Introdução

Tenciona-se arrolar no presente trabalho de pesquisa, conteúdos referentes ao tema: Dança Mapiko. Através de uma pesquisa bibliográfica constatou-se que o Mapiko é uma dança originária da Província de Cabo Delgado concretamente no planalto de Mueda, na Etnia Maconde.

Na dança Mapiko são usadas mascaras e as variedades existentes dentro de cada tipo de mascara que é feita de madeira, realça o facto dessas mascaras estarem intimamente ligadas a dança Mapiko que tem um significado religioso e cerimonial ligado ao ritual de iniciação masculina. O conjunto máscara e dança, formam uma coreografia, muito rítmica e cadenciada transmitida pelo dançarino que se apresenta vestido com indumentaria convincente coberto de objectos sonoros (chocalhos) sendo acompanhado por vários percursionistas, criadores dos seus próprios tambores que são feitos de madeira e cobertos de pele de animal, e que posteriormente afinados pelo calor do fogo, produzindo sons médio-agudos. Esta dança tem como pano de fundo um grupo de cantores (homens e mulheres). È de realçar que a dança Mapiko é sem margem de dúvida, uma junção de música, dança, escultura e teatro, que vai representando gradualmente o imaginário relativo à existência do mundo sobrenatural e à convicção na ligação lógica entre o dançarino principal e as suas crenças.

Portanto, no que se refere a estrutura deste trabalho, ela compreende não só esta parte introdutória, pôs ela é antecedida pelas capas e o índice do trabalho, a posterior da introdução que também contempla os objectivos e a metodologia está o desenvolvimento do trabalho, a conclusão e por fim a representação das referências bibliográficas usadas e citadas ao longo do trabalho.