RESUMO

O descarte sem destino de matérias orgânicas de origem animal vem sendo um grande problema para o meio ambiente. Levando-se em consideração que essas matérias tendem a ter propriedades importantes para a população, um grande exemplo é o colágeno extraído dos pés de frango, que tem grandes propriedades auxiliadoras para a melhora da firmeza da pele ao passar dos anos. A semente de maracujá usada como esfoliante tem como objetivo ajudar na diminuição dos resíduos provenientes das microesferas de polietileno que afetam o meio ambiente, podendo assim prejudicar os animais e os seres humanos. A extração foi feita com um processo de cozimento em água destilada por 1 hora. O produto obtido foi acrescentado a um creme base junto as sementes de maracujá trituradas, tendo assim a formação de um creme esfoliante esperado.

 

  1. INTRODUÇÃO

Os cremes esfoliantes são considerados emulsões de limpeza mecânica que removem a sujidade e as células mortas (FERNANDES, Adriana Isabel Palhares, 2012); ajudando e promovendo a remoção da camada córnea, estimulando a renovação celular, preparando para receber novos produtos que facilitam a interação dos cosméticos para a melhor permeação e penetração do produto.A epiderme compõe-se por cinco camadas: córnea, lúcida, granulosa, espinhosa e basal (CEDERJ, 2010).

Além de ser um simples ritual de beleza a esfoliação ajuda na limpeza profunda da pele, o que acaba facilitando a absorção de cremes hidratantes.

Segundo o Formulário Nacional (FN) código oficial brasileiro onde estão inscritas formulações farmacêuticas oficiais, e tem como objetivo a padronização dos medicamentos e cosméticos nele inscritos, com o intuito de assegurar a qualidade dos mesmos. Entre o uso dermatológico a base mais utilizada para a formação de cremes esfoliantes é o polawax, considerado um creme não iônico, destaca-se pela facilidade em incorporar princípios ativos farmacêuticos e cosméticos, sendo amplamente utilizado como veículo, em diversas formulações. (FRIEDRICH, M. et al, 2006)

Muitos alimentos possuem ingredientes ou compostos bioativos que oferecem benefícios à saúde (SILVA, P, 2012). O colágeno, que é uma proteína fibrosa e pouco solúvel, sintetizado pelas células do tecido conjuntivodo corpo e tem a função de contribuir com a resistência e elasticidade dos tecidos. Em virtude de suas características funcionais, essa proteína tem sido adicionada aos alimentos com o intuito de alcançar os efeitos terapêuticos. O presente trabalho visa mostrar como ocorre a formação do colágeno e os efeitos benéficos no organismo, bem como as características, propriedades e aplicações em alimentos (SILVA, P, 2012).

O colágeno é um desses ingredientes com características funcionais, é uma proteína de origem animal. É encontrado nos tecidos conjuntivos do corpo, tais como os ossos, tendões, cartilagens, veias, pele, dentes, bem como nos músculos e na camada córnea dos olhos. Porém, com o início da fase adulta, a deficiência de colágeno começa a ser notada, pois o organismo diminui sua produção, sendo necessária a sua suplementação. É considerado a proteína mais abundante entre humanos e animais, cerca de 30%. Também é nas indústrias de cosméticos e fármacos, bem como no setor alimentício. Utilizado em produtos antienvelhecimento, para fabricação de iogurtes, gelatinas etc (SILVA, P, 2012).

Essa proteínamelhora a firmeza da pele assim reduzindo a aparência de flacidez que é influenciada pelo passar dos anos.

O pé de Frango (Gallusgallusdomesticus) é uma fonte natural pura de colágeno e aumenta a renovação e a cicatrização dos tecidos. Considerado muitas vezes um resíduo amplamente desvalorizado dentre a sociedade, porém, contendo uma abundante fonte de nutrientes, proteínas e principalmente o colágeno.

Inúmeras indústrias de cosméticos têm direcionado suas pesquisas no desenvolvimento de novos produtos utilizando matérias-primas de origens vegetais, representando uma alternativa de substituição dos materiais sintéticos por naturais. Uma tendência evidenciada ultimamente é a utilização de resíduos do processamento de alimentos tais como sementes e cascas, devido ao grande potencial dos componentes bioativos dos mesmos(CORDEIRO, Raquel Êmily Pinheiro et al, 2013)

A semente de maracujá será utilizada no creme com o intuito de diminuir a poluição que vem através de microesferas de polietileno conhecidos como microplásticos (comum em cremes esfoliantes industriais), problemas esses já conhecidos por não se degradarem no meio ambiente, além da intoxicação de seres vivos, inclusive nos seres humanos (SILVA,R,2017).

Para maior harmonização foi optado porutilizar a essência do maracujá que remete a uma combinação da textura da semente com o aroma.