Dê-me Motivos!
Motivação no ambiente de trabalho nada mais é que um conjunto de pessoas estimuladas a desenvolver com excelência algo, em prol do mesmo ideal. Para estar motivado em primeiro lugar, o individuo precisa estar "fazendo o que gosta", ou seja, possuir talento na sua área profissional. Em segundo lugar, é necessário que o ambiente de trabalho esteja saudável. Motivar é dar motivos para que a pessoa faça algo. A motivação no ambiente de trabalho favorece para o aumento da produtividade. Existem dois tipos de motivação: a interna e a externa. A interna é a motivação individual, ou seja, é aquela que vem de dentro, e a externa, é a motivação que vem de fora, ou seja, o indivíduo é motivado por alguém ou por algo. A maioria das pessoas não estão contentes com a sua vida profissional e para isso mudar ou não acontecer a organização deve dar condições. O que faz um colaborador se sentir motivado não é só salário, e sim a forma como é tratado. Todos os colaboradores precisam saber que a empresa necessita deles para que ela continue crescendo e destacando-se no mercado, precisam saber que a presença de cada um é fundamental e faz toda a diferença.
Passamos a maior parte do dia na empresa, então, é preciso que o ambiente seja saudável, favorável para a convivência de todos. Atender a todos da melhor maneira possível, ser cordial, atencioso, dar espaço para que o colaborador exerça sua função de maneira agradável fazendo do seu local de trabalho um lugar feliz e de realizações diárias. È importante que a empresa dê aos seus colaboradores oportunidade de crescimento, aprimorando seus conhecimentos e desenvolvendo e propiciando bons relacionamentos interpessoais de modo que os colaboradores sintam-se realizados, felizes, motivados, satisfeitos e valorizados. Ferramentas da Motivação Cada vez mais o mercado de trabalho fica criterioso, de forma que procura profissionais competentes e com atitudes proativa e positiva. Mas o que fazer para que esses profissionais não percam essa energia "interior"? Todas as pessoas são diferentes, tem seu próprio modo de pensar, ser e agir, logo, cada um tem seu modo de ser motivado e mesmo assim este "modo" pode se tornar ocioso, ou seja, muda com frequência. Porém, há uma ferramenta de motivação que nunca sai de "moda" e que todas as pessoas ficam entusiasmadas ao receber, essa ferramenta chama-se: reconhecimento. Reconhecer resultados e trabalho árduo é a chave de motivação.
Muitas vezes nem é preciso reconhecer através de coisas materiais, pois, as pessoas querem muito mais, elas querem ser reconhecidas, percebidas, elogiadas pelo trabalho que realizam. È possível reconhecer por meio de bons elogios, mas, é preciso tomar cuidado para que estes sejam sinceros e verdadeiros, sem tentar parecer "bajulador". Delegar poder é outra ferramenta bastante usada nas organizações e não menos importante que reconhecimento. Bons profissionais buscam desafios e oportunidades de mostrar suas capacidades, usando a criatividade e inovação como auxilio para resolução de problemas. Portanto, é preciso ter em mente que para se ter uma equipe motivada e uma organização saudável vai muito além de fornecer um bom e belo pacote de remuneração, bons profissionais procuram satisfação e realização no ambiente de trabalho, buscam crescer junto com a organização. O recurso humano é o mais importante dentro das empresas, e para apresentar resultados é preciso ter pessoas com vontade de trabalhar com afinco e amor, ou seja, acreditando no que se faz, sendo assim, utilizar tais ferramentas é imprescindível para o sucesso de toda e qualquer empresa.

Nádia Januário
Bacharel Administração com habilitação em Marketing
Especialista em gestão de pessoas