Sempre que um novo concurso público é aberto é lançado um edital contendo todas as informações a respeito dele, bem como prazos, conteúdo, limitações e etc. Uma boa leitura em seus tópicos deixa claro tudo que é necessário para que, no dia da prova, tudo ocorra bem. Porém muitos concurseiros deixam de lado esta leitura, pois, ao fazerem um curso pra concurso eles acreditam que as informações do edital também serão passadas. Enganam-se!

Geralmente a desculpa apresentada para não ler o edital é que ele é muito grande ou muito confuso. Grande ele é, mas costuma ser bastante claro e divido em tópicos específicos que ajudam na busca pelas informações. Se o concurso realizar uma prova física, por exemplo, estará no edital esta informação. Quem prefere não ler é pego de surpresa no dia da prova.

Regulamentação: a importância de saber o que está no edital

O conteúdo do edital regulamenta o concurso. Ao completar sua leitura o concurseiro, além de conhecer melhor o concurso para o que irá realizar a prova, conhece seus direitos e deveres. O que estiver escrito no edital, a menos que seja retificado, deve ser cumprido. Caso algo seja feito diferente da maneira prevista e o concurseiro se sinta prejudicado, é através do edital que ele poderá recorrer a seus direitos.

Portanto se você vai prestar algum concurso em breve, leia com atenção o edital para não ter nenhuma surpresa no dia. Também foque seus estudos no seu curso para concurso para garantir um bom desempenho na prova!