Resumo

O artigo sobre Dança da Cultura Chuabo Estudo de Caso da dança Yalula na Cidade de Quelimane. Visa analisar a dança na cultura chuabo, tem como pergunta de partida a que se deve a fraca participação dos jovens na da dança Yalula, por parte dos jovens na cidade de Quelimane. Devido a sobreposição de valores que se nota essa onda de fraca participação, isto é as culturas importadas através da globalização, atitulo de exemplo o carnaval. Visto que a cultura desempenha um papel fundamental no combate a pobreza, no seu modo da transversalidade, na educação permitirá a introdução da dança yalula nos conteúdos locais, onde será praticada, facilitando a preservação a geração vindoura. Porém, a nível económico em coordenação com serviços culturais, através do incremento do turismo contribuíra para obtenção de renda através dos turistas, quando estes turistas vão assistindo esta dança nos locais turísticos da cidade de Quelimane. O tipo de pesquisa, quanto a bordagem é qualitativa, quanto ao objectivo é descritiva e quanto ao método procedimento do tipo bibliográfico, monográfico e etnográfico. Duma forma geral para não se notar a fraca participação ou fraca aderência dos jovens na dança em estudo, é necessário criar-se programas a nível das escolas para ensinar-se esta dança aos alunos através da aula de educação física. Assim sugere-se a necessidade de promoção da Yalula como forma de não imortalizar esta dança.

Palavra Chaves: Dança; Yalula; Cultura; Tradição e Danças Tradicionais.

Introdução

O presente artigo apresenta-se sob tema: Dança da Cultura Chuabo Estudo de Caso da dança Yalula na Cidade de Quelimane. Com o trabalho, pretendemos compreender a dança yalula, assumindo como cultura, tendo em conta o contexto actual”.

O nosso estudo materializou-se na cidade de Quelimane, concretamente nos bairros de Namuinho, Janeiro, 3 De Fevereiro, é na Localidade de Maquival, onde se pratica esta dança yalula na província da Zambézia. Portanto optamos por este local por ser o espaço que nos despertou interesse no tema, após ter vivenciado, algumas sessões de yalula.

Para tal, o tipo de pesquisa, quanto ao método de abordagem é qualitativo, método quanto ao objectivo e descritivo, o método de procedimento monográfico e bibliográfico, pois, pretende-se com a pesquisa estudar fenómenos sociais particulares e singulares no seu contexto real. Para a realização desta pesquisa, foi feita uma revisão bibliográfica em torno de obras que discutem sobre o tema em estudo. Essa revisão serviu para contextualizar o tema desta pesquisa e fundamentar a análise dos dados que serão extraídos do estudo de caso.