Feito por Edilce Teresinha de Barros Miercalm

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO

Introdução

Este artigo tem como objetivo principal conhecer o papel do coordenador pedagógico na área da Gestão Escolar. Através de observação do profissional em seu ambiente de trabalho, coletou-se material para se ter uma idéia dos desafios que este educador enfrenta no seu dia a dia. O trabalho é resultado de uma pesquisa efetuada junto ao coordenador pedagógico, formado em Pedagogia, em uma instituição estadual de ensino procurando conhecer suas incumbências e importância. Procurou-se saber se o seu desempenho e intervenções são pertinentes ao cargo que teoricamente tem papel definido.

A pesquisa procura entender melhor aos desafios que esta função encontra para que se possa planejar melhor o trabalho e como conseqüência melhorar a qualidade do ensino na escola. O coordenador pedagógico é o protagonista neste enredo em que a busca por melhores ações é uma constante. A intenção também é apresentar alguns dados referentes à identidade e o trabalho do coordenador pedagógico no dia a dia da escola, a parceria com a diretora, suas relações com os professores  e outros membros da comunidade.

O papel do coordenador pedagógico

O papel do coordenador pedagógico não surge como uma solução para tantos desafios, mas como um elemento a mais para somar-se à equipe gestora a fim de fazer  frente aos desafios da escola na atualidade (LÜCK, 2000, p. 12-12; p. 33-37). O coordenador pedagógico é antes de tudo, um professor. Ele inicia sua carreira como professor e pode, posteriormente assumir a função de coordenador pedagógico da escola. De acordo com Arroyo (2008, p.19) o professor constrói a sua imagem através da identidade coletiva fortalecida no cotidiano escolar e como coordenador pedagógico ele faz o caminho inverso pois ele desconstrói  a sua identidade coletiva docente para constituir-se de outra.

Todo profissional constrói sua identidade no decorrer de seu trabalho, suas relações entre colegas e comunidade, criando em seu cotidiano a sua territorialidade, assim como a ocupação de seu lugar dentro da hierarquia de funções (MATE, 2007, p 18-19). Segundo Moita (1999, p. 115-116), a identidade profissional é construída através do conhecimento formal das atribuições e também nas relações existentes no universo profissional.

Horta (2007, p. 68/69) relata que no final dos anos 80, as nomenclaturas: coordenador; coordenador pedagógico; coordenador de aluno; coordenador de área ou de disciplinas, vem em conjunto com os demais termos utilizados para designar a ação Supervisora nas escolas. O Ministerio do Trabalho e Emprego – TEM regulamentou a profissão através da Classificação Brasileira de Ocupações – CB, dando-lhe espaço de trabalho, referencias e funções. Cabe ao coordenador pedagógico, resumidamente: programar a execução do projeto pedagógico; avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico; viabilizar o trabalho coletivo dos professores; promover a formação continua dos educadores (professores e funcionários), juntamente com o própria formação, através de :

  1. Atualizar-se continuamente;
  2. Estudar continuamente;
  3. Pesquisar os avanços do conhecimento cientifico, artístico, filosófico e tecnológico;
  4. Pesquisar praticas educativas;
  5. Aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
  6. Aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
  7. Aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças e jovens;
  8. Selecionar referencial teórico;
  9. Selecionar bibliografia.

E finalmente, comunicar-se disponibilizando informações aos demais profissionais que sejam de seu interesse ou da unidade escolar, tanto publica quanto particular (BRASIL, 2008a).

 

Libâneo (2001, P. 219-221), expõe que a principal função do coordenado pedagógico é dar assistência pedagógica-didática aos professores, visando a qualidade de ensino, auxiliando-os a conceber, construir e administrar situações de aprendizagem voltadas as necessidades educacionais dos alunos, monitorando as praticas docentes, principalmente em situações de reflexão e mediação. No entanto, na escola a função do coordenador pedagógico nem sempre é bem delimitada porque muitos ainda acham que o profissional é um auxiliar do diretor, um atendente de pais e alunos, organizador de eventos e muitas outras tarefas que não dizem respeito ao que realmente o profissional da área deva fazer.

No dia-a-dia o coordenador precisa administrar seu tempo para cumprir diversas tarefas. Tem que formar o professor, que na pesquisa em questão é feita através da formação continuada que tem um dia especifico da semana para ser realizado com todos os docentes da escola. Ele também orienta os professores todas as vezes que é solicitado. Nesta escola também tem o profissional Articulador que tem papel especifico, auxiliando também o coordenador na difícil tarefa de conciliar conflitos, e em outras funções onde se faça necessário. Precisa preparar reuniões; atualizar-se (o que significa estudar e estudar muito) com as didáticas especificas; falar com outros profissionais da mesma área; conversar com pais de alunos e manter sempre um olhar no que esta sendo realizado em sala de aula. No que diz respeito à parte administrativa é mais uma tarefa que o coordenador assume ser que isso seja de sua competência, pois para isso tem profissional especializado no corpo de funcionários da escola, sobrecarregando o profissional e desviando sua atenção do que realmente é de sua responsabilidade que são os professores e alunos, sua formação. O coordenador precisa estar consciente de que seu trabalho não é feito isoladamente, mas coletivamente, procurando sempre uma construção de uma educação com qualidade, ele deve estar sempre atento ao que se apresenta a sua volta, valorizando os profissionais de sua equipe.

A atuação do coordenador pedagógico: uma experiência de estágio

       Para começar a discorrer sobre a atuação do coordenador pedagógico cabe ressaltar que a rotina deste profissional é muito variada e dinâmica. Segundo a coordenadora pedagógica, protagonista deste artigo, o seu dia começa sempre atendendo os professores nas mais urgentes das reivindicações para o bom transcorrer do dia letivo. Essas urgências vão desde uma conversa particular com o professor ou casos de indisciplina de alunos logo na chegada a escola. Participa também da entrada/recepção dos alunos para mais um dia letivo, quando se formam filas por turmas e conforme normas da escola, por ser uma instituição de gerencia religiosa, faz-se uma oração antes de adentrar as salas de aula. E é neste instante que a presença do coordenador inspira aos alunos e professores o sentido de que se deve obedecer ao pré-estabelecido pelas normas da unidade educadora.

Há muitas de reclamações do coordenador quanto ao não cumprimento das regras da escola, pelos professores, que deixam de cobrar de seus alunos e assim tornando o ambiente desorganizado.   Depois deste primeiro encontro com os professores e alunos o coordenador é muitas vezes solicitado a atender pais que tenham sido chamados pela coordenação ou outros que vem para solucionar/questionar assuntos relativo ao seu filho/aluno. Quase todos os dias sua presença é solicitada junto à diretora para tomar decisões em conjunto sobre os mais variados assuntos que vão desde a programação de um evento até recepção de autoridades municipais entre outras para tratar assuntos que a escola tenha algum interesse ou a comunidade.

            Nesta instituição de ensino tem o profissional articulador, que neste caso também é formado em pedagogia, que acompanha o coordenador, fica na mesma sala. Este profissional colabora com o coordenador no atendimento aos alunos e pais, pois toda vez que a autoridade do professor não é respeitada ele encaminha o aluno a sala do coordenador.  Sem aviso prévio ao coordenador visita a sala de aula, aleatoriamente, para verificar a didática do professor e como as crianças estão recebendo as instruções passadas pelo professor e qual a dinâmica que o professor esta usando. Diariamente o coordenador atende os professores, orientando individualmente e as vezes a mais de um, dependendo do assunto e área/classe de alunos de atuação do professor.Toda terça-feira, a noite,  tem o  encontro entre os professores para a formação continuada, que é orientada  pelo coordenador  que auxilia os professores para que desenvolvam e aperfeiçoes seus conhecimentos e habilidades e, para que sempre tenham em mente a busca por novas metodologias que serão aplicadas na pratica.

São feitas reuniões mensais para a discussão de assuntos pertinentes e que necessitem da participação de todo o corpo decente, além da trocas de experiências e feed back  da direção.

Diariamente, na hora do intervalo, o coordenador participa com os demais docentes, do lanche na sala dos professores, como diz ela isso é para confraternizar e também para que não seja este espaço usado para discussão e reclamações da direção. Durante este mesmo intervalo, ela fiscaliza os alunos e conta com a ajuda de funcionários para este serviço que orientados pela coordenadora observam os alunos e evitam acidentes e brigas. Sempre passa pela cozinha para ver o andamento da merenda e cobra normas de higiene. Ninguem entra sem ser convidado e sem que esteja com touca própria para ambiente que trabalhem com alimentos.

De acordo com a coordenadora, os dias são muito atribulados, mas que também existem dias em que a calmaria é uma constante, onde se podem realizar todas as tarefas previamente estipuladas. Nos dias em que nem sempre é possível completar tudo o que se tinha proposto, geralmente é por algum contratempo, de ordem administrativa, burocrática ou de indisciplina.

Conclusão

Mesmo com todas as interperies e contratempos do dia a dia o coordenador pedagógico esta sempre a disposição de seus colegas professores e também da gestão numa conciliação que agrada e envolve a todos e este cargo demanda de muito amor e dedicação pois o ser humano é sempre uma caixinha de surpresa e estamos sempre em permanente construção do conhecimento.