Em uma sociedade tão conturbada onde as populações, independentes de clase social, vivem em um modo rápido demais para a contemplação do Belo da vida mas lenta, vemos a necessidade de divulgação de uma das obras desse mestre que é uma lenda viva existente na nossa era. Augusto Cury publicou a Receita mais poderosa para a cura mental de uma população que adoeceu por não estar preparada para as fases da pós modernidade. Resultado, acham o antidoto com alivio rápido para gerar sonolencia, mas não mostram a cura. Nessa breve síntese, será receitado a primeira dose desse poderos e infalível remédio. 

O PAIQ (Programa  da Academia de Inteligencia da Qualidade de Vida), por ser um projeto pioneiro, tem como objetivo envolver a educação, a psicologia preventiva, a psiquiatria social, a sociologia, a socioterapia para atingir todo e qualquer ser humano, independente de sua cultura, condição social, religião, nacionalidade e pode ser introduzido também como nova disciplina na grade curricular das escolas e revolucionar a educação.

A última fornteria da ciencia é desvendar a natureza da energia psíquica e os segredos  da nossa inteligência. Nossa espécie tem o privilégio de ser uma espécie pensante entre milhões exiitentes na natureza, mas infelizmente, ela nunca honrou adequadamente a arte de pensar. Aparanóia de querer estar acima do outro e as guerras ideolólicas, comerciais e físicas são refelexos de uma espécie doente e dividida. No teatro da nossa mente, somos todos iguais. Somos seres humanos e pertencemos a uma única e fascinante espécie.

A vida que pulsa dentro de nós é uma joia no teatro da exitência e cada ser humano é uma mundo a ser explorado, uma história a ser compreendida, um solo a ser cultivado. É irracional valorizermos alguns artistas de Hollywood e naõ valorizarmos na mesma estarura nossa indecifrável capacidade de pensar. Muitos podem não ter fama e status social, mas para a ciência todos somos igualmente complexos e dignos. Einstein e Freud não tiveram mais segredos psíquicos do que um faminto do terceiro mundo. Essa é uma verdade científica.

Respeitar e tomar algumas pessoas como modelo é saudável, mas supervaloriza-las bloqueia nossa inteligência e capacidade de decidir. Aprimeira grande lei da qualidade de vida do programa PAIQ é: ser autor da sua própria história e para isso é necessário primeiramente enxergar a grandeza da vida e nunca se diminuir, se inferiorizar ou ter pena de si mesmo. Em segundo lugar, ter consiencia que somos iguais e nas difenças nos respeitarmos. E em terceiro lugar, resgatar a liderança do "eu" para ser líder de si mesmo.

O "eu" é a nossa indentidade, nossa capacidade de analisar as situações, duvidar, criticar, fazer escolhas, exercer o livre arbítreo, corrigir rotas, administrar as emoções e governar os pensamentos. Quantas vezes pensamos o que não queremos? Um "eu" doente, sem estrutura e maturidade é escravo das emoções destrutivas. Quando contrariados, criticados ou atravessam perdas, têm reações agressívas ou sofrem excessivamente. Somos construtores da nossa personalidade através da liderança do "eu". 

E devido a fragilidade do "eu" a maioria das pessoas ficam na plateia assisttindo seus conflitos e misérias psíquicas encenados no palco. Precisamos sair da platéia e dirigir nossa história. As teorias psicológicas que dizem não ser possívél mudar a personalidade do adulto estão cientificamente erradas nessa área, pois os adultos pode sofrer transformações substanciais. Pensar é transformar-se. o programa PAIQ é desenvolvido para pessoas que analisam sua historia e tem conciência de que precisam ser mais tranquilas, pacientes, tolerantes, mesnos anciosas e estressadas.

Algusn são controlados pelos seus traumas do passado, outros, pelas decepções do presente. Uns resolvem com facilidade suas dificuldades, outros perpetual suas doênças psìquicas por anos ou décadas. Milhóes de possoas nunca aprenderam que podem e devem gerencias seus pensamentos e emoções. Como serão líderes de si mesmas se não se conhecem minimamente? Muitos tornam-se máquinas de trabalhar. São admirados socialmente, mas tem péssima qualidade de vida. Empobrecem no único lugar onde não podemos ser miseráveis. Você pode adiar muitas coisas na sua vida, mas não a decisão de ser autor da sua própria história. Avida é um grande livro. É sua responsabilidade escrever seus textos.

Para o Mestre dos Mestres, cada ser humano, independente dos seus erros, era uma joia única no palco da vida. Para Ele ninguém era incorrigível. Mesmo sendo frustrado pelas pessoas jamais desistiu delas. Ele cria que valia a pena investir em cada ser humano, ainda que a sociedade quisesse eliminálo como um lixo social. Por exemplo, as prostitutas em sua época eram apedrejadas em praça publica e mortas. Tentar defender uma era loucura, Jesus tinha coragem de correr o risco por elas mesmo que as não conhecesse. E muitas vezes não protejemos nem quem amamos.

Alguns professores não conseguem ver que por traz da agresividade dos seus alunos existe um grito de criança pedidndo ajuda. Alguns juizes julgam réus sem levar em consideração o sofrimento que motivou a ação. A justiça deve ser cega para ser justa, mas jamais deveria deixar de ter coração. Certa vez uma mulher foi pega em frlagrante adultério. Os farizeus a arrastram para o local onde o Mestre  dos mestres ensinava uma multidão e fizeram-lhe uma pergunta fatal: "Qual será o seu veredito?". Sabiam que Ele discursava sobre compaixão e o perdão como nenhum poeta jamais discursara. A multidão ficou paralisada. 

Frequentemente, reagimos sem qualquer lucidez nos momentos de tensão. Os instintos controlam nossa inteligência. Os opositores de Jesus estavam dominados pela raiva e esperando uma resposta. Mas a resposta não veio... Ele usou o silêncio e nos deu uma grande lição. Nos primeiros trinta segundos em que estamos estressados cometemos nossos maiores erros. Jesus voltou-se para dentro de si, dominou sua tensão, preservou-se do medo, resgatou a liderança do "eu". Foi autor da sua própria história num momento em qua qualquer psiquiatra seria vítima.

Ele começõu a escrever na areia. Se esperava tudo, menos esse comportamento, seus opositores ficaram perplexos. Somente alguém que sabe ter domínio próprio e fazer escolhas é capaz de encontrar um lugar de dencanso no centro de uma guerra. Desse modo, como como um artesão da inteligência, o Mestre dos mestres golpeou-os com uma lucidez imprecioante. Disse-lhes: " Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro qua lhe atire a pedra!". Ela poderia ser apedrejada na sua frente. Ele autorizou atirarem a pedra nela, mas mudou a base do julgamento. Teriam que avaliar a história deles para depois julgá-la. 

Desse modo, sairam da platéia e entraram no palco da sua mente e deixaram de ser vítimas do seu preconceito e sairam da cena. Ele não foi apenas Mestre dos mestres na qualidade de vida, mas também o maior promotor de saúde mental que ja se tem conhecimento. Esse feito equivale a desarmar um terrorista e leva-lo a encontar uma fonte de sensibilidade dentro de si mesmo. A melhor maneira de desarmar um agressor é surpreende-lo , seja com silênci, seja com um elogio.

Para que as pessoas sejam curadas de suas doenças e traumas é necessário que elas, assim como Jesus ame sem ver divisão social, perdoe sem deixar resquicios de mágoas, valorize-se cada vez que ouvir críticas. Treine aprender a pensar antes de agir. Nunca desista das pessoas que ama e nunca desista de si mesmo.Exercite diariamente sair da platéia, entrar no palco de sua mente, ser líder de si mesmo. Enfrente com dignidade suas dores, angustias, pensamentos negativos. Dessa forma não haverá espaço para doença alguma e sim muita saúde.

REFERÊNCIA

Cury, Augusto, 1958-12 semanas para mudar uma vida / Augusto Cury. - 3. ed. - São Paulo: Planeta, 2015.