COPA DO MUNDO!

Professor Me. Ciro José Toaldo

           

             

            Como seria bom se todos os brasileiros fossem patriotas como são em copa do mundo. Comércios fecham, indústrias paralisam sua produção, escolas não tem aula, hospitais funcionam apenas para urgências, enfim, apenas para ver o Brasil jogar! Por que isto não aconteceu, por exemplo, quando os caminheiros estavam fazendo suas reivindicações e pediam apoio da população?

Em que pese que a seleção dispute este tipo de competição, representando toda a sua nação, deveríamos ir além, mas muito além. Mas, não conseguimos, pois o luxo e a pomposidade no tratamento dos jogadores, acaba sendo mais forte e impede a abertura da mente. Na verdade, caro leitor, o esporte é usado como meio de sustentação de um sistema injusto, cruel, vergonhoso no qual é inserido, não só o Brasil, mas o mundo, uma vez que os atletas, ao conseguir entrar no mundo das ‘celebridades’, por assinatura de contratos bilionários, demonstra o desequilíbrio de uma sociedade pautada na injustiça. Não é colocar-se contra jogadores, mas há necessidade de tanta disparidade?

Não defendo os sistemas da plena igualdade, eles têm tudo no papel. Balela das balelas - trata-se de ter senso de equilíbrio, principalmente referindo-se ao Brasil, com milhões de desempregados e com a corrupção tomando conta de todos os níveis, por meio das maracutaias dos políticos com os demais poderes constituídos, enfim, vivemos no país da pouca vergonha, onde em cada copa de mundo de futebol, há uma espécie de amnésia que parece contagiar todos.

            A grande questão é quando se coloca o jogo acima destas contradições! Os meios de comunicação comprometidos com a perpetuação deste sistema injusto faz questão de levar o povo esquecer-se da crise pela qual passa a nação; pouca importa se falta de dinheiro e se comércio não deslancha - tão pouco se as exportações não avançam ou mesmo se o desemprego tem estatísticas nas nuvens e até mesmo se agricultores não tem preços em seus produtos. O importante é que o futebol vai bem, obrigado! Para o futebol há crise? Não tenho dúvida que, como no Império Romano, continua-se dando grande importância para não faltar o pão e o circo ao povo.

            Enquanto a bola rola na Rússia, o Supremo Tribunal Federal encontra fórmulas mirabolantes para sepultar a Operação Lava Jato. Temer e os políticos maquinam suas abomináveis leis, sempre para não trazer benefícios para a maior parte da população.

O Brasil segue na competição, nas oitavas de final, amanhã, 02/07/18, joga contra o México, que ganhe, classifique-se para a final. Mas, a copa do mundo da Rússia deveria ajudar o povo brasileiro a abrir os olhos, não viver na desilusão. Isto é o primordial!

Acorda povo!