CORONAVIRUS: UMA PANDEMIA?

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

A grandeza do ser humano encontra-se na lucidez, bem como na sua determinação em não viver como ser alienado! Essa afirmação nos leva pensar como estamos inseridos em nossa sociedade e como nos portamos, neste sentido é preciso que cada um se pergunte se vive como um ser alienado, ou seja, enganado, tapeado ou até mesmo iludido! É lamentável perceber que existem muitos que estão tapados, especialmente por se deixarem levar pela mídia sensacionalista e por grupos repletos de interesses que têm a finalidade de ludibriar o povo para tirar proveito.

Mas, neste sentido o que tem haver o coronavirus? Lamentavelmente afirmo que tudo se liga! Este vírus foi apresentado como coisa ‘demoníaco’, com uma pandemia, ou seja, algo que vai se alastrando rapidamente por qualquer parte do mundo; portanto, muito superior a uma epidemia. E a questão é: será que toda essa balburdia é verdadeira?

Não sou ligado com a área de saúde, também não tenho pretensão de colocar qualquer julgamento a respeito deste vírus, apenas quero expressar algumas reflexões, questionamentos, bem como apontar as observações que tenho feito referente às leituras e informações sobre esta problemática. Primeiro é estranho como a China está propulsando tantos vírus nos últimos tempos! Obviamente que se trata do país mais populoso do mundo, mas dentre outros aspectos, será que não há intensão, sobretudo no campo econômico por trás da divulgação dessa pandemia? Particularmente acredito que o governo da China tira proveito desta situação!

Uma segunda reflexão diz respeito à forma como está sendo divulgada essa pandemia! Parece ser muito sensacionalista e com a insistência de ‘morte’, ou seja, percebe-se que há certa ‘dramaturgia’. No Brasil em alguns estados à pandemia esta sendo tratada de uma forma até engraçada e com imensa contradição: proíbem-se aglomerados de pessoas em manifestações, mas não se proíbe a aglomeração em locais públicos, como escolas, transportes públicos, igrejas, hospitais e tantos outros. Inclusive estive participando dos rituais religiosos, de minha Igreja neste final de semana, onde foi lida uma normatização de como proceder dentro da Igreja, enquanto existir este vírus; mas, a todo o momento quem lia e explicava as normativas, firmava não haver motivo para pânico!

A Terceira reflexão surgiu de uma nota das autoridades de saúde do município onde resido, ela afirmava que a rede de saúde estava pronta para tratar as pessoas com coronavirus. Realmente, não apenas para meu município, mas há certa contradição, pois todos estão vendo as condições da saúde pública brasileira e em que papos de aranha, ao menos aqui no Centro-Oeste, os municípios estão tendo para combater, por exemplo, a dengue.

Portanto, há muito sensacionalismo, desinformação e muitos querendo tirar proveito desta desgraça alheia advinda do coronavirus. A verdade é uma só: precisamos cuidar da saúde! Mas, da forma que se divulga este coronavirus, parece que alguma coisa está no ar! Algo parece cheirar mal! Tomara que esteja enganado!

E, como vivemos num país com uma imprensa retrógrada, como disse inicialmente, estamos sob alienação de uma imprensa maldosa e repugnante, ela não dá instrução para ajudar aos seus usuários.

Oxalá este coronavirus nos faça pensar mais na vida, no que devemos fazer para ajudar nosso país ser melhor e, não seja ele apenas mais um mecanismo usado para dividir e enganar ainda mais nossa frágil sociedade. Infelizmente, tratando-se das manifestações ocorridas neste domingo (15/03), muitas autoridades tentaram usá-lo para coibi-las, mas não conseguiram!