INTRODUÇÃO

Hoje a pergunta que chama mais atenção da população é se Salvador está realmente preparada sediar a Copa do Mundo 2014.
Para este megaevento estão sendo gastos bilhares de reais, e o pior é que não sabe se esse lucro vai retornar para os cofres públicos, pois, por exemplo, a África do Sul, que também faz parte dos países emergentes, após a Copa do Mundo 2010, entrou numa crise terrível causada por possíveis calotes bancados pelo órgão organizador.
Além do mais, Salvador ainda se encontra com grandes e graves problemas na organização e em setores primários.
APRESENTAÇÃO DO TEMA A Copa do Mundo Brasil 2014 é um evento que beneficia os aspectos financeiros e públicos. Os investimentos liberados para o acontecimento deste evento promovem questionamentos diversos, inclusive do descaso público voltado às situações precárias que o Brasil, e neste caso, a cidade de Salvador apresenta em sua estrutura social.
 2.1. - JUSTIFICATIVA A equipe escolheu o tema para fundamentar a pesquisa, devido o assunto encontrar-se em forte evidência desde a escolha do Brasil como país sede no ano de 2007. Questionamentos e problemas, principalmente por parte da população, envolvem o assunto e trazem polêmica. Além do mais, à medida que o tempo vai passando e os dias vão chegando, a Mídia traz a discussão se o Brasil está realmente preparado para sediar um grande evento como este em 2014, neste caso, Salvador.
 2.2 - PERGUNTA DE INVESTIGAÇÃO Entre inúmeros problemas fundamentais e considerados principais, Salvador está realmente preparada para sediar a Copa?
 2.3 - HIPÓTESES
a) Devido às deficiências em aspectos básicos (Saúde, Segurança, Educação e Transporte), os investimentos exorbitantes para a realização da competição poderiam ajudar a sanar alguns dos motivos que diariamente questionam a população.
b) O aumento do número de turistas na capital ajuda o crescimento da economia da cidade e simultaneamente abusa do direito do consumidor.
3 - FINALIDADE 3.1 - Objetivo Geral Investigar as verdades e analisar de forma crítica sobre o processo para realização da Copa do Mundo aqui em Salvador.
3.2 - Objetivo Específicos
 3.2.1 - Verificar como andam: Saúde, Segurança e Transporte para a realização até o evento.
3.2.2 - Apresentar as situações que envolvem o Extrapolamento do Orçamento para possíveis obras.
3.2.3 - Analisar as possíveis preocupações com o bem estar de baianos e turistas.
4 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO-CONCEITUAL 4.1 A Arena Fonte Nova, estádios adjacentes e informação complementar.
Com seus primeiros passos dados no longíguo ano de 1903, a Fonte Nova, que na época ainda tinha o simples nome de Campo da Pólvora, onde os que habitavam a região e queriam praticar esporte jogavam o chamado: Matchs.
Neste mesmo ano o jornalista Aloísio de Carvalho Filho, do jornal Semana Sportiva (1922), em uma de suas colunas no jornal, expôs o prazer que era se divertir ali principalmente nos finais de semana: "Para ir ao Campo da Pólvora o caminho era um só e o veículo unicamente um. Todos iam a pé, desde São Pedro. Iam e voltavam e lá , senão tivessem amigos nas vizinhanças que lhes emprestassem cadeiras, teriam que ficar a tarde toda em pé".
Apesar de aspectos ainda muito simples e longe de uma modernidade, até para a própria época, em 1905 tornou-se oficial, com partidas disputadas pela Liga Baiana de Esportes Terretres.
Alguns anos depois, em por volta de 1951 foi inaugurada, ali naquela localidade o chamado Estádio Otávio Mangabeira (homenagem dada ao exengenheiro, professor, Governador da Bahia e também ex-integrante da Academia Brasileira de Letras que viera a falecer em 1960), que logo depois a população se encarregou de apelidar de Fonte Nova (nome dado devido a uma fonte de água ali existente. Com sua capacidade para cerca de 30.000 torcedores o estádio tinha acesso apenas pelo bairro de Nazaré.
A hoje chamada de "velha Fonte Nova", foi inaugurada em 1971, contudo logo em sua estreia a espalhada de um falso aviso que dizia: "A Fonte Nova está caindo!" gerou logo um trauma na população. Após a brincadeira de mau gosto, o povo saiu correndo e com isso ficou a sobra de duas mortes e mais de dois mil feridos. Todavia, depois daí muitas alegrias foram vistas no estádio, principalmente pela torcida do Bahia.
Em 2007, o Comitê Nacional Brasileiro recebeu a notícia da FIFA que sediaria a Copa do Mundo de Futebol em 2014. Mas ao contrário de muitas nações, a grande maioria de todas as obras não começaram logo após a notícia que vinha de bom grado...

[...]