Segundo dados divulgados pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE) em abril deste ano, o número de contratos de carteira assinada dos últimos 12 meses foi o menor em relação aos último seis anos, com 493 mil vagas formais fechadas.

O mesmo levantamento mostrou que a taxa de desemprego no País foi de 13,1% no primeiro trimestre de 2018, sendo considerada a maior desde maio do ano passado.

Com essa situação alarmante, resolvemos ajudar estudantes e pessoas que estão em busca de oportunidades que lhe garantem mais estabilidade mostrando quais foram as principais contratações de 2018 e como se qualificar para elas. Vale a pena conferir.

A pesquisa é baseada nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), publicado pelo Ministério do Trabalho, levando em consideração o primeiro quadrimestre do ano de 2018.

5 profissionais mais contratados em 2018

Enfermeiro

Os profissionais de enfermagem foram os mais contratados no Brasil no primeiro quadrimestre deste ano. Essa profissão corresponde a 14,70% de todas as contratações destacadas nesta matéria.

Para se qualificar para essa profissão, o interessado precisa passar pela graduação de Enfermagem ou em cursos técnicos que variam de 2 a 4 anos, que são oferecidos nas modalidades presenciais e de Educação a Distância (EaD).

Enfermeiro | Número de contratações: 16.755

Curso: Enfermagem

Analista de Desenvolvimento de Sistemas

Os profissionais de Tecnologia da Informação (TI) são destaques de contratações no mercado brasileiro neste primeiro quadrimestre, sendo a segunda área mais desejada pelas empresas nacionais.

Para os interessados que pretendem se qualificar para esse campo, cursos tecnólogos podem ser um excelente investimento de tempo e dinheiro. A duração de um curso varia de 2 a 3 anos, com mensalidades a partir de R$149,00.

Analista de Desenvolvimento de Sistemas  | Número de contratações: 15.863

Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Farmacêutico

As profissões da área da saúde estão se destacando com um aumento no número de contratações, e para os farmacêuticos não foi diferente neste primeiro quadrimestre do ano. Correspondendo a 12,76% de contratados, segundo o levantamento feito pela Revista QB, essa é uma das profissões de maior destaque no mercado.

O mercado de trabalho para farmacêuticos é bem abrangente, fazendo com que esses profissionais possam trabalhar em diversas áreas, sendo que os mais comuns são: farmácias, indústrias de cosméticos, laboratórios particulares e distribuidoras de remédios.

Farmacêutico | Número de contratações: 14.341

Curso: Farmácia

Contabilidade

Dados do Caged apontam que duas atuações ligadas ao universo da contabilidade estão em alta, são elas: auxiliar de contabilidade e contador. Nos quatro primeiros meses de 2018, ocorreram mais de 14 mil novas contratações.

Para o exercício das funções é necessários que o profissional seja formado em Contabilidade. O curso tem em média quatro anos de duração e pode ser seguido na modalidade presencial e EaD.

Para diversos setores da indústria é necessário ter profissionais com este conhecimento, pois a jurisdição tributária do país é algo que as empresas devem estar sempre atentas a fim de cumprir suas obrigações para com o Estado e não correrem o risco de fecharem as portas mais cedo.

Auxiliar de Contabilidade/Contador | Número de contratações:13.803

Curso: Ciências Contábeis

Administrador

Com mais de 12 mil admissões nos primeiros quatro meses de 2018, os profissionais de Administração conquistaram o quinto lugar dessa lista de profissionais com maior número de contratações no mercado brasileiro. Além disso, de acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), os cursos de Administração são os que mais receberam matrículas nos últimos anos.

Não podemos esquecer que esse curso é uma excelente opção para pessoas que pretendem atuar em diferentes esferas do mercado de trabalho, visto que esse profissional sai preparado para ocupar áreas de gerenciamento de recursos humanos, planejamento de  estratégias de mercado para organizações mais competitivas, áreas comerciais e gestão financeira.

Para se qualificar na área de Administração você pode contar com cursos de tecnólogo e bacharel nas modalidades presenciais e EaD, que podem variar de 2 a 4 anos.

Administrador | Número de contratações: 12.441

Curso: Administração

Profissão Bônus: Área da educação também é destaque de contratações

Ainda segundo os dados do Ministério do Trabalho, mais de 80 mil vagas foram ocupadas na área da educação no primeiro quadrimestre deste ano.

O setor de educação é extremamente aquecido de janeiro a abril, devido ao início do ano letivo, em que acontece o período de volta às aulas.

O destaque de contratações no mercado de trabalho foram para os seguintes cargos:

  • Professor de primeira a quarta série (Ensino Fundamental)
  • Professor de jovens e adultos (EJA) de primeira a quarta série (Ensino Fundamental)
  • Professor de Prática de Ensino;
  • Coordenação Pedagógica;
  • Orientador Educacional;
  • Professor de Língua inglesa;

Lembrando que Pedagogia e Letras (Inglês) são os cursos em destaque para exercer essas áreas no mercado educacional.