Crise na zona do euro e os padrões decaindo

Quem sofre com a crise econômica? O povo, logicamente. O caso da Grécia está cada vez mais colocando medo não só nos países europeus, mas eu vários cantos do mundo. Se isso não fosse verdade a Bovespa não sofreria a reviravolta do último dia 6 de maio. E a população começa a sofrer, pois nas grandes crises os benefícios fornecidos pelo governo diminuem ou são cortados, o vilão tributário sofre reajuste e os juros aumentam.
Restam muitas dúvidas sobre o caminhar do euro. Quando ele foi implantado em 2002 talvez alguns europeus não imaginaram muito bem as conseqüências de uma unificação monetária. Os 16 países que atualmente adotam a moeda são muito diferentes entre si. Alguns economistas arriscam e dizem que para se ter uma moeda só é necessário um país só!
É certo que muitas nações se assemelham economicamente como Portugal, Espanha, França e Alemanha. Mas ter convidado o Leste Europeu pode não ter sido uma boa idéia. A Grécia precisa aumentar suas exportações para ter superávits. No entanto para que exportem bem, os preços precisam ser baixos, todavia se os preços gregos forem baixos, eles não vão agüentar! Acontecendo isso, a moeda entra em desvalorização, o que parece não ser um caminho viável. Como negociar tanta dívida acumulada?
Quando um país chega à situação econômica na qual está a Grécia, o caos começa a reinar aos poucos. Todos os dias estamos vendo na TV a quantidade de manifestação entre os gregos. Isso lembra muito a Argentina no ano de 2001. E para sair de uma crise dessas é necessário um trabalho quase impossível e é no próximo ao impossível que os bancos e governos europeus precisam começar a pensar.
A Europa de 2010 adotará medidas mais sérias do que em outros anos e não devemos restringir problemas somente aos "PIGS" (Portugal, Itália, Grécia e Espanha), mas toda a "zona" do euro pode entrar em grande crise. É inevitável a queda dos tão invejáveis IDH?s , todavia, se as tarefas não foram feitas corretamente, o castigo vem à todos, sejam bancos, pessoas e nações ricas.