Projeto de leitura quanto ano

Tema: De mãos dadas com á imaginação: Uma viagem na ludo teca ao cenário literário, da leitura e da criação da escrita.

Introdução:

A necessidade de ser um indivíduo letrado, alfabetizado e criativo com eficiência, tem sempre motivando nossa sociedade como nunca havia em todos os tempos. A abordagem e os métodos de avaliações brasileiras vêm obtendo nos últimos anos, faz com que educadores de modo geral se preocupam com a leitura e escrita dos alunos brasileiros.

O mundo é a dimensão do aluno da cosmovisão interior do aluno no seu contexto sempre buscando a concepção e o nascimento como um ato amoroso e afetuoso, educação de um ser humano, para ser completa, inicia-se muito antes do nascimento. Toda a vida é gerada pelo afeto e pelo afeto deve continuar.  Se entendêssemos isto, muitas complicações seriam evitadas. E ainda, para ser completa, uma educação deve ter cinco aspectos principais, referindo-se ás atitudes principais do ser humano: o físico. O vital, o mental, psíquico e o espiritual.

Falar de este mundo escrever sobre este mundo aluno, colorir este mundo viver PAULO FREIRE traz aqui um novo elemento. Diríamos que o conhecimento buscado e achado é prazeroso por contribuir para que as relações humanas se fortifiquem se estabeleçam. Cada disciplina deve dar ao aluno e ao professor nesse encontro afetivo o encontro da vida, a paixão do viver, numa relação amorosa que proclama a inteligência responsável do aluno. Segundo PAULO FREIRE a alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca.

Sendo assim esse cenário preocupante, vê – se ainda que a realidade atual venha afastada cada vez mais nossos alunos do ato de ler. Aspectos com computadores, internet, videogames televisão e o acesso restrito a leitura no núcleo familiar, tem ocasionado pouco interesse para leitura das crianças. Consequencências disso se encontram dificuldades de leitura interpretação de textos, compreensão, do vocabulário precário erros ortográficas produções de textos pobres sem sentido etc. Devemos incentivar a  leitura da criança a partir de um ano de idade lendo para eles livros infantis os bebês também precisam que as mães façam a leitura de livros para bebês . Segundo Vygotsky também se preocupou com o desenvolvimento da leitura e escrita das crianças, pois para ele esses processos devem ser ensinados e é na escola que esse ensino deve ocorrer porque na escola a criança não aprende o que sabe sozinha, mas o que ainda sabe e lhe vem a ser acessível em colaboração com o professor e sob sua orientação. Segundo Vygotsky, 2011 p. 331 De fato quando as crianças vão para a escola é para aprender algo que ainda não dominam como a leitura, a escrita, os cálculos, por isso precisam de alguém que os ensine.

A educação escolar tem o compromisso de desenvolver um ensino que propicie a aquisição dos conhecimentos que possibilitam o acesso ao saber elaborado e bem desenvolvido e aos rendimentos desse saber.

Segundo Jean Piaget a criança constrói  seu conhecimento . Segundo Saviani, 2005, p. 15 assim ficamos formulados a necessidade de que para o aluno ter acesso esse saber elaborado historicamente pela humanidade, ele precisa apropriar-se de forma sistemática desse conhecimento.

Segundo JOHN Locke PENSADOR inglês a mente da criança é uma tela em branco que os poucos o professor vai preenchendo com informações e vivências.

Chega de ensinar as coisas por elas mesmas isto é tão enfadonho quanto os superado conceitos educacionais tão impregnados nas nossas escolas. Outro processo cansativo preparar alunos para exames ultrapassado de um vestibular sem sentido e violento. Muitas escolas preparam apenas para este fim. E este não é o fim da escola.

Segundo PAULO FREIRE 1997 assim como não posso ser professor sem me achar capacitado para ensinar certo e bem os conteúdos de minha disciplina, não posso, por outro lado, reduzir minha prática docente ao puro ensino daqueles conteúdos. Esse é um momento apenas de minha atividade pedagógica.

Tão importante quanto ele, o ensino dos conteúdos, é o meu testemunho ético ao ensina-los.

Assim sendo uma educação escolar que pretenda atender a concepção histórica cultural, intelectual do aluno no desenvolvimento cognitivo. O espaço educativo da sala de aula que objetiva transformar e coloca os alunos sempre para fazer a leitura e intepretação de textos na frente de toda a classe para que a criança desenvolva sua oralidade. O professor sempre deve busca do seu aluno a dialética das palavras o professor ensina com exemplo e o mestre ensina com palavras. Devemos sempre desenvolver a teoria de SKINNER o cognitivo da criança segundo essa teoria dele a criança sempre precisa de reforço é no concreto e abstrato que os alunos desenvolver sua potencialidade. Segundo VYGOTSKY a fala da criança é tão importante quanto à ação para atingir um objetivo. Toda criança desenvolver suas fases através do seu cognitivo e da sua própria motivação. O ato de ensinar como relação amorosa entre professor e aluno.

 

Segundo a psipedagoga ALICIA FERENADEZ a criança vai se desenvolvendo os poucos cada uma vai descobrindo e pintado seu próprio mundo de conquistas e descobertas colorido sua história.

OBEJETIVO GERAL

Desenvolver hábitos de leitura prazer, ampliando o vocabulário e a aprendizagem da escrita, compreensão interpretação de textos e outras habilidades.

JUSTIFICATIVA

A importância desse trabalho, surgir da necessidade e da importância de se colaborar para que o aluno leia com domínio os diferentes objetivos.

Assim, o mesmo se justifica por se fazer necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura como o ato de prazer emancipado social, promoção da cidadania. Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cerca, acrescentar vida ao saber da experiência que propiciem e solidifique os conhecimentos significativos de seu processo de leitura e aprendizagem.

ENCAMINHAMENTOS PARA O QUANTO ANO

As atividades acontecerão em sala de aula e também com a mediação dos pais no domínio da leitura.

A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para munda o mundo.

RESPOSÁVEL PELO PROJETO: Adinelma Alexandre da Silva