OS CAUSOS DE PADRES SADOC  DE ARAÚJO COM - "O Menino que se chamava Durex".  

 

Por: Wilamy Carneiro 

 

"Intitulado de muita horaria, Cônego Sadoc de Araújo é uma memória viva de nossa história. Através de seu legado, de suas escritas e exuberantes pesquisas, encontraremos a origem de nossa gente e de nosso povo. Sem ele, não tenho dúvida que nossa história estaria incompleta e obsoleta”. 

Wilamy Carneiro Vasconcelos

Poeta e escritor sobralense.

 

 

          Padre Sadoc além de muitos predicativos, sabia como ninguém contar seus causos vividos com aqueles que lhe interpelava. Vez por outra, após a homilia nos encantava com suas experiências do dia-a-dia.

Aqui lhes apresento uma que me chamou atenção. Ei-lo o que vou contar;

           

 - A igreja estava lotada. Vinha gente de todo canto. Além dos moradores do bairro, outros  bairros circunvizinhos faziam-se presentes naquele dia. Tinha gente até de cidades mais próximas. Apesar de morar em regiões limítrofes da zona urbana e rural de Sobral, muitos deixaram nossa cidade, mas suas raízes estavam por cá. Seus pais, avós, tios, sobrinhos e padrinhos. Era um Momento de reunião entre as duas famílias -  A dos pais da criança e dos padrinhos.

 

          O entra e sai de visitantes parecia um formigueiro. A criançada vestida de branco. Pais e padrinhos seguindo a tradição dos festejos e o ritual do batizado que estava para realizar-se.

 

Os bancos da igreja mal cabiam uma alma penada. Um tapete aveludado separava as duas alas de bancos da esquerda e da direita da igreja do cristo Ressuscitado, dando um toque de requinte. Parecia noite de gala nos mais disputados lugares de Hollywood. Tudo pronto para iniciar a celebração com batizados, O Batismo é o primeiro Sacramento na vida do cristão - é o sacramento através do qual o Sacrifício Pascal de Jesus Cristo se aplica às almas, Os Pais pedem o Batismo para a criança, o sacerdote convida-lhes a traçarem o “Sinal da Cruz” na fronte da criança; exprime o primeiro encontro da criança com a fé em Jesus Cristo e na Salvação pela morte redentora do Senhor na Cruz.

 

Após todo preparativo da celebração e homilia. Padre Sadoc caminha para a Pia batismal e disse:

 - Pais! Tragam-me para cá as crianças,

 

Acompanharam pais e os padrinhos. Após repetidas vezes na celabração do batismo, com a criançada, umas chorando outras caladas. Diz: 

- Chamem a próxima! Ao pegar a água para purificação da criança em sua cabeça, Padre Sadoc faz a leitura do batismo lembrando Cristo  Jesus nas águas do  Rio Jordão, batizado por João Batista. De repente Padre Sadoc faz a pergunta:

 

-  Qual o nome da criança mãezinha?

- Responde a mãe satisfeita - É Durex de Sousa  Silva.

 

Num espanto Padre Sadoc argumenta:

 

 - Durex? – É isso mesmo que estou ouvindo! Não tinha outro nome melhor e mais comum. João, Pedro ou José não seria mais bonito mãezinha. A mãe com um tom de exuberância fala que escolheu o nome “Durex” por  achar bonito e mais difícil de pronunciá-lo. E ao falar por duas ou três repetidas vezes fazia um arrastado prolongado no final do nome com a língua pregada – Rex! Rex! Rex!

Padre Sadoc retruca:

 

- Mas, minha senhora, Durex não é nome de gente - Durex é substantivo Masculino. Durex é fita adesiva. E completou sua explanação. É uma fita-cola que serve para pregar papel de presente. É isso mesmo que vai chamar seu filho.  

 

Por alguns segundos, um turbilhão de incerteza  formou-se na cabecinha da mãe da criança. Primeiro por ter Padre Sadoc dito que Durex era Substantivo masculino, pois, a criança era um menino.  

O amigo e professor da UVA, Padre João Batista Frota - Pároco da Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio  certo dia fez a citação para com o nosso histpriador. Assim disse ele:  

“Exímio comunicador e mestre no uso de imagens e comparações, faz-se entender pelo mais simples, mesmo ao transmitir as ideias mais profundas. Outra faceta, digna de destaque no educador, é a sua verve humorista. Monsenhor Sadoc sabe temperar com um “pitada” de humor as suas palavras e reflexões, de maneira que é sempre gostoso ouvi-lo.

 

TEXTO E PUBLICAÇÃO DE WILAMY CARNEIRO.

_________

NOTA: Fato contado por Padre Sadoc numa de suas palestras e momentos de descontração.

Homenagem ao maior historiador do Século XX no Ceará.Douto de muitos predicativos e honrarias, Cônego Francisco Sadoc de Araújo - Padre Sadoc é um historiador nato, e memória viva de nossa região. Suas escritas e livros contribuíram para o "Resgate Histórico" de nossa região e de nosso povo. Um deles com cinco volume - Cronologia Sobralene. Atualmente, prestes a completar 89 anos no dia 17 de Dezembro de 2020 - Padre Sadoc vive em seus aposentos na lateral da Igreja do Cristo Ressuscitado, no Bairro da Ressureição onde  a mesma fora construidapor ele com a comunidade local.  Está sob cuidados de profissionais da saúde, devido sua visão comprometida e por sua idade.