O e-commerce ou comércio eletrônico cresce anualmente cerca de 40% no Brasil, para se ter uma ideia, apenas na América latina, o comércio eletrônico alcançará cerca de US$ 60,7 bilhões, segundo projeção feita pela empresa de pesquisa E-Consulting. De acordo com o estudo, o Brasil é o maior mercado com 45% deste montante.

Apesar desses números, não são todas as empresas que tem sucesso no ramo, pois apesar de ser um mercado em crescimento, acaba por favorecer às grandes companhias. Porém, alguns especialistas em tecnologia acreditam que as pequenas empresas podem ter êxito na internet com o advento da computação em nuvem. Para Cristina Boner, CEO do Grupo TBA, nos próximos anos existe a possibilidade de haver uma revolução na forma de compra e venda com soluções na nuvem.

Atualmente as empresas de renome têm mais facilidade em fazer negociações online. Com suas marcas em evidência a procura é feita de forma exata, ou seja, o consumidor ou empresa interessada nos serviços vão direto ao site da companhia pra fazer o negócio. As pequenas empresas não têm essa facilidade e precisam investir não só no e-commerce, mas também em publicidade e marketing para que suas marcas fiquem conhecidas.

Entretanto esta situação pode acabar em breve. Com o cloud computing ou computação em nuvem,haverá plataformas na internet capazes de suportar um portal único, sem favorecer grandes ou pequenas empresas. "Tenho a seguinte visão, B2B e B2C, ou seja, venda para o consumidor final e venda para pequenas, médias e grandes empresas vão se misturar em um único portal, dentro de uma forma mais direta de venda", fala Cristina Boner.

Segundo Cristina Boner haverá uma reorganização na forma de fazer negócio,tanto para o mercado varejista como para o mercado corporativo. "Se tivermos disponibilidade de banda larga e bons aplicativos para colocar em um portal, vamos revolucionar a forma de comprar e vender com soluções na nuvem", explica Cristina.

As pequenas empresas tendem a crescer com esse novo formato de negócios na internet. Para Boner as pequenas empresas aparecerão e o comércio eletrônico ficará fortalecido. "As pequenas marcas terão seus próprios market places em grandes portais de venda, assim elas colocarão seus produtos em lugares que realmente terão visibilidade".

Caso queira saber mais sobre cloud computing e suas tendências, veja a entrevista completa com a CEO do Grupo TBA.