OBJECTIVOS

Objectivo geral

  • Conhecer a cotagem de forma.

Objectivo específico

  • Saber diferenciar as formas do objecto;
  • Conseguir usar as técnicas e os tipos de cotagem em diferentes formas do objecto.

METODOLOGIA

Este presente trabalho, foi elaborado através de consultas bibliográficos especificamente no livro de educação visual da 10ͣ classe 1ͣ edição.

INTRODUÇÃO

Neste presente trabalho, vai se abordar acerca da cotagem das formas onde vai se aprofundar acerca do meso, falando da cotagem e seus tipos, transporte de medidas para as formas volumétricas, corte e tipos de corte.

COTAGEM DE FORMAS

Na projecção ortogonal, aprendemos a mostrar as vistas de um determinado objecto. Então, na cotagem das formas vamos aprender a cotar os objectos.Na cotagem das formas, para além das sua características essências do objecto, é necessário conter dados das suas medidas para manterem as características do projectista depois da construção.

Para este processo, é preciso seguir algumas regras como levar em atenção factores como a forma do objecto, os materiais asserem empregues as medidas e outros.

Esboço cotado

É um desenho rabiscado, feito a mão livre com objectivo de recolha das suas características do objecto. Ao fazer o esboço deve se levar as medidas do objecto par o desenho final apresente as características originais.

Desenho cotado

Cota quer dizer medida. Para fazer a cotagem é preciso seguir as seguintes regras:

  • As medidas devem ser escritos em números inteiros acima da linha de chamada;
  • As linhas de chamada devem ter uma seta, traçoou ponto;
  • As linhas de chamada devem ser paralelas aos lados do objecto a ser cotado;
  • As linhas de cota devem estar a uma distância de 6 a 10 mm entre elas e lado do objecto. [...]