Eng. André Lúcio Gonçalves da Silva  [email protected]

 

 

Resumo

 

    Com o objetivo de entender o que é a critica, o que ela representa para a sociedade e quais são os objetivos a fim de desmistificar o conceito errado sobre a mesma que se confunde com senso comum e suas definições bem como a subjetividade dentro da critica que apresenta muitas vezes uma visão negativa para a palavra que tem como objetivo avaliar uma serie de proposições e artefatos além da própria analise critica sobre os mais diversos assuntos dentro da sociedade e assim apresentar uma ideia mais clara sobre a mesma evitando a associação da critica ao senso comum.

Palavras chaves: Critica, Conhecimento, Subjetividade, Senso Comum, Opinião.

 

Introdução

 

   Esse é um assunto difícil de tratar, pois exige conhecimento por parte daqueles que o fazem por que só se poder apresentar uma critica de algo ou alguma coisa que se conhece onde essa critica poderá ser construtiva ou destrutiva e isso também dependerá da intenção do de quem o faz. Vale lembrar que há determinadas características que estão contidas na critica mais não é a critica propriamente que também é confundida em muitos casos com o senso comum, ideologia, opinião e com ponto de vista que não é o mesmo que a critica, ou seja, não são sinônimos, mas confundem as pessoas de acordo com Klimick(2009) a palavra crítica (do grego crinein) significa separar, julgar. A crítica é uma avaliação que julga o mérito estético de uma obra de arte, a lógica de um raciocínio, a moralidade de uma conduta etc. A noção errada sobre a critica está presente em todos os meios da sociedade onde se acha que falar mal ou mesmo se opor ao objeto da critica é ser critico.

 

   Para ser um critico é preciso conhecer muito bem sobre o  que se pretende criticar, é preciso avaliar tecnicamente com critérios o objeto da critica, pois a critica poderá formar opiniões diversas que por sua vez poderá alavancar carreiras ou mesmo arruiná-las ou destrui-las, poderá levar alguém ao sucesso ou fracasso ou mesmo um produto ou serviço, porém há duas vertentes para a critica a objetiva e a subjetiva.

 

       De acordo com Klimick(2009) A subjetividade se aproxima do que chamamos de “gosto”, um sentimento, um prazer ou asco que temos com algo que se refere a uma identificação interior. Por isso que se diz que gosto não se discute etc.

    Critérios objetivos buscam uma racionalidade, uma avaliação a partir de um padrão com o qual a narrativa, obra de arte, teoria, é comparada. Os critérios desse padrão são uma decisão histórica e variaram muito ao longo do tempo. Basicamente são determinados por uma elite que os estipula de acordo com a tradição ou postulados teóricos vigentes em sua época. Isso para determinar se uma obra é “arte”, “marcante”, “significativa”, “de qualidade” etc. e merece receber verbas do governo. As obras ditas “comerciais” bem tem sua legitimidade dada por suas vendas, o que implica que agradaram ao público. Mas, como muitos membros da elite consideram que o povo em geral é inculto, de gostos simples e facilmente manipuláveis pela mídia, esse sucesso não é sinônimo de qualidade.

 

     A palavra critica de acordo com Sousa (2012) possui sentido exclusivamente cientifico, porque diz respeito a um diálogo entre duas pessoas que conhecem bem um determinado assunto, cuja crítica de um, faz melhorar o trabalho do outro. Com  desenvolvimento de enumeras áreas com seus campos de trabalhos específicos e a própria evolução dessa áreas surgiu  diversos tipos de críticos do critico cientifico ao critico filosófico, do critico literário ao critico musical e assim por diante, mas tudo dentro de um estudo com conhecimento teórico do assunto a ser criticado.

    

 

Critica ou Senso Comum?

 

    A critica tem uma grande importância nos meios hoje, pois ela faz com que os trabalhos sejam melhorados a medida que recebem acrítica onde é passado para quem desenvolveu o trabalho a forma que ele esta sendo visto pelos que leem , ouvem, usam, degustam, operam e assim por diante, porém a critica vista por quem não entende ou conhece o objeto da critica e ouvem quaisquer tipo de comentários bons ou maus efetuado por outros como usuários, consumidores ou espectadores sem conhecimento técnico ou teórico na área especifica para realizar a critica onde esses com seus comentários e indagações apresentam algo baseados simplesmente no senso comum como: ponto de vista, comentários, reclamação ou sugestões e esses geralmente são classificados equivocadamente como crítica pela sociedade em geral, sem nenhum critério muitas vezes, mas não menos importante nem sem valor, como alguns pensam, pois para o desenvolvedor é importante também esses comentários para o melhoramento do trabalho ou do produto mais esses não podem ser caracterizados como critica.

  

    Há também aqueles que não se importam com a critica e acreditam que sua obra esta ótima independente das opiniões dos pros e dos contras ou mesmo das criticas, principalmente por que hoje se vende tudo tanto as obras boas como as más, obras no sentido geral seja trabalhos de quaisquer tipos para quaisquer finalidades, porém criticamente falando não é bem assim que se avalia uma obra, pois nem sempre a maioria esta correta em suas avaliações porque nem todos são realmente críticos e nesse caso esta sendo confundida com o senso comum, opinião e ponto de vista, ou seja, o gosto de cada um e isso não deve ser considerado como critica.

 

     Senso comum significa um tipo de conhecimento adquirido pelo homem a partir de experiências, vivências e observação do mundo. É uma forma de conhecimento vulgar ou popular. Caracteriza-se por conhecimentos empíricos acumulados ao longo da vida e passados de geração em geração.  É um saber que não se baseia em métodos ou conclusões científicas, e sim no modo comum e espontâneo de assimilar informações e conhecimentos úteis no cotidiano.

    O senso comum é uma herança cultural que tem a função de orientar a sobrevivência humana nos mais variados aspectos. Através do senso comum uma criança aprende o que é o perigo e a segurança, o que pode e o que não pode comer o que é justo e o que é injusto, o bem e o mal, e outras normas de vida que vão direcionar o seu modo de agir e pensar, as suas atitudes e decisões.

    Também faz parte do senso comum os conselhos e ditos populares que são tidos como verdades e seguidos pelo povo. Por exemplo: “Deve-se cortar os cabelos na lua crescente para que cresçam mais rápido”. (significados.com.br, 2012)

       

      Como pode ser percebido sobre o senso comum é que é algo muito subjetivo associado ao gosto de cada pessoa que não segue um padrão técnico além de sofrer influencias culturais, religiosas e principalmente da educação assim como de experiências de vida, ou seja, é a expressão de pontos de vistas pessoais e isso não é critica.

 

Considerações Finais.

 

      Muitos hoje principalmente os mais jovens querem ser diferentes de alguma forma e isso implica em misturar conceitos, ações, praticas e outros o que gera muitos conflitos entre as gerações novas, velhas e intermediarias e causam confusões onde muitos assuntos ligados a ética e a moral são explorados e deturpados de formas incorretas como uma rebeldia e não para se melhorar os conceitos daquele tema por isso analise bem sobre o que se esta comentando, pois nem sempre esse pode ser considerado como uma critica, na análise do senso critico e do senso comum pode ser apresentada as seguintes diferenças básicas onde segundo a Wikipédia(2012) o conceito senso comum é a “faculdade que a generalidade dos homens possui de raciocinar com acerto”, e o senso crítico como “faculdade de apreciar e julgar com ponderação e inteligência”. Como pode ser percebido todos tem a intenção de acertar, porém nem todos poderão falar com inteligência sobre o objeto a ser criticado como já foi dito a critica poderá ser um motivo de sucesso ou fracasso do objeto da critica.  Em um mundo que esta sendo bombardeado de informações sobre tudo a todo instante através das mídias onde as informações chegam supostamente elucidadas, mas essas teorias sobre o  modo de conduta e de viver estão sendo questionados a todo instante porque o senso comum e o senso critico estão em atividade e há uma possibilidade das pessoas estarem erradas ou sendo induzidas ao erro surgindo assim grandes duvidas sobre o que é correto ou não, sobre é ético e moral, enquanto o relativismo assombra a vida cotidiana das pessoas que ficam em duvidas diante das diversas informações.

    A grande quantidade de informações faz o próprio homem entrar em estado de duvida hoje sobre sua existência, conduta, sexualidade, religiosidade e muitas outras onde se prega a união entre as pessoas e as pessoas estão cada vez mais afastadas umas das outras mesmo estando próximas como em grupos de trabalhos e outros grupos na sociedade onde se prega a paz mais a violência alimenta assustadoramente, se estimula a busca pelo conhecimento e as pessoas se tornam cada dia mais ignorantes. As pessoas costumam  dizer equivocadamente que alguém é assim porque “nasceu assim” essa afirmação só é valida para pessoas com algum tipo de deficiência ou algum tipo de anormalidade genética e hereditária, pois no geral o homem é um produto do meio em que ele vive conforme Cortella (2009) “gente não nasci pronta e vai se gastando, gente nasci não pronta e vai se fazendo” isso quer dizer que as pessoas vão se formando conforme os meios em que vivem. Criam-se grupos organizados de todos os tipos onde cada um quer ser especial com mais direitos que os outros quebrando assim a harmonia da igualdade entre homens e mulheres, pretos, brancos, loiros, ruivos, asiáticos, mestiços e indignas assim como cristãos e não cristãos, pobres e ricos onde  surgi uma verdadeira competição entre as pessoas. Se vê o conceito de casal, família e sua prole ser deturpado e confundido baseados em novos conceitos e pesquisas  mais recentes  não conclusivas sobre a sexualidade e o estado psicológico das pessoas onde essas pesquisas tentam se sobrepor a outras que contrariam a essas  novas com a argumentação de que aqueles  estudos são ultrapassados e antigos. Fala-se em raça como se cada homem fosse de uma espécie diferente um do outro biologicamente  onde na verdade o homem é uma espécie única nesse planeta não interessa de que região ele é ou a cor da pele ou o  sexo, a espécie é a mesma com as mesmas capacidades à exceção  é a funcionalidade sexual para o macho e para a fêmia, porém há aqueles que se acham superiores, melhores, mais inteligentes, mais fortes e outros, mais isso faz parte do relativismo pregado ao longo da historia nas diferentes culturas onde uns tentam sobrepujas os outros com suas ideias modernas ou mesmo antigas e arcaicas. Assim da para se ter um ideia da complexidade da critica que aborda inúmeros temas dentro da sociedade hoje, além dos conceitos errado sobre a mesma que não tem como objetivo falar mal ou mesmo ser contraria as infinitas ideias subjetivas ou mesmo as que são objetivas mais sim melhorar essas ideias.