A CRUZ OU O TRONO

Texto Base: João 6:14-15
Vendo, pois, aqueles homens o milagre que Jesus tinha feito, diziam: Este é, verdadeiramente, o profeta que devia vir ao mundo. Sabendo, pois, Jesus que haviam de vir arrebatá-lo, para o fazerem rei, tornou a retirar-se, ele só, para o monte.

1. INTRODUÇÃO
O Senhor Jesus havia acabado de realizar um milagre extraordinário! Milhares de pessoas, que haviam se reunido para ouvi-lo, puderam ser alimentadas porque ele multiplicou a uns poucos pães e a uns poucos peixes. Aquele milagre impactou os presentes, que maravilhados, quiseram aclamá-lo rei sobre eles.
Mas, Jesus, cujo reino não é deste mundo, não aceitou aquela honra passageira, que na verdade era uma cilada para distrair a atenção da sua missão.
Rejeitando o trono, Jesus estava fazendo a sua opção pela cruz.  Essa escolha entre a cruz e o trono é a escolha central do evangelho e é a nossa decisão diária: CRUZ OU TRONO?

2. A GRANDE ESCOLHA
Por trás de cada decisão que temos que tomar em nossas vidas, no dia-a-dia, está essa premissa: A CRUZ OU TRONO. Quando decidimos por fazer a nossa vontade, independentemente da vontade de Deus, estamos fazendo a opção pelo TRONO. Muitas vezes a nossa vontade conflita com a vontade de Deus e nessas ocasiões a decisão em fazer a vontade de Deus e de honrar a Deus é a opção pela CRUZ! 

3. O EVANGELHO DE CRISTO É O EVANGELHO DA CRUZ
O evangelho da cruz é o evangelho do compromisso com a Palavra de Deus, da renuncia daquilo que não honra e não glorifica a Deus. Renunciar-se requer por vezes, um preço bastante alto!

4. QUANDO OPTAMOS PELO TRONO, ESTAMOS TRILHANDO PELO MESMO CAMINHO DE LÚCIFER E DE MUITOS
A vontade de Deus está expressa na Sua Palavra, a Bíblia Sagrada. Quando desprezamos a vontade de Deus em detrimento da nossa vontade, seja ela motivada pelo que for, estamos nos igualando a Lúcifer e tantos outros que vieram antes de nós e virão depois de nós. E que modelo horrível alinhamos a nossa vida! 

5. AO ESCOLHERMOS A CRUZ NOS IDENTIFICAMOS COM CRISTO
O Espírito Santo nos propõe, em principio, o estilo de vida de um crucificado. O crucificado tem os pés presos e as mãos presas. Ele não pode ir aonde quer, nem fazer o que quer. Assim, nós já não agimos pela nossa vontade humana ou pela mente carnal, mas dependemos totalmente de Deus. Nossas atitudes e nossos sentimentos estão crucificados, com Cristo.

6. CONCLUSÃO
No final quem escolhe trono encontra a cruz e quem escolhe a cruz encontra um trono! Nossa vida humana é uma experiência passageira e breve, mas existe uma dimensão eterna que nos espera. Quando optamos por honrar e glorificar a Deus com os nossos sentimentos e com as nossas atitudes, somos também abençoados e honrados por Deus nessa vida e na eternidade. Tantos, porém, são os exemplos que conhecemos dentre aqueles que estabeleceram para si como estilo de vida “O TRONO”, mas que no final encontram com a cruz através dos sofrimentos das crises, das enfermidades, da tragédia, do drama familiar, etc.
Então, essa é a grande decisão que cabe a cada uma de nós: A CRUZ  OU TRONO?