Sandra Galdino Orlandi, Dielen Santos e Marina Aragão  

No dia 23 de março, já saímos da escola com a cabeça confusa, acreditando que em algumas semanas estaríamos de volta. Por meio da mídia, vimos que a cada dia a doença se alastrava, e a pandemia se caracterizou e nos afastou fisicamente de nossas crianças, dos nossos colegas, da comunidade escolar.

Para que nossas crianças não ficassem prejudicadas, a secretaria de educação sugeriu que criássemos o grupo de WhatsApp para que pudéssemos nos comunicar com as crianças e as famílias., então criamos o grupo da turma, cada professor com sua turma. Não foi fácil, muitos não acreditaram que pudesse dar certo. Imagine, criança pequena assistindo vídeo aula? Sim, funciona, resistimos, explicamos, apoiamos, e toda uma equipe pedagógica com foco em “adaptação”, era óbvio que  nós precisávamos nos adaptar, pois muitos de nós não gostamos nem de tirar foto, quanto mais dar aula para uma câmera? Ai que veio o despertar, não era para a câmera, era para nossas crianças, então superamos, demos aulas , acreditando que eles  estariam do lado de lá. Muitos não estavam. Os pais não acreditavam que pudesse funcionar, aí foi outra luta, convencer os pais que juntos éramos mais fortes, e que poderia funcionar se eles apoiassem não apenas a nós, mas seus próprios filhos e filhas. Como fazê-los acreditar que funcionaria? Então nos reunimos  pelo google.meet alguns pais dessas crianças, e conversamos, expusemos, dialogamos, e conquistamos alguns poucos, estes hoje percebem que não é o ideal, mas é necessário, nossas crianças não podem parar, nós não podemos parar, os resultados estão aparecendo, mesmo por meio das aulas remotas, estamos construindo o conhecimento, sabemos que muitas famílias não tem internet, mesmo assim não ficaram sem atendimento, material impresso é passado para eles, as aulas são postadas no you tube, e podem assistir sem ter que baixar, facilitando o não consumo de dados.

A boa vontade em época de pandemia faz a diferença, é preciso acreditar, cooperar, ceder, flexibilizar e apostar na certeza de que juntos podemos alcançar objetivos maiores. Até hoje, nós enquanto professoras, temos consciência que precisamos da credibilidade nas aulas remotas, pois neste momento é tudo que temos, pois para nós o mais importante não é apenas o abraço de cada um de nossos alunos, mas a certeza de que estão bem, estão seguros, percebendo que tudo gera aprendizado.