CONVERGÊNCIA DE MÍDIAS  

                                                                       Rosiane Pimenta[1]

O Módulo “Convergência de Mídias” tem como intuito fazer uma abordagem tecnológica e pedagógica no âmbito da técnica, dos recursos e dos serviços disponíveis nos ambientes da web e do uso pedagógico desses espaços convergentes nos processos de ensino e aprendizagem. O módulo está dividido em duas etapas.

A primeira etapa tem como objetivo desenvolver competências para reconhecer o significado da convergência das mídias, suas características e potencialidades pedagógicas; conhecer os conceitos de interatividade, autoria, cibercultura e hipermídia; explorar a convergência das mídias no desenvolvimento de um Projeto.

O Módulo continua realçando a importância da convergência das mídias, já que vivemos uma Nova Ordem Tecnológica com o rápido avanço das tecnologias da informação e da comunicação, e conceitua a Convergência tecnológica como um termo empregado em diferentes setores de atividades, tais como comunicação, computação, telecomunicações e outros, com o intuito de designar o uso de uma única infraestrutura tecnológica para fornecer acesso a informações, aplicações e serviços, os quais requeriam originalmente equipamentos, canais de comunicação, protocolos e padrões independentes.

Enfatiza a existência de uma relação direta entre a geração digital e a convergência tecnológica e as inúmeras possibilidades inerentes à convergência das mídias, como adaptação dos meios de comunicação à nova mídia digital; elaboração de leis que reduzam as barreiras que limitam o uso de novas tecnologias pelas empresas de mídias; surgimento de novos produtos e novos modelos de negócios; surgimento de empresas de comunicação de pequeno porte, com conteúdos mais alternativos, criativos e inovadores.

O presente Módulo ainda salienta a relação entre interatividade e internet e cita Arlindo Machado, que afirma que a interatividade, na era da convergência das mídias, passou a ser vista como um processo bidirecional em que emissor e receptor são, a um só tempo, leitor e autor, objeto de manipulação e sujeito que manipula (apud Thurler, 2004, p. 3).

Já a etapa II do Módulo “Convergência de Mídias”, tem como objetivo  contextualizar e conceituar Web 2.0 no cenário das convergências tecnológicas; conhecer e identificar as capacidades colaborativas dos recursos da Web 2.0; explorar recursos da Web 2.0, articulando-os ao cenário de sua prática pedagógica.

Pontua que o cenário no qual emerge a Web 2.0, tem como intuito, empreender, a partir daqui, o entendimento de como surge a Web 2.0, neste novo cenário digital, e como ela cria novas possibilidades de uso das mídias e tecnologias na Educação. Além disso, traz conceitos da nova Web, a qual pode assim denominá-la, como a rede digital que deixa de ser um simples espaço onde se disponibiliza conteúdos para se transformar em um local onde as informações são construídas a partir da participação dos usuários.

O Módulo ainda cita o papel do usuário na Web 2.0 e
e as possibilidades de seu uso na Educação, como por exemplo, o uso de blogs na educação e a escrita colaborativa com o uso de wiki, além do Podcast como recurso pedagógico. Menciona também as redes sociais como ferramentas de ensino-aprendizagem, como o Orkut, o Fotolog, dentre outros.

Por fim faz uma ressalva das características da convergência das mídias e tecnologias e das interfaces da Web 2.0. Salientando a importância delas para o projeto pedagógico da escola a fim de que sejam incorporados como integrantes da proposta de atividades de cada série, curso ou área de conhecimento. Pois, quanto mais a escola incentiva o trabalho com atividades colaborativas, pesquisa e projetos, mais a convergência tecnológica e as interfaces da Web 2.0 tornar-se-ão importantes e seu uso será relevante na escola, e nós como mediadores do conhecimento devemos estar abertos e preparados para todas essas mudanças que compõem a Educação.

Referências -  Módulo Convergência de Mídias/UESB



[1] Estudante do curso de Especialização Mídias na Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, ano de 2011.