Matheus Tiecher

Faculdade Iguaçu – Capanema – Paraná – Brasil

[email protected]

Abstract.   This article discusses the evolution of cryptography and its importance. It talks about symmetric key algorithms and asymmetric key algorithms (public), and their differences. It also explains the basics and how it works, demonstrates how and where it is used, and its importance and need to protect and communicate with security, privacy, integrity, and authenticity in this world of great technology.

 

Resumo.   Neste artigo é abordado a evolução da criptografia e a sua importância. Fala sobre os algoritmos de chaves simétricas e algoritmos de chaves assimétricas (público), e as suas diferenças. Também explica os conceitos básicos e os funcionamentos da mesma, demonstra como e onde é usada, e a sua importância e necessidade para se proteger e para se comunicar com segurança, privacidade, integridade e autenticidade nesse mundo de grandes tecnologias.

Palavras chaves:       Criptografia, simétrica e assimétrica, chaves criptográficas, história da criptografia.

1. Introdução:

A criptografia é um mecanismo de segurança e privacidade que embaralha as informações para que apenas as pessoas endereçadas possam visualizá-las. Usamos a criptografia diariamente na internet, as vezes sem ao menos perceber, ela está presente em quase todos os meios comunicativos, com algoritmos altamente complexos e com chaves de acesso.

A ideia básica da criptografia consiste em pegar um texto puro, ou seja, que ainda não tem criptografia e torná-lo um texto cifrado, para que isso aconteça é necessário que o texto puro passe por uma forma de transformação, nesse processo ele é parametrizado por uma chave, e a saída desse processo é a criptografia, ou seja, o texto cifrado.