Cursos de inglês fazem parcerias com agências de intercâmbios
Por Park Idiomas Franchising | 09/07/2013 | EducaçãoAs demandas de estudantes que querem aprender uma nova língua vão além de estudar inglês em uma sala de aula – cada vez mais as pessoas querem ter uma experiência com o idioma, o que garante maior fixação da língua aprendida.
Com isso, além da preocupação de oferecer cursos práticos, atividades extras e um método voltado para a comunicação oral, as escolas de idiomas têm se preocupado também em facilitar o canal para os estudantes que querem ir além e explorar outros territórios para, assim, praticar e aprimorar a língua em situações reais.
Parcerias com agências de intercâmbio e escolas de inglês, com o fim de viabilizar esta experiência para os alunos interessados, são cada vez mais comuns. Algumas escolas, inclusive, já foram além e se tornaram verdadeiros Centros de Idiomas, onde em um só lugar é possível estudar a língua e explorar outras oportunidades fora de sala de aula, como o intercâmbio cultural.
Escolas que não comportam essa estrutura ou não têm interesse em expandir o ramo de atuação, comumente suprem essa demanda informando seus alunos sobre programas de intercâmbio – alguns, inclusive, subsidiados pelo Governo.
Cursos de inglês preparam aluno para ingressar em programas de intercâmbio
Programas de Intercâmbio oferecidos pelo Governo (ou outros grupos que ofereçam subsídio) normalmente contam com processo seletivo, sendo que a proficiência no idioma é fator determinante para o ingresso ou não em um desses programas.
Nesse cenário, os cursos de idiomas precisam estar preparados para capacitar seus alunos, para que os mesmos estejam aptos diante dessa e outras oportunidades, nas quais o conhecimento de inglês pode fazer toda a diferença.
Alunos regulares de cursos de idiomas que optem, por conta própria, por fazer um intercâmbio em outro país – fazendo algum minicurso na sua área de atuação em inglês, por exemplo – também estarão mais preparados se o idioma não for um problema.
Além disso, alunos com conhecimento prévio no idioma otimizam os resultados que um intercâmbio pode oferecer, ao contrário de alunos que viajam em busca de seu primeiro contato com a língua. Estes, em um primeiro momento, passarão por um processo de aprendizagem que poderiam ter tido no próprio país natal, por meio dos cursos de inglês.