Homens vaidosos gostam de cuidar do corpo e beleza, favorecendo sua estética e procurando tratamentos ou soluções para manter a aparência em dia. Um dos principais aspectos que envolvem seus cuidados é o cabelo.
Há alguns cuidados essenciais para o cabelo masculino. Veja, abaixo, quais são eles.
1. Lavar diariamente
Assim como muitas mulheres, o cabelo masculino também deve ser lavado todos os dias, principalmente para controlar os níveis de produção de sebo e oleosidade que podem causar um aspecto desagradável. A água, para enxaguar os fios, deve ser morna, pois quando muito quente pode ativar a produção das glândulas, que pode causar o excesso de oleosidade e até mesmo a formação da caspa.
2. Evite condicionador
Muitos homens possuem cabelos curtos, evitando o condicionador, pois o produto deve ser aplicado somente nas pontas e, neste caso, ficará muito próxima à raiz. Caso queira aplicar o produto, prefira passá-lo duas à três vezes por semana, evitando o contato com o couro cabeludo.
3. Hidratação
O cabelo masculino também sofre a ação de resíduos e do ambiente externo, podendo causar danos aos fios, assim é necessário, ocasionalmente fazer uma hidratação. Escolha o creme mais indicado para o tipo de cabelo e aplique-o para repor os nutrientes necessários para que o cabelo possua uma boa aparência.
4. Shampoo e condicionador
Os dois produtos devem estar de acordo com a textura do cabelo, assim para fios muito ressecados, deve-se buscar no mercado um shampoo e condicionador que enquadre-se neste padrão. Esta necessidade existe porque há diferenças entre o cabelo de uma pessoa e de outra, assim como há a diferença de cabelo masculino para feminino, o primeiro, normalmente, sendo mais oleoso.
5. Finalizadores
Ao inovar com um penteado, muitos homens utilizam finalizadores, estes que podem ser pomada, gel e até mesmo reparador de pontas. É essencial que estes produtos sejam utilizados com cuidado, dentro das composições ideais para tratamento e cuidados com os fios, preferencialmente sem álcool. A aplicação deve ser feita cuidadosamente, sem contato com a raiz e espalhando corretamente para que as madeixas não fiquem oleosas.
6. Corte
Assim como as mulheres, o corte de cabelo masculino deve ser frequente, primeiramente porque que, ao retirar a parte danificada das pontas, é possível que o cabelo cresça mais e com maior força e brilho. O visual com cabelo cortado também permite oferecer um visual mais sofisticado e sério, pois o corte escolhido deve ser mantido em dia para que não cresça demasiadamente e ofereça uma sensação de desleixo.
7. Evitar acessórios
Diversos homens são apaixonados por bonés, chapéus e gorros, porém estes acessórios devem ser usados com moderação. Ambos deixam o couro cabeludo muito abafado, o que poderá resultar no aumento de sebo pelas glândulas sebáceas.
8. Caspa
Por conta do aumento de oleosidade em cabelo masculino, é necessário exercer cuidados contra a caspa, pois muitas vezes o problema pode causar coceiras e diferentes problemas. O tratamento pode ser feito com shampoo especial para remoção de caspas, além de consultas ao psicólogo para solucionar problemas de stress, por exemplo. Alterações hormonais também podem ser a causa da caspa, realizando exames para verificar se todos os níveis de elementos no sangue estão de acordo com o esperado.
9. Calvície
Ao atingir determinada idade, muitos homens enfrentam o problema de calvície, principalmente quando há a herança genética. O afinamento dos fios pode ser solucionado, minimizado ou retardado. Há alguns shampoos e condicionadores especiais para pessoas calvas, assim como tratamentos indicados por médicos, são duas soluções para calvície, além de produtos que são ofertados no mercado que prometem o crescimento do cabelo. O uso de hormônios anabolizantes, usados por homens na academia, podem ser fatores agravantes da calvície, devendo reduzir a quantidade ingerida ou descartá-los de seu dia a dia.