Reconhecida como uma das maiores empresas de tecnologia e web do mundo, o Google acaba de inovar mais uma vez. A gigante da internet acaba de lançar uma ferramenta gratuita, e em código aberto, que permite a criação de cursos online por parte dos usuários. De acordo com a publicação na qual a novidade foi anunciada, o intuito da ferramenta é “levar a educação para uma audiência global”.

O projeto de cursos online

O projeto, batizado de Course Builder, foi baseado no curso online Power Searching with Google, que foi oferecido pela empresa em julho de 2012. Ainda em fase experimental, a ferramenta pode ser baixada a partir da plataforma online Google Code, um espaço que compartilha apenas iniciativas de software livre.

Foi produzido um vídeo para a apresentação da nova ferramenta, no qual o diretor de pesquisa da Google, Peter Norvig, relata que alguns conhecimentos em HTML e JavaScript serão necessários para criar um curso online através do Course Builder.

O projeto em outros países

Mesmo estando em fase inicial, o Course Builder já é utilizado por instituições de ensino dos Estados Unidos, Espanha e Suíça. Com o lançamento da ferramenta, o Google lançou uma grande extensão de documentos relacionada ao projeto, que permite que programadores do mundo inteiro recriem os códigos em aberto.

Outra ferramenta do Google que pode ser usada em parceria com o Course Builder é o Hangouts on Air. Com ele, educadores de todo o mundo poderão transmitir os cursos online e ao vivo, o que ampliaria o alcance do projeto.