CUSTO TRIBUTÁRIO

Por Manoel Leandro Seixas | 31/05/2015 | Economia

CUSTO TRIBUTÁRIO

        

Manoel Leandro Seixas*

Planejamento financeiro e orçamentário, na gestão de caixa e de pessoal, na formação de preços e nos processos produtivos. 80 tributos. 8milhoes de empreendedores.

O Sistema Público de Escrituração Digital, instrumento técnico fiscal.

As informações sobre a gestão de estoque, financeira, logística, tributaria e de pessoal migram do meio físico, o papel, para o digital, por meio de documentos e livros fiscais eletrônicos. Todas as operações realizadas estão registradas.

Essa rede digital forma um ecossistema interconectado de troca de informações entre clientes, fornecedores, transportadoras, organizações contábeis e, autoridades tributárias, o Estado.

O Estado quer relatórios de gestão e governança para saber o que a empresa comprou, de quem e quanto, mesmo nível de detalhamento que passou a exigir no campo das vendas.

Esmiuçando os tributos envolvidos e apurados nessas operações, bem como quem são os funcionários, quanto eles recebem e todos os eventos de suas vidas profissionais enquanto contratados.

Esse movimento todo é um grande apelo à administração, organização, controle e planejamento.

Os profissionais empenhados nas tarefas de planejamento e controle têm suas ações monitoradas fisco. Portanto seus erros e acertos estão expostos ao mundo. Para evitar os erros esses profissionais tem de buscar as ferramentas necessárias, a do conhecimento, antes que sejam castigados pelo fisco.

Os empresários, empresas, empresas contábeis precisam se adequar a visão de Sistema Público de Escrituração Digital que nada mais é que uma poderosa ferramenta de fiscalização, fazendo com que os profissionais envolvidos no processo passam a transmitir informações na integra e em meios digitais.

*MANOEL LEANDRO SEIXAS é pedagogo, orientador educacional, advogado, especialista em direito agrário.

Artigo completo: