Muito estranho o presidente Bolsonaro falar em cristofobia na ONU. Com a grande maioria católica ou outros movimentos cristãos, soa absurdo dizer que existe perseguição aos cristãos, quando esses são a maioria esmagadora da população. Seria laico um estado que não tem preferência por nenhum credo, mas alguns símbolos cristãos estão presentes em órgãos do estado, como por exemplo um crucifixo pendurado na parede do Supremo Tribunal Federal.

 

Mas isso não tem nada demais podem dizer, pois o Brasil é um pais de maioria cristã. Sabendo-se que pelo menos dois membros da Suprema Corte são judeus, que não partilham a crença em Cristo, não parece estranho? O mesmo acontece na Câmara dos deputados, no Senado e em várias repartições públicas, onde podem estar presentes pessoas dos mais variados credos ou nenhum.

 

Temos outros comprometimentos do nosso típico "estado laico", como por exemplo a isenção de impostos para templos religiosos. Recentemente foi votado no congresso o perdão da dívida de igrejas de mais de um bilhão de Reais.

Na Câmara dos deputados ocorrem frequentemente cultos evangélicos em que são utilizadas instalações do estado laico para orações como se fosse um templo religioso.

 

O PR ainda como candidato disse claramente que o estado brasileiro mesmo sendo laico, é cristão. Se é cristão não é laico e ponto final. Os deuses islâmico, judaico e o cristão não são a mesma divindade. Existem diferenças profundas, mesmo sendo o cristianismo um cisma do judaísmo.

 

Se fosse realmente um estado laico, o perdão da dívida das igrejas seria considerado uma heresia constitucional, o presidente da câmara que colocou em votação e os membros da comissão de constituição e justiça que aprovaram, deveriam perder os seus mandatos por crime de responsabilidade.

 

Enfim, se movimentos religiosos podem se considerar perseguidos no Brasil, são os de matriz africana e indígena, que são vistos por cristãos fundamentalistas como demoníacos. Há registros de ataques em que foram destruídos templos e símbolos, além do espancamento de seguidores.

 

Um verdadeiro estado laico deveria proteger o direito das pessoas seguirem qualquer crença ou mesmo não ter nenhuma, mantendo-se à distância de qualquer credo.