Correlação entre o PIB e a variação da renda média da população brasileira com o setor de transporte aéreo

RESUMO

O Seguinte Trabalho tem como objetivo apresentar a relação existente entre o Produto Interno Bruto (PIB) e a variação da renda média da população brasileira com o setor de trasporte aéreo, identificando como mudanças desses fatores (PIB e renda média) influenciam na demanda do trasporte aéreo e na qualidade dos serviços prestados pelas empresas.

Crescimento do PIB e a interação com o setor aéreo

Um dos fatores que impusionou o crescimento do PIB brasileiro foi o aumento da população, ou seja, mais pessoas trabalhando, maior contribuição para o desenvolvimento da economia brasileira.
 
Renda Média da População Brasileira e o crescimento da aviação
 
O desenvolvimento economico faz com que a renda da população também aumente e assim aumente o consumo de bens finais, de capitais e de serviços, além de aumentar as oportunidades de negócio com empresas estrangeiras. 
 Enquanto a maior parte dos principais indicadores econômicos tem se deteriorado nos últimos anos, o mercado de trabalho permanece uma exceção, com a empregabilidade em alta atingindo seu maior nível desde 2002, há o aumento da renda per-capta, aquecendo o mercado e aumentando o PIB.
 
Queda nos preços das passagens aéreas
 
1. Com a queda dos preços e a alta renda per-capta, a demanda (RPK – pax por quilômetro voado) foi impulsionada.
 
Aumento da demanda de passageiros
 
Com o aumento da renda da população brasileira e a redução da tarifa média das passagens, a demanda tem crescido muito nos últimos anos. A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) prevê o crescimento de 7,5% na demanda doméstica deste setor em 2014.
 
Quality Service Index 
 
Quality Service Index ou apenas QSI é um sistema que identifica quais fatores seram levados em consideração pelos passageiros na hora de escolher uma empresa aéra para voar são eles: 
 
•Frequência;
•Horário;
•Escala;
•Conexão;
•Imagem;
•Equipamento.
 
Perfil dos passageiros
 
Existem dois perfis de passageiros que influenciam diretamente na receita das empresas aéreas, que está diretamente relacionada ao PIB. São os que viajam a trabalho e os que viajam a turismo, tendo como principal diferença a importancia dada ao QSI.
 
Considerações finais
 
O sistema econômico e a aviação estão sempre interligados, um sempre influencia o outro. Assim como quando a economia está em alta passageiros tendem a viajar mais, o setor aéreo permite que mais pessoas realizem essas viagens, aumentando o turismo e aquecendo ainda mais a economia, mas não é apenas o turismo que influencia a aviação, quando tem-se um bom quadro econômico as viagens a negócios também aumentam e o setor aéreo é a opção mais utilizada para tal, visto que é o meio mais rápido e mais seguro de se viajar.
 
Bibliografia
 
Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)
 
Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE)
 
International Air Transport Association (IATA)
 
Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuaria (Infraero)
 
Associação Brasileira de Empresas Aéreas (ABEAR)
 
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)