CRESCIMENTO DE Lippia origanoides EM DUAS CONDIÇÕES DE LUMINOSIDADE

 

Moisés Wilkson Nunes dos SANTOS graduando em agronomia pela UNILAB, [email protected]

Aiala Vieira AMORIM, professora doutora da UNILAB, [email protected]

Maria da Saúde de Sousa RIBEIRO mestranda em Engenharia Agrícola pela UFC, [email protected]

Breno Leonan Carvalho LIMA, doutorando em Engenharia Agrícola pela UFRPE, [email protected]

 

RESUMO

Fatores ambientais como a radiação solar podem influenciar muitos processos fisiológicos nas plantas afetando o crescimento dos vegetais em seus ambientes. Dentre as espécies vegetais destaca a Lippia origanoides, planta medicinal conhecida como alecrim pimenta própria da vegetação do semiárido, que apresenta importância econômica pelo seu óleo essencial rico em timol e carvacrol que possuem atividades antibacteriana e antifúngica. Objetivou-se com o presente trabalho avaliar o crescimento de Lippia origanoides sob diferentes condições de luminosidades nas condições edafoclimáticas do maciço de Baturité, Ceará. O período de realização foi nos meses de agosto a novembro de 2013. O delineamento foi inteiramente casualizado, em um arranjo com parcelas subdivididas, sendo as parcelas correspondentes ao fator ambiente (telado com 50% de luminosidade - TEL50, e pleno sol - PLSOL) e as subparcelas referentes às épocas de avaliação (0, 40, 80 e 120 dias após o transplantio - DAT). As variáveis avaliadas foram: área foliar, massas secas da (folha, caule, raiz e total). Todas as variáveis estudadas tiveram melhores quando as plantas foram submetidas à luminosidade 50%. Levando em consideração as condições do presente estudo, o ambiente telado favoreceu o crescimento das plantas de Lippia origanoides.

PALAVRAS-CHAVE: Alecrim pimenta; plantas medicinais; estação seca.

INTRODUÇÃO
Fatores ambientais como a radiação solar podem influenciar muitos processos fisiológicos nas plantas afetando até mesmo a sobrevivência, o crescimento, a reprodução e a distribuição dos vegetais no ambiente (ZHANG; MA e CHEN, 2003). Segundo Scalon et al. (2003), os diferentes graus de luminosidade causam, em geral, mudanças morfológicas na planta, sendo que os efeitos das diferenças de intensidade de luz são significativos para o crescimento das plantas, principalmente no que se refere ao acúmulo de massa seca, em condições naturais. Procurando minimizar os efeitos deletérios dos fatores ambientais nas plantas cultivadas em pleno sol como: ventos excessivos, temperaturas elevadas, aumento de consumo de água pelas plantas, na agricultura moderna, os vegetais passaram a ser cultivadas em ambientes protegidos com telados, plásticos e outros.
Em ambiente protegido as plantas apresentam respostas diferentes das cultivadas a céu aberto, em função de alterações na temperatura, umidade relativa do ar, radiação solar e, consequentemente, na evapotranspiração. Segundo ZHANG et al. (2007), as folhas de plantas cultivadas sob baixa irradiância em contraste com aquelas em pleno sol são mais largas e mais finas. Para Lima et al. (2011) a deficiência de luz influenciou o crescimento e a produção de pigmentos fotossintéticos causando uma redução significativa no acúmulo de massa seca da parte aérea em plantas de Achillea millefolium. Dessa forma, modificações nos níveis de luminosidade ao qual uma espécie está adaptada podem condicionar diferentes respostas fisiológicas em suas características bioquímicas, anatômicas e de crescimento (ATROCH et al., 2001). Segundo MIRRALLES et al. (2011) diversas variáveis de crescimento podem ser alteradas de acordo com a intensidade de radiação luminosa disponível.
No que diz respeito às plantas medicinais, destaca-se o alecrim-pimenta (Lippia origanoides Kunth.), espécie pertencente à família Verbenaceae, produtora de óleos essenciais, com grande potencial para a indústria (STASHENKO et al., 2003). É uma espécie aromática, originária do Nordeste brasileiro e de regiões semiáridas do norte de Minas Gerais. O potencial econômico da planta deve-se ao seu óleo essencial composto, majoritariamente, por timol e carvacrol, apresentando propriedades antissépticas e antimicrobianas (contra fungos e bactérias), atividade antihelmíntica e efeito gastroprotetor e larvicida (ALVARENGA et al., 2009).
Em virtude do exposto, objetivou-se com este trabalho avaliar o efeito de duas condições de luminosidade e épocas no crescimento de Lippia origanoides Kunth. nas condições do Maciço de Baturité, Ceará.