio como seu principal aliado para sua sobrevivência.

3 AS PRINCIPAIS ENCHENTES  

 

 

Apesar de estarmos localizado na região semi-árida do Ceará, e com pouca pluviometria conforme estudos da FUCEME, o rio tem suas cheias inesperadas, ocasionada por grandes pancadas de chuvas na região da quadra  invernosa nos meses de dezembro, janeiro chegando até junho.

Em 1917, noticiamos uma grande cheia no rio Acaraú, atingindo todos os municípios que o Acaraú banha.  Fazendeiros que residiam nas regiões ribeirinhas do rio recorreram com as autoridades para remoção de seus rebanhos.

Na época a Cidade de Sobral era produtora de carne de charque, nas fazendas, com oficina de salga, que se aglomerava com inúmeros proprietários criadores de gado na região do Ceará, Piauí e Paraíba. 

 

Visando diminuir os prejuízos causados pela longa viagem, instalou-se o binômio fazenda-oficina de salga, que se constituía da formação de uma grande boiada de vários proprietários em uma fazenda central de determinado vale, de lá partindo em direção ao rio, onde o gado era abatido e sua carne salgada como medida de conserva. (ROCHA, p, 38 2003).

Em outro momento (ROCHA, p, 38) descreve a importância do charque, do rio e suas riquezas. “O desempenho dos binários Icó – Aracati e Sobral – Acaraú foram os de maior destaque [...] onde o centro coletor de boiadas era Môcha (transformada em Vila de Oeiras em 1761), conjugada pelo Rio Parnaíba com a vila do mesmo nome.

Descrevemos esse pequeno fato histórico da importância do Rio Acaraú para lembrarmos no desenvolvimento dos municípios que se aglomeraram próximo  dele.

A enchente de 1974 foi noticiada em toda região cearense com a cheia do Rio Acaraú. O centro de Sobral, cidade localizada a 230 km da capital cearense, viu em momentos de agonia pelas cheias do rio.

As ruas da cidade ficaram alagadas, o centro, a Coluna da Hora, um dos principais cartões postais da cidade ficou debaixo d’água.  O comércio local, os carros, ciclistas e pedetres ficaram ilhados, conforme fotos registrados nos principais jornais da região e dos transeuntes, moradores da cidade.

Em 2009, a história se repetiu. Uma enchente tomou conta de toda a região ribeirinha no percurso do Rio Acaráu, adentrando para sítios, alagando grandes plantações, chácaras, fazendas, logradouros. 

O Museu de Arte Contemporânea de Sobral (Madi), na margem esquerda do Rio Acaraú, no Ceará, está fechado, desde 2009, quando ocorreu uma enchente no rio. As águas invadiram o prédio e, segundo a prefeitura, comprometeu a estrutura do equipamento. [8] G1 TV. Verdes Mares

Os bairros e centro das cidades, como Sobral, Cruz, Marco ,Santana do Acaraú, viraram notícias pelas enchentes ocasionadas pelas grandes chuvas caídas no início de janeiro desse mesmo ano.  

A cidade de Sobral tem três bairros que ficam às margens do Rio Acaraú: Bairro da Tamarindo, Bairro Dom expedito e Bairro das Pedrinhas. Esses bairros foram alagados nessa última cheia.  A Defesa Civil recomendou que os moradores mais atingidos abandonasse suas residências para lugares mais afastados e seguro.

No ano de 2015, com as chuvas caídas na região do Estado do Ceará, no dia três de março, a notícia se espalhou novamente, o Jornal o POVO, noticiou as primeiras notícias da enchente. Assim vejamos:

“O Rio Acaraú teve, nesta terça, 3, a primeira cheia do ano na cidade de Sobral, a 250 quilômetros de Fortaleza. A cheia do afluente contribuiu para abastecer os açudes Jaibaras, Araras e Edson Queiros, todos na cidade da Região Norte do Ceará, após três anos de seca”.[9]  Fonte: Jornal o Povo.

4 AS BOAS LEMBRANÇAS

 

 

Os filhos do Acaraú chamamos assim, pois muitos filhos de agricultores, varzanteiros, lavadoras de roupas, criadores de gado na região ribeirinha, criadores de caprinos, ovinos, não esquecem as aventuras em sua infância, enquanto viviam e tiravam seus sustento do próprio rio.

Os canoeiros atravessavam diariamente transeuntes dos bairros para o centro. Alguns pegavam a canoa para uma travessia mais rápida, para fazer compras no centro, para trabalhar e estudar.

Os mais aventureiros, no período das cheias, jogavam suas câmeras de ar e descia o rio até a ponte grande “Oton de Alencar” situado entre o centro da cidade de Sobral e os bairros das Pedrinhas, Dom expedito e Sinhá Sabóia.

No período de inverno fraco, os varzanteiros cobrem o rio com cerca de pau a pique, amarrada com palha de carnaúba. De madrugadinha já levantavam com suas enxadas, pé de cabra, pregos e surrões, para a lida no rio.

As lavandeiras, assim chamadas às mulheres que lavam roupas na beira do rio, passam com enormes trouxas de roupas em suas cabeças para bater roupas, tirando um dinheirinho a mais para sustentar seus filhos.

Aos sábados, feriados e meses de férias (julho e dezembro) o rio se transforma em um grande formigueiro de tanta gente que se aglomeravam aos arredores do rio Acaraú.

Os banhistas procuram as águas mais profundas, para deliciarem nas correntezas do rio. Outros com bebedeiras, som, namoricos e jogos de futebol nas areias do rio. Existiam até torneios com bairros mais próximos valendo campeonato, brindes, e o bicho (brindes em dinheiro) era dividido para os jogadores e campeões.

O Rio Acaraú tem sua história. Muitos se recordam das boas lembranças que o rio lhes proporciona.

Citado em livros, letra de músicas, romances o rio nos traz boas recordações. Diz um brocado popular que é assim. “Quem bebe água do Acaraú jamais o esquece e sempre volta”.

   

No ano de 1979 o rio é lembrado com o título de Nascente do Acaraú “Mata minha sede. Seja a minha nascente. Seja minha rede. Quero me deitar pra sempre. E morrer de amor por você”. [10] Nascente- Rio Acaraú (Música de Vicente Lopes).

5 A LITERATURA NOS RECORDA DAS VIVÊNCIAS DO ACARAÚ

 

Na literatura brasileira o Acaraú é marcante em várias obras. Em 1903 o então escritor sobralense Domingos Olímpio publica o romance “Luzia-Homem”, retratando a vida da jovem nas aventuras e banhos no rio. O exemplar usado até hoje pertence ao acervo de “Obras Raras” na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. [10]

Assim vejamos:

[...] resíduos da torrente humana que dia e noite atravessava na rua Vitória onde encontravam os caminhos  e a estrada real, traçada ao lado esquerdo do rio Acaracu.(p, 17)

Em 2003, “O Lado Esquerdo do Rio”, outra obra do escritor sobralense, arquiteto Hebert Rocha. O livro nos mostra através do autor toda a trajetória da fundação, crescimento e desenvolvimento da cidade de Sobral e sua evolução, onde tudo começou, às margens do Rio Acaraú.[11]

“O Acaraú é lembrado não só aos escritores cearenses, mas em todo o território em “Universidades Brasileiras” em “Produção Acadêmica” como “Pesquisa e Extensão”, “Tese de Mestrado e Doutourado” aos discentes e  doutores que estudam nossa história.

  

REFERÊNCIAS

 

[2][3] http:// comciência.com.br. Revista com Ciência. Número 13, set. 2000 Acesso em 22 de dezembro de 2015.

 [4] BRAICK, Patrícia Ramos. História das cavernas ao terceiro milênio, Vol único. 3 ed. Reform. e atual. São Paul: moderna, 2007

 FALCÃO SOBRINHO, José. Geohistória Ambiental do Vale do Acaraú. Edições Universitária. 2009.

 [5] https://pt.wikipedia.org/wiki/Serra_das_Matas. Acesso em 22 de dezembro de 2015.

 [6]http:// www.oacarau.com/2009/09rio-acarau-historico-condições.Acesso em 22 de dezembro de 2015.

  [7] https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Acaraú %C3%BA. Acesso em 22 de dezembro de 2015.

 [8]http://g1.globo.com/ceara/noticia/2011/08/museu-de-arte-contemporanea-de-sobral-no-ce-esta-fechado-ha-2-anos.html. Acesso em 22 de dezembro de 2015.

[9]p://www.opovo.com.br/app/fortaleza/2015/03/03/noticiafortaleza,3401516/rio-acarau-tem-primeira-cheia-do-ano-em-sobral.shtml . Acesso em 22 de dezembro de 2015.

NOTAS:

 Monsenhor Tabosa: Município brasileiro, localizado no estado do Ceará. O nome é uma homenagem ao sarcedote Antônio Tabosa Braga. Em 1951 foi  elevado a categoria de município, desmembrado de Tamboril.

 Gleba: Pátria. Parte do Terreno. Solo ou terra apropriada para cultivar. Porção de terra doada do suserano ao seu vassalo.  Fração de terra ou torrão.

 FUNCEME: Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos. É uma fundação de pesquisa brasileira mantida pelo governo do estado do Ceará. Sua sede está localizada em Fortaleza capital do Ceará.

 [10]Vicente Lopes Frota engenheiro. Cantor e compositor de prestígio na música cearense. Participou do movimento Massafeira Livre, evento multicultural acontecido no Theatro José de Alencar, nos anos de 1979 e 1980, em Fortaleza, que revelou nomes ainda presentes na cena musical do Ceará e do Brasil como Fausto Nilo, Fagner, Belchior e Ednardo, entre outros.