O Becco do Cotovelo Silenciou!

 

O “POINT” mais badalado da cidade encontra-se mudo, calado e quieto. O Becco do Cotovelo com um “C “ a mais na sua nomenclatura. O “C” de cidadania que todos e todas são iguais sem distinção.

 

O Becco é o ponto de encontro dos poetas, jornalistas, cronistas. Dos noticiários semanais na “boca do povo” dos últimos acontecimentos oriundo no centro e bairros de Sobral. Digo-lhes, queres saber algo sobre Sobral vai lá! Tira um tempinho, dá uma passadinha e fica observando meia horinha só. Os populares e desocupados que habita essa nossa Rua do Ouvidor – apelido que a coloquei com uma semelhança numa rua na cidade Maravilhosa – Rio de Janeiro – este também ponto de encontro de grandes intelectuais, vendedores, cafés e poetas. Então saberá as notícias marcante de nossa urbe.

 

O Becco é dos poetas, dos jornaleiros, de amantes de um bom café matinal, do iluste e senhor Luiz Torquato e do Sr. Prefeito do Becco - Expedito Vasconcelos e Dona Lourdinha. Dos pedintes e transeuntes que perambulam por lá. Dos turistas que visitam nossa terra.

 

O Becco do Programa ao vivo do edil Radialista Ivan Frota nos dias de sábado. De outrora, o Becco que escoava mercadorias nos lombos de animais para os quintais dos casarios, levado por negros e escravos com sacas de farinha, grãos de café, da famosa pinga, (cachaça serrana) e beiju. Das frutas abastecidos pela Serra da Meruoca. No entroncamento pela antiga Rua Nova do Largo do Rosário e Rua Velha do Rosário, contada em livros por nossos historiadores.

 

Ah! beco querido que transborda vida, paixão pelos sobralenses, do salutar poemas dos poetas e escritores. Das partituras encontradas em estroves escritas em papel avulso cantada ao som dum violão afinado de cantores e dos artistas de rua. Das palavras e promessas de nossos representantes.

 

Cala-te Becco por um instante, sem murmúrio e sem lamento, mesmo por um indeterminado tempo, mas, já tornarás o que é e sempre serás.

 

Meu coração por ti, braveza e bate forte por teu silêncio enquanto sua vivacidade...

 

_____________

Wilamy Carneiro é professor,  cronista, historiador, poeta e escritor. Autor do Livro "Um Homem de Mente Brilhante" - Padre Francisco Sadoc de Araújo.  Em 2020 publicou o Livro "Frases e Pensamentos para Refletir". O Autor é  Membro da ALMECE- ACADEMIA DE LETRAS DOS MUNICÍPIOS DO CEARÁ - CADEIRA N º 97  Forquilha - Ceará.. 

28.02,2021

___________________________________________

Texto e foto de Wilamy Carneiro. Neste dia de 27 de Fevereiro de 2021, enquanto passava pelo Becco do Cotovelo de Sobral.