Nessa vida nada se perde: ou se ganha, ou se aprende!

Somos seres transitórios, daí a importância, a crucialidade da fé...

Se o ser humano, sabendo sua finitude, não se deixar abraçar pela fé, sua existência tornar-se-a vazia de sentido, propósito, razão... Então, seria o ser humano uma criatura apenas. Nada mais.

Termos discernimento, nos torna capazes de aprender e buscar por sabedoria. Essa sabedoria deve estar atrelada a fé e certamente essa dualidade nos tornará aptos a viver e sorver da vida tudo que ela há de oferecer. Como força para resistir às intempéries e serenidade para desfrutar das bonanças.

Pois é, a vida é tudo isso: tempestade e calmaria. E nós somos parte dela. Estamos todos conectados e suscetíveis a esse "tudo", por isso, a compreensão de que nesse "tudo" cabem coisas que consideramos boas e também coisas que consideramos ruins é essencial.

Quando chegamos a essa consideração, passamos a ponderar melhor. Tendemos a lidar melhor com nossos medos e anseios. Olhamos o outro com mais complacência e empatia, afinal, somos todos humanos. Estamos todos nessa vida passando pelo mesmo percurso. Alguns mudam de rota, pois a vida também nos permite fazer escolhas. Se podemos escolher seria de nossa autoria certos trajetos que cursamos, não acham?

Então, por que nos precipitamos a decidir antes de termos sabedoria e fé? Penso que há nesses casos, grande probabilidade de falharmos...

O ser humano privado de conhecimentos que lhe tragam sabedoria e de ensinamentos que lhe inspirem a fé, de certo estará fadado ao sofrimento, pois, seu obscurantismo lhe infligirá mais malefícios que benefícios. E como acredito que estamos todos conectados, em maior ou menor proporção, todos sentimos na pele essa movimentação cíclica que chamamos de vida...

Quem dera a humanidade inteira compreendesse que a vida é unica e cada elemento dela nos afeta e transforma. Juntos, somos esse "organismo" que chamamos de vida.

A vida é isso: todas as pessoas e seres viventes e a maneira como se relacionam!

Ainda haverá o dia em que estaremos prontos, preparados para essa verdade, e enfim, seremos livres...