DDSS – Dialogo Diário de Segurança e Sabedoria

Tema: Palavras que edificam

"A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um." (Cl 4.6).

Das 24 horas do dia, no  mínimo 08 horas passamos em nosso ambiente de trabalho. Ou seja, 1/3 do dia passamos na companhia de outros colegas de trabalho, que como nós, precisam execer suas atividades alcançando os objetivos da empresa, mas que também necessitam de um ambiente de trabalho seguro e saudável. Um dos fatores que contribuem para isso são as palavras que proferimos aos nossos colegas. Em nosso trabalho devemos aprender a dosar e medir o que falamos. No muito falar vêm as palavras tolas. A nossa palavra deve ser temperada com sal, ou seja, deve produzir nos nossos ouvintes a mesma sensação de quando comemos uma comida saborosa. Às vezes estamos falando com as pessoas, liberando palavras e achando que está tudo bem, mas na realidade nossas palavras estão fora do ponto. Uma palavra sem tempero pode ocasionar uma situação de risco e até mesmo resultar num acidente.

A tendência do ser humano é pronunciar palavras sem pensar no seu conteúdo. Muitas divergências e desafetos seriam evitados se nós usássemos nossas palavras para elogiar e não para promover contendas. Devemos ser prudentes e decentes em nosso falar para evitarmos as consequências de uma palavra inoportuna.

A palavra deve ser agradável aos seus ouvintes. As pessoas devem se deleitar em nossa maneira de se expressar, pois ela reflete o nosso caráter. Não devemos emitir palavras torpes (desonestas, indecorosas, indecentes, infames, obscenas) incluindo zombaria, mentiras, fofocas e gritaria pois causam tristeza e discórdias não sendo edificantes ao ser humano. Devemos pensar antes de falar! Quem muito fala está mais propício a sofrer as consequências de uma palavra inoportuna: "O que guarda a sua boca e a sua língua, guarda a sua alma das angústias." (Pv 21.23). Sempre é necessário refletirmos sobre as consequências das nossas palavras, pois ela pode matar alguém. Há quem promova um genocídio somente com o poder das palavras.

A nossa reação natural ao ouvirmos uma ofensa é revidarmos. Quando revidamos uma ofensa a tendência é a contenda se estender prolongadamente, mas ao invés disso podemos colocar um ponto final com uma palavra branda: "A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira."(Pv 15.1). O falador revela os segredos mais ocultos, mas o prudente sabe guardá-lo com segurança. As nossas palavras refletem nosso coração. Se tivermos nossos corações cheios de palavras que edificam elas trarão vida e saúde para quem ouve. Consequentemente nosso ambiente de trabalho será mais saudável e seguro. Bom trabalho!