RESUMO

O seguinte trabalho visa apresentar as principais características aplicáveis ao Controle Interno, além de mostrar conceitos básicos e fundamentais destes processos. Sabemos que, para a contabilidade, os controles internos são muito importantes, pois garantem o fiel cumprimento dos procedimentos contábeis dentro da empresa. Por isso, neste projeto, pesquisamos e analisamos artigos, leis e obras literárias que atendem as necessidades da pesquisa com a finalidade de obter entendimento sobre a matéria e a mostrar aos colegas a importância do tema estudado.

Palavras chave: CONTROLE INTERNO - PROCEDIMENTOS - CONTABILIDADE.

1-      INTRODUÇÃO

Neste trabalho é feita uma análise descritiva sobre procedimentos de controle interno. Também são abordadas leis e literaturas referentes a este tema e sua relação com o momento atual do Brasil. Sabe-se que um dos grandes desafios de qualquer empresa está relacionado aos procedimentos de controles internos, devido a sua complexidade e abrangência. Deste modo, apresenta-se aqui uma pequena parte destes processos tão importantes para o bom funcionamento de qualquer organização.

1.1-             OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Estudar as principais características dos componentes dos controles internos, trazendo definições, opiniões de autores e mostrando conceitos básicos e fundamentais destes processos.

1.2-             METODOLOGIA

O método usado para realizar este trabalho foi a pesquisa e análise de artigos, leis e obras literárias que atendem as necessidades da pesquisa com a finalidade de obter entendimento sobre a matéria.

2-      CONTROLE INTERNO

2.1 -     CONCEITO E DEFINIÇÃO DE CONTROLE

2.2.1 - OBJETIVOS DO CONTROLE INTERNO

Com frequência erros são descobertos em processos administrativos é importante observar que normas legais devem ser seguidas, também instruções normativas bem como estatutos e regimentos nesse sentido subtende-se que o controle interno tenha seu papel dentro da organização visando o acompanhamento constante de processos.

O controle interno em um cenário econômico competitivo é de grande importância visto que a organização precisará captar recursos, mas para isso a organização deverá apresentar informações contábeis, financeiras, administrativas e operacionais de forma transparente, integra e confiável havendo necessidade de acompanhamento constante em todos os setores de forma a prevenir que erros, desperdícios, fraudes e prática antieconômicas.

Também é indispensável ainda que controle interno tome medidas para proteger   ativos financeiros e físicos quanto a sua boa e regular utilização assegurando a legitimidade do passivo.

Além de criar políticas de aperfeiçoamento tendo vista a necessidade de maior eficiência e ainda sugerir a implementação de programas, projetos, atividades, sistemas e operações, visando à eficácia e a economia de recursos. E ainda trazer respaldo a aderência às diretrizes, planos, normas e procedimentos da empresa.

Portanto o controle interno tem como objetivo o acompanhamento constante de processos que venham a aprimorar o desempenho da organização e sugerir práticas que venha a direcionar rumo aos objetivos almejados.

2.2 -     FUNÇÕES DO CONTROLE INTERNO

 A função de controle interno é de acompanhar normas e monitorar procedimentos de controle que são medidas e ações estabelecidas para prevenir ou detectar os riscos inerentes ou potenciais à tempestividade, à fidedignidade e à precisão da informação contábil.

Uma dessas funções é a prevenção subtende-se que são fatos que antecedem o processamento de um ato ou um fato, para prevenir a ocorrência de omissões, inadequações e intempestividade da informação contábil.

Outras funções também complementam como:

Procedimentos de detecção são medidas que visam à identificação de erros, omissões, inadequações e intempestividade da informação contábil.

Monitoramento compreende o acompanhamento dos pressupostos do controle interno, visando assegurar a sua adequação aos objetivos, ao ambiente, aos recursos e aos riscos.

Segregação de funções separação de atribuições ou responsabilidade entre pessoas.

Sistema de autorização e aprovação é controle das operações através de métodos de aprovações, de acordo com as responsabilidades e os riscos envolvidos.

Determinação de função é a responsabilidade hierárquica definida em organograma.

Rotação de funcionários com essa função é possível prevenir fraudes e contribuir para surgimento de novas ideias.

Legislação corresponde ao processo de atualização constante visando diminuir riscos e não expor a empresa fiscais e legais. Contagem físicas independentes por períodos visando controle.

2.3 -     TIPOS DE CONTROLE INTERNO

Segundo a ENA 29 (Exposição das normas de Auditoria n°29) o controle interno de uma empresa se divide em dois grupos: controles internos contábeis e controles internos administrativos.

2.3.1 - CONTROLES CONTÁBEIS

Os controles contábeis englobam os sistemas e procedimentos, e a organização dos registros de garantias dos bens, direitos e deveres da empresa, bem como a confiabilidade dos registros contábeis. É função do controle contábil da empresa controlar os bens, direitos e informações; segregar as tarefas; autorizar, aprovar, ou rejeitar transações.

2.3.2 -  CONTROLES ADMINISTRATIVOS

Os controles administrativos se referem aos sistemas e métodos, a organização, e aos procedimentos tomados pela direção com fim ultimo de contribuir para eficácia, eficiência e efetividade da produção. Também é função do controle administrativo garantir a obediência das diretrizes, das políticas e das normas da entidade bem como instruir e auxiliar sua administração. É papel deste tipo de controle: Auxiliar nos programas de treinamento e aperfeiçoamento do pessoal, os sistemas de avaliação e desempenhos, métodos de programação e controle de atividades bem como o estudo de tempos e movimentos. Assim, o controle administrativo busca contribuir para a capacitação técnica dos funcionários e colaborar para um melhor fluxo de transações dentro da entidade.

2.4 -     CONTROLE ORGANIZACIONAL

Controle organizacional é o processo que tem por objetivo regularas atividades dentro da empresa, afim de torna-las consistentes para que se atinjam os planos metas e padrões de desempenho das atividades.

Assim, as organizações devem conhecer e aplicar três tipos de controles em sua produção: Controle preventivo, controle simultâneo e controle por feedback.

Controle preventivo: tem por objetivo identificar e prevenir desvios, ele é focado nos recursos humanos, materiais e financeiros que entram na empresa, para que assim haja uma boa qualidade das entradas e se evite futuros problemas.

Controle simultâneo: tem como objetivo monitorar as atividades continuas dos funcionários, para certificar-se de que elas estão de acordo com os padrões estipulados pela empresa. Os funcionários mesmos certificam-se de que tudo está dentro dos padrões, e se não estiver eles mesmos tomam os procedimentos adequados para a correção do problema, é um tipo de controle muito usados em estoques.

Controle por feedback: é mais focado nas saídas do produto da organização, é por meio dele que se mede a qualidade do produto final.

Para que uma empresa possa garantir qualidade total em seus produtos e serviços é de extrema importância que ela adote os três tipos de controles.

[...]