Custo Industrial

Por João Placoná | 12/01/2008 | Adm

CUSTO INDUSTRIAL

ESSE ILUSTRE E QUASE DESCONHECIDOPARA AS PEQUENAS E MÉDIAS INDUSTRIAS.

Chamamos de custo industrial a soma dos gastos com bens e serviços aplicados ou consumidos na produção de outros bens.

Para se apurar comprecisão o custo de produção de um bem é necessário ter em mãos um relatório com as despesas gerais, subdivididas em despesas variáveis e fixas, diretas e indiretas, bem como, um bom critério de rateio, um mapa com o apontamento da mão de obra, um demonstrativo das horas máquinas e um almoxarifado que controle as saídas das matérias primas e materiais secundários.

Atualmente, todo empresário compromissado com resultados deve contar com um mínimo de organização interna, capaz de posicioná-lo sobre os custos dos produtos, para auxiliá-lo nas decisões. Em ocasiões de retração da demanda, tais informações assumem papel importante, uma vez que somadas as do ambiente externo e sobre a concorrência, permitem a correta interpretação das nuances do mercado, capacitando-o ao gerenciamento eficaz do seu negócio.

Neste contexto, pedimos a sua atenção para determinados benefícios que poderão ser obtidos com a introdução em sua empresa de um sistema de apuração de Custos Industriais. Destacaremos a seguir, alguns relacionados com o sistema em questão:

BENEFÍCIOS

·A constatação da viabilidade ou não do empreendimento;

·A certificação do correto processo de custeamento dos produtos;

·A certificação do correto processo de formação do preço de venda e não apenas baseado no concorrente;

·A identificação dos produtos mais rentáveis - mais lucrativos - os deficitários que devem ter os seus custos revistos ou simplesmente eliminados da linha;

·O impacto no resultado da empresa, eliminando-se determinados produtos da linha;

·A influência no resultado, caso variem os custos de matéria prima e mão de obra;

·A identificação do nível de redução de custos fixos e variáveis necessários para manutenção ou colocação de um produto no mercado a preço competitivo;

·A determinação do volume de vendas necessário, com ou sem alteração de preço, que permita melhor rentabilidade/lucratividade, ou, aumento no prazo de vendas, etc.

Poderíamos elencar outros benefícios que poderão se aplicar especificamente à sua empresa. Entretanto, nosso objetivo neste momento é alertar V.Sas., para a relação custo-benefício que poderá ser obtida com a implantação de um sistema de custos.