É comum acontecer com qualquer pessoa: uma ideia brilhante seguida de uma explosão de energia e empolgação. Numa dessas, você tem a ideia de fazer um site rápido de notícias da sua cidade (por exemplo), já que os existentes não são lá muito bons. Se lembra de amigos que escrevem bem e que provavelmente terão interesse em manter uma coluna, ou que têm vários contatos na polícia, na prefeitura, em alguma secretaria... Depois procura uma ferramenta online e cria um site todo bem bolado e estruturado. Divulga nas redes sociais e seus amigos dão uma força para divulgá-lo. Pronto. Armadilha montada.

“Oi? Armadilha? Mas é um site de notícias verídicas!”

Informações Verídicas

Sim, de fato é. Mas a criação de sites de notícias traz embutido uma responsabilidade grande, realmente grande. O sucesso E o fracasso dele podem dar uma bela dor de cabeça mais à frente pois ambos geram consequências com as quais vai ter que lidar. Por exemplo:

Quando o site dá errado

Vários aspectos podem fazer com que seu site de notícias fracasse. Vamos falar sobre os principais  abaixo:

- Formatação inadequada. Todos os dias, nos deparamos com sites muito bem criados, com as divisões bem pensadas, cores bem escolhidas, tamanho das letras adequado, espaços vazios em boa quantidade, etc. Isso cria a necessidade – melhor, a OBRIGAÇÃO de que o seu site também seja todo bem bolado; afinal, quem acessá-lo não está interessado em saber se você é expert em webdesign, quer é acessar um bom conteúdo num site bem feito. Não é? É horrível quando ele é todo tomado por informação sem espaços vazios para a vista “respirar” (sim, o vazio conta muito na internet), ou as letras muito pequenas, os com muitas cores diferentes e mal distribuídas. O tiro no pé foi: achar que o aspecto visual do site é menos importante do que a qualidade das informações.

Erro site

- Site mal dimensionado. Já reparou quantos sites têm espaços vazios nas laterais? Se não reparou, acesse algum que você entra rotineiramente e repare. Estes espaços não foram acidentais, pode ter certeza. Eles são necessários para que o site seja visualizado e caiba em qualquer monitor. Apesar da moda das telas wide-screen, muitas pessoas ainda usam aqueles monitores mais quadrados. Durante a criação de sites, quando você planeja usar toda a largura do seu monitor, acaba criando um problema de visualização para quem usa monitores com largura menor. O site, então, é exibido parcialmente e o internauta precisará ficar “manobrando” a barra de rolagem que surgirá no rodapé do mesmo. Feio, não é? Por isto, a folga nas laterais é imprescindível (usualmente, deixa-se de 10% a 15% de folga em cada lado). O tiro no pé foi: dar trabalho para o usuário.

Quando o site dá certo

- Periodicidade impecável. Se seu site se propõe a trazer notícias (continuando no exemplo, notícias da sua cidade), as pessoas que passarem a acessá-lo o farão com uma certa frequência, querendo saber novidades, problemas ocorridos, reuniões e assembleias, desfecho de algum caso (como processos e decisões administrativas), etc. Um internauta que entra no site hoje buscando informações assim certamente entrará amanhã novamente em busca de atualizações – ou ao menos, de novidades em geral. Se não houver nada disso no site, ele ficará frustrado, mas é provável que não deixe de acessar o site no dia seguinte. MAS... se voltar a acessar e, novamente, não houver nenhuma atualização, essa frustração já fica importante.

ComemoraçãoA credibilidade do seu site está em risco. Por outro lado, se você o mantiver sempre atualizado e com informações novas no momento em que acontecem, ele se tornará uma referência para os usuários atuais – e também para os que chegarem ao seu site por indicação dos satisfeitos leitores mais antigos. Está é uma de suas novas “obrigações”: manter o site atualizado com frequência SEMPRE.

- Veracidade das informações. Já foi muito comum digitar uma notícia qualquer, muitas vezes com números e estatísticas “chutados”, para cumprir com a necessidade da periodicidade (que mencionamos no parágrafo acima). Antes, quando a internet não é o que é hoje, as pessoas não tinham como conferir os dados difundidos ali. Imagine nos dias atuais, em que a mesma notícia é divulgada em vários veículos de comunicação – incluindo aí vários sites diferentes? Se um internauta notar discrepância entre o que você divulgou e o que outro site afirmou, já vai gerar estranhamento e acredite: ele vai procurar uma terceira, quarta, quinta fonte. E se nessa procura ele perceber que o SEU site está errado, pronto: sua credibilidade vai para o espaço. Mas se ele perceber que o SEU site é que trazia as informações corretas: ponto para você! Esta é sua outra obrigação: divulgar sempre a verdade, nada mais que a verdade.

Existem muitos aspectos a discutir quando o assunto é criação de sites, cada um com sua razão e importância. Haja planejamento!