Dia 21, em agosto de 2019.
Autor: Leízo Araujo de Souza, estudante e crítico de cinema.
Blog: CAFÉCOMFILME
CRÍTICA DO FILME "CHILD’S PLAY"​​​​​​

Brinquedo mata outros brinquedos em seu próprio cartaz. Qual é o nome do filme? Chuck sai da caixa outra vez em seu reboot, com estréia para amanhã nos cinemas. E se por décadas foi o pesadelo de Freddy Krueger, agora mortes mais violentas e fantasia com doses de terror psicológico criam tensão no segundo longa do diretor Lars Klevberg. Tendo realizado “Polaroid” e o curta “The Wall” em 2015 e 2012. Nesta ascensão aterrorizante, Buddi é diferente do brinquedo assassino criado por Don Mancini e dirigido por Tom Holland em 1988. A franquia volta a ser realizada pela MGM, com roteiro escrito por Tyler Burton Smith, de “Quantum Break”.

Transformado pela nova onda de consumo americano, o demoníaco Buddi, autodenomina-se Chuck devido a um bugs em seu sistema (Oi, HAL 9000!). O cruel assassino não é mais a alma de Charles Lee Ray, que fora transferida para o boneco através de um ritual vodu macabro. Nesta versão ele ganha concepção científica, uma inteligência artificial aprende a desenvolver seu lado mais perverso com o passar do tempo.

A convergência tecnológica lhe confere poderes inéditos e facilmente adaptáveis, como os de controlar o som do ambiente, gravar e reproduzir falas, desligar ou acender luzes. O boneco aterrorizante mantém total controle dos dispositivos criados pela Kaslan Corporation (seu fabricante), sendo uma inteligência artificial reconfigurada por um funcionário revoltado com o trabalho forçado em uma fábrica vietnamita. Este comete suicídio após implantar um chip hackeado no brinquedo, permitindo que o ódio amaldiçoe aleatoriamente quem abrir uma das caixas. Chuck agora é um robô humanoide unido ao mal e transmite aos seres humanos uma falsa impressão de segurança e comodismo, devido às transformações tecnológicas do século XXI.

Os milagres da tecnologia eliminaram muitos temores básicos da existência. Se antes o medo de ser engolido por feras lendárias atormentava os americanos, hoje temem que um simples botão possa gerar catástrofes irreparáveis em qualquer sistema artificialmente inteligente. Futuros amantes da franquia Child’s Play, estarão vacinados quanto a esta possibilidade, e particularmente convencidos de que Chuck pode um dia realmente estar brincando entre nós sem sequer ser facilmente notado. O filme vem acompanhado de uma direção de arte surpreendente, que calibra uma paleta de cores específicas em praticamente todas as cenas do filme. Predominam as cores azul e vermelho, remetendo ao sonho de consumo e ao patriotismo americano. Quem espera um Chuck de ódio razoável, pode se preparar para ver sangue jorrar na tela.

Informações brasileiras
Nome: "Brinquedo Assassino"
Estreia: 22 / 08 / 2019
Direção: Lars Klevberg
Roteiro: Tyler Burton Smith
Elenco: Aubrey Plaza, Mark Hamill, 
Gabriel Bateman, Brian Tyree Henry, 
Tim Matheson
País de Produção: EUA
Duração: 1h30'
Gênero: Terror
Classificação: 16 anos